PCP
É com a luta e o reforço do PCP que lá vamos!
Crónica Internacional
75 anos de crimes e promessas adiadas
A talhe de foice
Sem disfarce
Actual
Cowboiadas
Actual
Não podemos ignorar
Actual
«Inteligência artificial»
Solidariedade é semente de um mundo mais justo
A solidariedade aos povos que enfrentam guerras, ocupações, bloqueios, sanções e ingerências do imperialismo e lutam pela paz, a autodeterminação e o direito ao desenvolvimento soberano é uma questão decisiva para as forças progressistas, pois é também com ela que se forja o mundo mais justo e pacífico pelo qual se batem. A América Latina e a Palestina estiveram em destaque nos últimos dias.
Os direitos da juventude são bandeiras da luta que continua
A juventude é, desde há anos, um alvo privilegiado da ofensiva do grande capital, levada a cabo pelas forças políticas ao seu serviço: os baixos salários, a precariedade, a elitização do ensino e os ataques à escola pública, os crescentes obstáculos ao direito à habitação, à cultura e ao desporto, a falta de transportes públicos, são apenas alguns dos mais graves problemas que a afecta.
Mas nada disto é inevitável, como bem sabem os jovens comunistas, que todos os dias lutam com a juventude pela concretização das suas profundas aspirações.
O direito à Saúde defende-se sábado na Marcha Nacional
Artigo de acesso livre
Defender o direito à Saúde tendo no SNS o instrumento da sua concretização, como consagra a Constituição, é a consigna de uma marcha nacional descentralizada que ocorre sábado, 20, no Porto, em Coimbra e Lisboa.
«Mais Força aos Trabalhadores»: iniciativa de encerramento é já no dia 27
Viver (e fazer) a Festa do Avante!
Atletas, artistas plásticos e jovens músicos são alguns dos que têm a oportunidade de participar na Festa do Avante! fazendo aquilo que melhor sabem. As inscrições para a Bienal de Artes Plásticas e a Corrida estão abertas e o concurso de Bandas Novos Valores entra agora na fase das finais.
Campanha da sardinha inicia-se com os problemas do passado
O período de captura da sardinha abriu sem que as medidas reclamadas pelos pescadores tenham sido atendidas, nota o PCP, que acusa o Governo de se limitar a despachar o início da faina.
«Escândalo é desesperar pelo dia de receber»
Quem põe o País a funcionar, quem cria riqueza, tem de ser valorizado, insistiu Paulo Raimundo em Alcácer do Sal, onde salientou, ainda, que escândalo é empobrecer a trabalhar enquanto os grupos económicos acumulam lucros crescentes.
Investir na democratização do desporto
Abril assinalado no Reino Unido
Delegação do PCP visita a China
CGTP-IN pelo alargamento da luta marca nova jornada a 28 de Junho
O Conselho Nacional da CGTP-IN valorizou todas as lutas em curso e apelou à sua generalização e intensificação, nos sectores e locais de trabalho e em acções convergentes, por aumentos salariais.
Manifestação exigiu estabilidade na ciência
Mais de mil trabalhadores científicos manifestaram-se anteontem, 16, em Lisboa, exigindo do Governo uma resposta «efectiva e imediata» que ponha fim à precarização dos vínculos laborais naquele que é um sector estratégico para o País.
Com caravana ao longo da EN2 professores mantêm a luta
Após as greves de âmbito distrital, que terminaram em Lisboa, no dia 12, as organizações sindicais de docentes vão organizar uma «caravana dos professores», na EN2, partindo dia 22 de Chaves para Faro.
Luta por valorização e pelo SNS marcou Dia do Enfermeiro
Com uma greve e uma concentração junto do Ministério da Saúde, em Lisboa, o SEP/CGTP-IN assinalou o Dia Internacional do Enfermeiro, 12 de Maio, exigindo soluções para problemas da classe e do SNS.
Misericórdias devem aplicar direitos e salários das IPSS
Trabalhadores de santas casas de Misericórdia e da União das Misericórdias Portuguesas manifestaram-se em Lisboa, para exigir a aplicação das normas de contratação colectiva das IPSS, como é de lei.
Intervenção sindical dá frutos
Contra precariedade no MAAT
Exigido aumento salarial intercalar no Grupo Altice
Grande greve na Valorsul
Contra Lock-out na R. Piairo
Grandes Opções 2023-2026 vão em sentido contrário às respostas de que o País precisa
O PCP considera que as Grandes Opções 2023-2026 não dão a resposta necessária para resolver os problemas do País, criticando o Governo por continuar a sacrificar o investimento público em nome do défice e da dívida pública.
Falta de investimento nos blocos operatórios do SNS agrava dificuldades no acesso à saúde
Face ao insuficiente número de salas operatórias para responder às necessidades da população, e na tentativa de reduzir as longas lista de espera para cirurgias, médicos do SNS estão a ser forçados a operar em unidades particulares.
Razões para o não à legalização da eutanásia
Exploração grassa nos centros de contacto
PS recusa reduzir preço do seguro automóvel
Jornada nacional de luta contra o aumento do custo de vida
«Os Mesmos de Sempre a Pagar» vão sair à rua no dia 3 de Junho, um pouco por todo o País, contra o aumento do custo de vida. Em Lisboa tem lugar um desfile entre a Praça da Figueira e o Largo do Intendente, às 15h00.
Porto e Lisboa em defesa da paz
Porto e Lisboa voltam a ser palco de acções em defesa de políticas de paz, soberania, solidariedade, cooperação e amizade entre todos os povos. Exige-se que o Governo cumpra os princípios da Constituição da República.
Caos e insegurança na Linha Verde do Metropolitano
MUSP reclama nova ponte na Chamusca
CPCCRD assinala Dia Nacional das Colectividades
AMRS
PCP denuncia propostas para «reforma da governação económica da UE»
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu consideram que após anos de promessas de «flexibilização» do Pacto de Estabilidade e das regras inerentes à «governação económica da União Europeia», as propostas agora apresentadas adicionam novos e mais pesados constrangimentos à acção de Estados como Portugal.
Ferroviários em luta na Alemanha e Reino Unido
Trabalhadores ferroviários na Alemanha e no Reino Unido prosseguem as suas acções de luta, incluindo greves, por aumentos salariais que compensem a inflação.
E sobre Portugal e os portugueses disse... nada
Multiplicam-se ataques israelitas na Cisjordânia e Faixa de Gaza
Artigo de acesso livre
Perante o silêncio da autodenominada comunidade internacional, tropas israelitas prosseguem, com toda a impunidade, ataques contra populações da Palestina ocupada, tanto na Cisjordânia como na faixa de Gaza. Cresce o número de mortos, feridos e presos palestinianos vítimas dos ocupantes israelitas.
Eleições em Timor-Leste: Fretilin «muito confiante»
Em Timor-Leste, realizam-se no domingo, 21, as quintas eleições legislativas desde a independência. Mais de 890 mil eleitores vão escolher os 65 deputados do parlamento nacional. A Fretilin, que integra o actual governo, espera reforçar posições.