Editorial

LUTAR PELA ALTERNATIVA

O PCP realizou no Porto nas passadas segunda e terça-feira as suas Jornadas Parlamentares, no momento em que o Partido tem em curso uma...
Opinião
Actual

O taxímetro da coerência

Na luta contra a luta do sector do táxi valeu tudo. Alguma comunicação social até descobriu, nalguns casos pela...
A talhe de foice

A luta está aí

Em nota interna, o presidente executivo do Deutsche Bank, Jonh Cryan, atribuiu a crise profunda em que mergulhou a instituição...
PCP

Defesa da soberania<br>e ruptura necessária

No discurso proferido sobre o estado da União Europeia, Jean-Claude Juncker propôs a criação de uma força de defesa comum e de um quartel-general europeu, acrescentando que tal passo deve ser observado como «um complemento à NATO» (sic) e, claro está, reforçados os orçamentos.

Crónica Internacional

Ameaças

O Chefe de Estado Maior do Exército dos EUA, Gen. Milley, ameaçou num discurso oficial: «quero ser muito claro com aqueles...
Em Foco

Apelo ao voto na CDU

Depois de já ter estado nos Açores durante a pré-campanha, o Secretário-geral do PCP regressou ao arquipélago para participar, sábado, num jantar-comício em Angra do Heroísmo.

Rumo insustentável

Os últimos quatro anos ficaram marcados por «um brutal agravamento das condições de vida dos açorianos», denuncia o programa eleitoral da CDU.

Leva a luta até ao voto

A Juventude CDU lembra, num documento que está a ser distribuído em diversas acções de campanha, que a...
PCP

<font color=0093dd>Debater, unir, construir</font>

Jerónimo de Sousa participou, no dia 4, num encontro de quadros da Organização Regional do Porto preparatório do XX Congresso do PCP. O Secretário-geral do Partido estará presente em iniciativas semelhantes em Lisboa, Beja e Setúbal.

«Feriado roubado<br>foi reconquistado!»

Inserido na acção nacional «Emprego, direitos, produção, soberania», o comício de Almada do passado dia 5, com a presença de Jerónimo de Sousa, constituiu uma pujante afirmação de luta pela soberania nacional.

Dez euros e um sinal

Aumentar dez euros em todas as pensões em 2017 é «da mais elementar justiça» e será «um sinal que vai na direcção da recuperação de rendimentos» dos reformados e pensionistas, salientou Jerónimo de Sousa, num debate em Lisboa.

Não às demolições

O PCP realizou na manhã de sábado, 8, uma tribuna pública junto ao Mercado Municipal de Olhão contra as demolições na Ria Formosa.

Combater a precariedade

O recente episódio de falha na segurança ocorrida nas chegadas do aeroporto de Lisboa nada tem a ver com os Assistentes de...

As piruetas

A máquina mediática tem reservado atenção às propostas que, na preparação do Orçamento...
Trabalhadores

Percurso para os ganhos

Para a valorização da profissão, que foi o principal conteúdo do Dia Mundial dos Professores, a Fenprof destacou a dedicação dos docentes à causa da Educação e também a resistência e a luta, que até propiciam ganhos, mesmo em tempos difíceis.

Condutores contra «escravidão»

«A Fadiga Mata», «La Fadiga Mata»: entre o português e o castelhano quase não há diferença. Nas denúncias dos condutores profissionais do transporte rodoviário de mercadorias oriundos dos dois lados da fronteira também não.

Enfermeiros em greve

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) convocou para 13 e 14 de Outubro uma paralisação nacional em defesa da reposição de rendimentos, pela aplicação das 35 horas a todos e pela contratação dos profissionais em falta nas unidades de Saúde.

Assim se vence

No dia 4, o Sitava, da Fectrans/CGTP-IN recebeu a confirmação de que a CITE emitiu parecer desfavorável relativamente a...
Assembleia da República

Mais força à luta<br>por uma vida melhor

O PCP quer ver limitado o recurso a empresas de trabalho temporário para suprir necessidades permanentes. Um diploma nesse sentido entrará por estes dias no Parlamento, apresentando-se como um contributo sério na luta contra esse flagelo que é a precariedade.

Tanto mar e tão pouco ganho...

A importância das pescas e das comunidades piscatórias no Norte do País ficou evidenciada nas Jornadas, sobretudo com a...

Baixar o preço da energia

O PCP leva ao plenário da AR no próximo dia 27 um projecto de resolução que prevê a criação de...
Nacional

Dinamizar o arrendamento

A Associação de Inquilinos Lisbonenses (AIL) apresenta ao Governo e à Assembleia da República propostas para dinamizar o mercado do arrendamento urbano.

12.º Congresso da CNOD

No sábado, 15, tem lugar, no Auditório da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, o 12.º Congresso Nacional dos...
Europa

Ofensiva anti-aborto travada

O Parlamento polaco rejeitou, dia 6, a iniciativa popular que pedia penas de prisão por interrupção da gravidez, depois de uma semana de protestos massivos contra a medida.

Escola boa<br>é publica

Milhares de estudantes protestaram, dia 7, por toda a Itália contra os cortes orçamentais e a reforma conhecida como «buona scuola», imposta pelo governo de Renzi.

A geração NEET

Quase 15 por cento dos jovens dos países da OCDE não trabalham, não estudam e não estão em...

BCE favoreceu Deutsche Bank

O banco alemão Deutsche Bank teve um tratamento especial por parte do Banco Central Europeu (BCE) nas provas de resistência...

Estado salva Alstom/Belfort

O governo francês anunciou, dia 4, uma encomenda de 21 comboios TGV e 20 locomotivas de desempanagem ao construtor Alstom, com vista a...
Internacional

Paz na Colômbia <br>é o melhor prémio

Milhares de colombianos marcharam em defesa da paz dois dias antes de o presidente do país ter ganhado o Nobel da Paz, distinção que as FARC-EP interpretam como tendo sido atribuída ao processo de paz.

Massacre no Iémen

Pelo menos 140 pessoas mortas e 525 feridas é o balanço de um bombardeamento, atribuído à Arábia Saudita, durante um funeral no Iémen, no sábado.

 

PCP no Equador

A convite do Movimento Aliança PAÍS (AP), o PCP participou no III Encontro Latino-americano Progressista (ELAP) e na V...

Rasto mortal no Haiti

A destruição provocada pelo furacão Matthew mergulhou o Haiti na pior catástrofe desde o terremoto que devastou...
Temas

«Acompanha-nos a razão<br>e a força»

Em visita oficial a diversos países que incluiu uma passagem por Portugal, o ministro do Comércio Exterior e Investimento Internacional da República Bolivariana da Venezuela falou com o Avante! sobre a situação política e económica naquele país, sublinhando a dura batalha que o povo e a direcção revolucionária estão a travar para manter o caminho do progresso social, independência e soberania nacionais.

Argumentos
Sociedade

Uma luta por direitos

As designações associadas ao grupo social da população a partir dos 65 anos referem...
TVisto

Reverter, disse ele

Um dia destes, um dos muitos sujeitos que vêm à televisão explicar o País e informar-nos de que está em...
Filme do Mês

A solidão do denunciante

Snowden (2016) é mais um capítulo na revisão crítica da história dos EUA que compõe o âmago...
Memória
Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP    ...

A semana em resumo

Frases

“Num mundo que está fora dos eixos, o papel das Nações Unidas...