Editorial

RESISTIR E AVANÇAR

O Comité Central do PCP, reunido a 31 de Outubro de 2016, procedeu à análise da situação política e...
Opinião
Actual

Prémio «Olha que dois!»

O senhor Lopes e o senhor Silva são dois dirigentes de organizações ditas respeitáveis com assento na...
Crónica Internacional

Besta negra

Qual o [verdadeiro] estado da economia dos EUA? A questão não é propriamente de somenos para os norte-americanos, nas...
A talhe de foice

O desnorte

Há dias, Maria Luís Albuquerque tremelicava êxtases a anunciar que as «previsões do Governo» para o OE...
PCP

Agora, o XX Congresso!

Quando esta edição do Avante! chegar às bancas, estaremos a menos de um mês do XX Congresso, que se realiza a 2, 3 e 4 de Dezembro no Complexo Municipal de Desportos – Cidade de Almada. Não apenas por isso, o XX Congresso constitui a grande prioridade do trabalho do Partido nestas semanas que nos separam da sua realização.

Em Foco

PCP é indispensável à mudança

O Comité Central do PCP, reunido a 31 de Outubro de 2016, procedeu à análise da situação política e do desenvolvimento da luta de massas, e apreciou aspectos da actividade, do reforço e da iniciativa política do Partido, bem como da preparação do XX Congresso.

Erguer um verdadeiro museu <br>da resistência

Mais de 600 ex-presos políticos, seus familiares, amigos e muitos democratas, aprovaram no sábado, 29 de Outubro, um apelo onde se exige que o Governo ponha fim ao projecto de concessão da Fortaleza de Peniche, que, a ser concretizado, seria mais um passo na política de fazer esquecer que o fascismo existiu, com todo o seu cortejo de crimes, e representaria um atentado à democracia, conquista inseparável da resistência do povo português à ditadura.

PCP

Energias redobradas

Avaliando as eleições de dia 16, a Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP considera que o resultado da CDU dá melhores condições para «continuar a luta por um projecto de futuro» para o arquipélago.

Medidas urgentes para a saúde

O PCP exige «medidas urgentes» para inverter a degradação do Serviço Nacional de Saúde em Vila Real, distrito onde a prestação de cuidados aos utentes «está doente».
Trabalhadores

OE tem de responder

Vinte e oito ORT dos transportes contestam hoje, frente à Assembleia da República (AR), medidas do Orçamento do Estado para 2017 (OE) que, dizem, agrava a situação negativa nas empresas públicas do sector.

Dia 18 há manifestação

Melhoria dos salários e descongelamento das carreiras são as reivindicações centrais para o protesto convocado pela Frente Comum para sexta-feira, 18 de Novembro.

Greves param Amarsul, Valnor e Resiestrela

Na Península de Setúbal e nos distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre, os trabalhadores das empresas do grupo EGF paralisaram, segunda-feira, 31 de Outubro, pela valorização da massa remuneratória e o cumprimento dos seus direitos.

Feriado da luta

O 1 de Novembro «é um dos quatro feriados que os trabalhadores recuperaram depois de uma luta intensa contra o esbulho...

Milhões de casino

A Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo...

Igualdade

A União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB/CGTP-IN) promoveu, dia 14 de Outubro, a 4.ª Conferência Distrital para a...
Assembleia da República

Reduzir preços<br>e melhorar oferta

O PCP defende a adopção urgente de medidas que travem a degradação em curso nos transportes públicos. Só assim, garante, será invertida a tendência de afastamento dos utentes originada pelo brutal aumento dos preços e pela deterioração da qualidade do serviço prestado.

Por limites justos e adequados

O Parlamento aprovou, com os votos contra de PS e PAN e os votos favoráveis das restantes bancadas, o projecto de lei do PCP que reduz o financiamento público aos partidos políticos e às campanhas eleitorais.

Aprovado diploma do PCP

Obteve a aprovação do Parlamento o projecto de resolução do PCP com medidas para a diminuição dos...

PCP não desiste da proposta

Faz hoje oito dias, 27, foi chumbado no Parlamento por PS, PSD e CDS, com o BE a abster-se, os projectos de lei do PCP visando a...
Nacional

Estradas perigosas

Utentes do Litoral Alentejano manifestaram-se, dia 27, em Lisboa, contra as condições da A26-1 e do IC1, exigindo o início das obras prometidas pelo Governo.

Taxistas interrogam PGR

A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) enviou um ofício à Procuradoria Geral da República (PRG) para apurar quais as consequências do processo que o Ministério Público iniciou para investigar a actividade da Uber.

Falta energia na Nazaré

A problemática em volta da MD Plástics continua a dar que falar na Nazaré, quando a fábrica de artigos de...
Europa

Milhares contestam<br>investidura do PP

O conservador Mariano Rajoy do Partido Popular conseguiu ser investido como presidente do governo de Espanha, com 170 votos a favor, 11 contra e 68 abstenções.

Mau para Portugal

O Parlamento Europeu aprovou, dia 26, a proposta de Orçamento da União Europeia para 2017, cujas orientações não respondem aos problemas da UE.

Novo ataque à soberania

O Parlamento Europeu aprovou, dia 25, um relatório que visa condicionar o conceito de democracia, prevendo sanções...

Da subserviência e da coerência

Na passada semana, o Parlamento Europeu aprovou um muito perigoso relatório de iniciativa, leia-se uma proposta do PE ao Conselho e...
Internacional

Diálogo à mesa

A mesa de diálogo entre o governo venezuelano e a auto denominada Mesa da Unidade Democrática (MUD) começou a funcionar esta segunda-feira, 31 de Outubro, no Museu Alejandro Otero, em Caracas.

PEC do Fim do Mundo

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 241) que limita por 20 anos o orçamento do Brasil ao aumento da inflação foi aprovada, dia 25, na Câmara dos Deputados, sob forte contestação popular.

Argumentos
TVisto

A televisão beligerante

Há dois ou três dias, a televisão trouxe-nos notícias das eleições na Moldávia não se...
Memória
Aconteceu

Dylan aceita o Nobel

O cantor Bob Dylan quebrou o silêncio e anunciou, dia 28, em entrevista ao jornal britânico Daily Telegraph, que vai viajar para...

Siza Vieira na Itália

Duas exposições e debates sobre a obra do arquitecto Álvaro Siza Vieira integraram uma homenagem que o Museu Nacional das...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Emprego . Direitos...

A semana em resumo

Frases

“Se tivesse de apostar, diria que [o OE2017] passava [em Bruxelas], mas não...