Editorial
Opinião
PCP

Na Festa, o pulsar do mundo…

A Festa do Avante! constituiu uma valiosa manifestação de solidariedade anti-imperialista. A luta dos trabalhadores e do povo português é parte integrante da luta dos trabalhadores e dos povos de todo o mundo.

 

Actual

Lobistas

Como é sabido, Durão Barroso foi presidente da Comissão Europeia durante 10 anos. Também é do...
Actual

O centro do mundo

Num artigo sugestivamente titulado de «jornalismo panegírico e a economia dos factos» Francisco Louçã...
Actual

Sanções e dominação

Merece a pena reflectir sobre o significado da política de sanções na natureza da UE. Uma entidade insuspeita, o...
Crónica Internacional

O mais importante

Em tempos de grande instabilidade e incerteza, perante a violência da ofensiva exploradora e agressiva do imperialismo e as imensas...
A talhe de foice

Pena máxima

Cumprindo o «circuito da carne assada», Passos Coelho escolheu a Freguesia de Fermentelos para borbulhar o raciocínio de...
Em Foco

Respostas urgentes

Até ao fim da próxima semana, a Fectrans/CGTP-IN está a promover um conjunto de iniciativas públicas, para afirmar que «Trabalhadores e utentes querem respostas urgentes» em defesa do serviço público de transportes. Hoje realiza-se em Lisboa um plenário nacional do pessoal da EMEF.

PCP

Manuais escolares gratuitos

O PCP propõe que no ano lectivo de 2017-2018 a gratuitidade dos manuais escolares possa abranger todos os alunos do 1.º Ciclo. A medida tem um custo para o Estado de 14 milhões de euros.

 

Prevenir novas catástrofes<br> apoiar as populações

Na sexta-feira, 9, em visita ao Funchal, o Secretário-geral do PCP contactou com as populações das localidades afectadas pelos incêndios que deflagraram em Agosto, dos quais resultaram três mortos, um ferido grave e avultados prejuízos.

Defender os baldios

A delegação do PCP, composta por dirigentes regionais e pela deputada Ana Mesquita, esteve em...

Garantir uma ampla participação militante

Arranca em breve a terceira e última fase de preparação do XX Congresso do PCP, que será marcada pela discussão em toda a organização partidária das Teses-Projecto de Resolução Política e pela eleição dos delegados.

Reentradas sicilianas

Este período do ano é intensamente marcado no plano mediático pelas designadas rentrées partidárias. Para...
Trabalhadores

CGTP-IN aprovou prioridades

O reforço da organização sindical de base e a dinamização da acção e da luta reivindicativa nas empresas e serviços são a base para concretizar as prioridades reivindicativas da CGTP-IN para 2017, aprovadas dia 7.

A floresta precisa

No dia 8, os guardas-florestais estiveram em luta. São hoje pouco mais de três centenas, mostram-se revoltados e discriminados, mas recusam a extinção da profissão, necessária à defesa da floresta.

Enfermeiros persistem na luta

Com greves e concentrações no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, ontem, e no Hospital Garcia de Orta,...

Precariedade no Porto

Cinco mil casos de trabalhadores com vínculos precários foram identificados pelas estruturas da CGTP-IN no distrito do Porto e...

Fenprof comenta colocações

A Federação Nacional dos Professores assinalou que os dados das colocações relativas à primeira Reserva...
Nacional

Tráfico de mulheres <br>e prostituição

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) realizou, no dia 8, no Museu de Chapelaria, em São João da Madeira, um debate sobre «Tráfico de Mulheres e Prostituição».

Liberalização favorece multinacionais

O Secretário-geral do PCP aceitou o convite dos profissionais do táxi e num jantar que juntou mais de 350 pessoas solidarizou-se com a luta daqueles contra o «assalto» do grande capital no sector.

PCP vai continuar a luta

PS e PSD chumbaram, no dia 9, uma proposta do PCP para criação de uma ligação marítima regular entre as ilhas de São Miguel e Santa Maria.

Mais força à CDU

No dia 1, foi apresentada, no Tribunal de Santa Cruz, a lista de candidatos da CDU ao círculo eleitoral das Flores, que é...

Reforçar a intervenção do PCP

No sábado, 10, decorreu na sede do Parlamento Regional, que se situa na Horta, Faial, uma reunião interparlamentar do PCP,...

