Editorial

INTERVIR PARA AVANÇAR

O Governo apresentou na semana passada na AR a sua proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2018. Procedendo à...
Opinião
PCP

A prostituição não é opção, é exploração

A prostituição é uma expressão extrema de exploração e violência, um grave atentado aos mais elementares direitos e à dignidade das pessoas prostituídas. Não é uma opção nem para as mulheres prostituídas, escravizadas nas redes criminosas internacionais de proxenetismo, nem para as que são aprisionadas por outras formas de exploração por parte do proxenetismo.

Crónica Internacional

A UNESCO e o imperialismo

A administração dos EUA e o governo israelita anunciaram a sua retirada da Organização das Nações...
A talhe de foice

Nem nem

Basta a análise de Maria Luís Albuquerque ao novo Orçamento do Estado para se ver que o «passismo»...
Actual

Bandalheiras

Com o antecipado pedido de desculpas pelo vernáculo que dá mote ao texto, aqui se esclarece que o seu uso decorre da mera...
Actual

Todos ao mesmo tempo

Um dos males deste país é os portugueses terem a mania de fazerem tudo ao mesmo tempo. Vão ao médico ao mesmo...
Actual

De novo

De novo, nada. Nem as mortes, nem a destruição, nem as árvores chamuscadas, nem o negro que cobre serras e vales, nem...
Em Foco

Orçamento limitado exige intervenção

ACTUALIDADE O Orçamento do Estado para 2018, da responsabilidade do Governo PS, embora acolhendo elementos positivos que prosseguem o caminho de defesa, reposição e conquista de direitos e rendimentos marcados pela luta, persistência e propostas do PCP, está ainda longe de corresponder à resposta que a situação do povo e do País reclama e não ilude as opções do PS de submeter Portugal e os portugueses a condicionamentos externos e os seus compromissos com o grande capital. Estas foram ideias-chave transmitidas por João Oliveira e Jerónimo de Sousa após uma primeira apreciação à proposta.
PCP
Trabalhadores

Descontentamento cresce para a greve

LUTA Sem aumentos salariais desde 2009, na mesma posição remuneratória desde 2005, persistindo a falta de pessoal e a precariedade, os trabalhadores de todos os sectores da Administração Pública vão fazer greve dia 27.

Aniversário da CGTP-IN

Os 47 anos da fundação da Intersindical foram celebrados no dia 13, na Casa Sindical do Porto. A iniciativa da União...
Assembleia da República

OE/2018 entregue na AR

«Faremos a apreciação do Orçamento do Estado para 2018 em toda a sua extensão, com todas as suas...
Nacional

Um quarto da população em risco de pobreza e exclusão

CAUSAS Até domingo, 22, o Movimento Erradicar a Pobreza está a promover um conjunto de iniciativas, de Norte a Sul do País, passando pela Região Autónoma da Madeira, alertando para as causas da pobreza e a necessidade de as combater.

Prostituição em debate

Amanhã, 20, realiza-se no VIP Executive Zurique Hotel (Entrecampos, Lisboa), entre as 14 e as 18 horas, o seminário...

SeixalJazz começa hoje

Este ano, o SeixalJazz decorre – de hoje, 19, a 28 de Outubro – em dois espaços distintos: o Auditório do...
Europa

Igualdade avança na UE a passo de caracol

DISCRIMINAÇÃO A igualdade entre homens e mulheres registou alguns avanços na última década, mas o progresso é muito lento, havendo casos em que as desigualdades se agravaram.

Internacional

Venezuela bolivariana vence eleições regionais

VITÓRIA A Revolução Bolivariana obteve uma maioria clara nas eleições regionais de domingo, 15. Os chavistas ganharam em 17 estados, de um total de 23, reconquistando três estados à oposição.

Trump ameaça abandonar acordo nuclear com o Irão

AMEAÇA O presidente Donald Trump garante que os EUA poderão retirar-se do acordo nuclear assinado com o Irão em 2015 por seis países. Teerão não se intimida e promete uma «resposta adequada».

Temas

Alexandre Cabral – itinerário de um resistente

LITERATURA Cumpre-se este mês, neste soalheiro Outono, o centenário de nascimento do escritor e ensaísta Alexandre Cabral, pseudónimo literário de José dos Santos Cabral. O autor nasceu em Lisboa em Outubro de 1917, falecendo em 1996. Viveu grande parte desse tempo pleno no Bairro de S. Miguel, freguesia de Alvalade.

A pobreza não é uma fatalidade

DIREITOS HUMANOS 17 de Outubro é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, assim considerado e reconhecido pelas Nações Unidas desde 1992.Desde então, todos os anos um pouco por todo o mundo associações, instituições e poder político ao mais alto nível mostram interesse pelo tema e apresentam relatórios, organizam reflexões e sempre em termos gerais manifestam preocupações e apontam a necessidade de tomar medidas de combate à pobreza.

As autárquicas, o PCP e a RTP

MEDIA Com louvável sentido de oportunidade, o Provedor do Telespectador, Jorge Wemans (JW), dedicou o seu programa Voz do Cidadão a seguir às eleições autárquicas à forma como a campanha foi coberta pela RTP1.

Argumentos
TVisto

A armadilha

Como se sabe e a televisão abundantemente informou com imagens, no passado fim-de-semana esteve grande parte do País, digamos...
Cinema

A Fábrica de Tudo

O passado recente em Portugal, o período da troika e do governo PSD/CDS-PP, o tempo de uma vida penosa...
Memória
Aconteceu

Carga fiscal aumentou em 2017

No relatório que acompanha a proposta de OE2018, entregue ao parlamento, dia 13, o Governo estima que a carga fiscal tenha aumentado de...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Sábado - 28 de Outubro...

A semana em resumo

Frases

“Se a Catalunha se tornar independente, outros fariam o mesmo e isso não me...