A talhe de foice
Neta 129
PCP
Transformar ataques do capital num estímulo à acção quotidiana
A nova fase da vida política nacional coincide com a intensificação da ofensiva política e ideológica do capital contra o PCP.
Actual
Ao ritmo de um Maserati
Actual
A «vendetta» do Big Brother
Actual
Aprender com os desastres
Crónica Internacional
Não baixar a guarda
O que mudou com as alterações no recenseamento e nas leis eleitorais
ELEIÇÕES O Regime Jurídico do Recenseamento Eleitoral (Lei n.º 13/99), modificado pela Lei n.º 47/2018, de 13 de Agosto, alterou a organização dos cadernos de recenseamento e o recenseamento dos portugueses residentes no estrangeiro.
Afirmar os valores de Abril nas comemorações do 45.º aniversário
CELEBRAÇÃO A festa da Revolução, na noite de hoje e durante o dia de amanhã, por todo o País, mostra como os grandes valores de Abril têm fundas raízes na sociedade e norteiam a construção do futuro.
Defender o povo e o País
O PCP apresentou no dia 12 de Abril a sua Declaração Programática às eleições para o Parlamento Europeu. Nela são esmiuçados os conteúdos essenciais das propostas que os comunistas defendem para um Portugal com futuro numa Europa de cooperação, de progresso e de paz. Das linhas gerais desses eixos que presidirão à acção dos deputados do PCP eleitos pela CDU no Parlamento Europeu, e que representam para si um inviolável compromisso com os trabalhadores e o povo, damos testemunho neste caderno especial. Com a consciência do difícil que é, em tão pouco espaço, conseguir reflectir na plenitude toda a riqueza do documento.
CDU é a força da esperança e da confiança por um Portugal de progresso
CAMPANHA Os candidatos da Coligação PCP-PEV às eleições para o Parlamento Europeu (PE), com uma dedicação sem limites, estão a protagonizar, em todo o País e nas comunidades emigrantes, uma grande, combativa e esclarecedora campanha eleitoral de massas. São gente que nunca vira a cara à luta, que não se resigna e que não desiste, porque «Avançar é preciso!».
Quanto mais força tiver a CDU mais força tem o povo para avançar
ELEIÇÕES O reforço da CDU é o mais sólido contributo para que avance a luta dos trabalhadores por um País de progresso numa Europa dos povos, concluiu, anteontem, João Ferreira na jornada de pré-campanha no distrito Santarém.
Apoiamos a candidatura da CDU
Lutar pelo desenvolvimento do Alentejo
PROPOSTAS A Direcção Regional do Alentejo (DRA) do PCP, reunida a 16 de Abril, reclama a elaboração de um Programa de Infra-estruturas Públicas para responder às necessidades da região.
Trabalhadores da Justiça
PCP reúne com politécnicos
Avante! sai a 3 de Maio
Lutas por melhores salários fazem um 1.º de Maio maior
UNIDADE Momento de convergência de reivindicações e lutas de empresas e sectores, o 1.º de Maio dará mais força para prosseguir o combate por cada uma delas e também pelas aspirações comuns.
Trabalhadores concentram-se hoje frente à EDP
REIVINDICAÇÃO Trabalhadores exigem clara melhoria das condições de progressão nas carreiras e nas remunerações, bem como uma negociação «séria e rápida» das matérias constantes do Acordo Colectivo de Trabalho (ACT).
Para trás não!
Greves nas indústrias
Protesto nos hotéis da Avenida
Maio de luta no Auchan e Pingo Doce
Sindicatos da Frente Comum mobilizam para dia 10
Desconfiança sobre a Segurança Social é operação para favorecer negócios privados
PENSÕES Jerónimo de Sousa classificou de puras «manobras» as posições que têm vindo a lume sobre a sustentabilidade da Segurança Social, sublinhando que se está perante «falsidades» que a realidade desmente.
Aprovado diploma do PCP por melhor serviço público na Transtejo e na Soflusa
MOBILIDADE O Parlamento aprovou, dia 12, um projecto de resolução do PCP pugnando pela qualificação e promoção do serviço público de transporte fluvial.
Tratado Orçamental é entrave aos direitos laborais e sociais e ao desenvolvimento do País
Solidariedade com os presos políticos palestinianos
CDU quer concretizar a mudança em Castro Marim
INTERCALARES «É tempo de perder o medo, de lutar pelo que entendemos ser de todos», afirmou Nuno Osório, primeiro candidato da CDU às eleições intercalares para a Câmara Municipal (CM) de Castro Marim.
Não podemos deixar cair no esquecimento a crise de 1969
CRISE ACADÉMICA A intolerância e a brutal repressão que se abateram sobre os estudantes de Coimbra com a PIDE, a GNR e a Polícia de Choque puseram a nu a real natureza de então sistema de opressão.
FMJD reforça-se na Venezuela
Pequenos produtores, reunidos em Coimbra, dão prazo ao Governo
Zelenski venceu eleição presidencial na Ucrânia
ELEIÇÕES Vladímir Zelenski ganhou com vantagem esmagadora a eleição presidencial na Ucrânia, obtendo 73% dos votos, contra 25% do seu adversário, o presidente cessante Piotro Poroshenko.
Julien Assange preso em Londres sem direito a receber advogados
Entre a gorjeta e a caridade
Manifestantes no Sudão exigem governo democrático
LUTA As forças políticas que organizaram as manifestações populares no Sudão, forçando a queda de Omar al-Bashir, exigem aos militares que abandonem o poder. E lutam pela criação de um governo civil democrático.
Cuba e Venezuela alcançarão novas vitórias face aos EUA
UNIDADE Cuba e Venezuela estão juntas na luta contra as ingerências norte-americanos que visam minar a paz e atacar os seus processos revolucionários, reafirmaram os presidentes dos dois países.
China acolhe importante fórum sobre cooperação internacional
Combates às portas de Trípoli agravam situação na Líbia
Parar d(e) comprar
Na defesa da paz os povos têm a última palavra
PAZ O primeiro Congresso Mundial dos Partidários da Paz, realizado em Paris e Praga entre 20 e 26 de Abril de 1949, foi um momento alto da construção do movimento da paz unitário, democrático, antifascista e anti-imperialista nascido após a Segunda Guerra Mundial. Contribuiu decisivamente para opor uma poderosa barreira às pretensões mais agressivas do imperialismo, forçando-o a recuar.