MDM no Congresso da FDIM

Uma delegação do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai participar no XVI Congresso da Federação...
Europa

Enterrar o CETA e o TTIP

Sindicatos e movimentos sociais convocam para o próximo sábado, 17, manifestações por toda a Alemanha para exigir o fim das negociações dos acordos de livre comércio.

Ameaça populista

O partido anti-imigrantes Alternativa para a Alemanha (AfD) voltou a ganhar terreno na Baixa Saxónia, depois de ter logrado um resultado inédito uma semana antes.

Direita vence na Croácia

A União Democrática Croata (HDZ, direita) venceu as eleições legislativas, realizadas dia 11, com 36,5 por cento...
Internacional

China responsabiliza norte-americanos

A China atribui aos EUA a crescente conflituosidade na Península da Coreia e no Mar do Sul da China, realçando que a escalada belicista tem sido desencadeada pelos norte-americanos.

Sentamo-nos para nos levantarmos

Teria sido só mais uma partida de futebol americano, aquela no passado dia 26 de Agosto, que opôs os Green Bay Packers aos San...

Cuba não desiste <br>do fim do bloqueio

«Não há uma família cubana que não sofra com os efeitos do bloqueio» que os EUA mantêm apesar do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, denuncia o governo cubano.

Brasil vai parar

As seis principais centrais sindicais brasileiras convocaram para o próximo dia 22 uma paralisação nacional contra o...
Temas

Socialismo é o futuro

A revolução democrática nacional na África do Sul avançará e o país continuará a seguir uma orientação progressista. Mluleki Dlelanga, secretário nacional da Young Communist League (YCL), a organização da juventude do Partido Comunista da África do Sul (SACP), defende o reforço da unidade dos comunistas e de outras forças progressistas empenhadas no processo revolucionário.

 

Dar voz ao povo

O golpe de Estado institucional ocorrido no Brasil não visou apenas substituir o governo de Dilma Rousseff, afirma Reinaldo Carvalho, secretário de Política e Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em entrevista ao Avante! «O que está a ser instalado é um regime político, não apenas um governo. Um regime neoliberal na economia e conservador na política», assegura, defendendo a unidade das forças progressistas para defender a democracia e o progresso no país.

 

«O meu povo resiste<br>porque quer viver»

Fayed Badawi é o porta-voz oficial para a Europa da Frente Popular para a Libertação da Palestina. Em entrevista ao Avante!, sublinhou que só a unidade das forças de esquerda palestinianas e árabes e a intensificação da resistência popular poderão pôr fim à ocupação israelita e alcançar a independência da sua pátria e a emancipação do seu povo.

«Os EUA não vão deixar<br>a Ucrânia tão cedo»

Em conversa durante a Festa do Avante!, o editor-chefe do jornal do Partido Comunista da Ucrânia – ilegalizado pelas autoridades ucranianas –, Anatolii Kryvolapov, relatou ao Avante! a situação que se vive no país após o golpe de Estado de Fevereiro de 2014 e na sequência da instalação de uma junta governativa de cariz fascista no país.

Mais rendimentos

Numa altura em que a direita continua a desenvolver uma forte campanha contra a política de recuperação dos rendimentos procurando, por um lado, desvalorizá-la perante a opinião pública (a austeridade continua, diz ela) e, por outro lado, apresentá-la como geradora de crise e de incumprimento do défice, o que não deixa de ser contraditório, interessa fazer um balanço objetivo e quantificado do que isso representou para os trabalhadores portugueses. E isto até porque entre os defensores da atual solução governativa, por vezes, uns tendem a sobrevalorizar os seus efeitos e outros a esquecer e desvalorizá-los.

 

Argumentos
TVisto

Fogos: saber das raízes

Findo o previsto período de férias, o «Prós e Contras» regressou aos nossos televisores com um tema imposto...
Filme do Mês

A vida sobre a morte

O recente lançamento em DVD de O Filho de Saul (Saul fia, 2015) pela Midas Filmes é uma...
História

Marinheiros insubmissos

A história do movimento comunista está repleta de derrotas cujo exemplo e ensinamentos se...
Memória
Festa do Avante!

Convívio e competição

A 29.ª Corrida da Festa bateu todos os recordes ao congregar mais de 3000 atletas, merecendo por isso natural...
Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Soluções...

A semana em resumo

Frases

“Ainda hoje, não compreendo que [Cavaco Silva] tenha tido comigo comportamentos que...