Editorial

AS MENSAGENS DA HIPOCRISIA

À «mensagem de Natal» do primeiro-ministro – a que aqui aludimos há uma semana - seguiu-se a «mensagem...
Opinião
A talhe de foice

Os censos

O XV recenseamento geral da população portuguesa e o V recenseamento geral da habitação, vulgo Censos 2011, vai...
PCP

A consumação de um roubo

Os últimos dias do mês de Dezembro confirmaram aquilo que a política de submissão aos interesses do grande capital por parte do Governo PS já deixava adivinhar – o acordo para o aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) para 500 euros em 2011 (e que envolve o objectivo de 600 euros em 2013) foi rompido, roubando assim 15 euros no valor do salário de mais de 557 mil trabalhadores abrangidos pelo SMN.

 

Actual

As coisas que eles inventam!...

Como é hábito, a Time elegeu aquilo que designa por «Personalidade do Ano» - com direito a fotografia na capa da...
Actual

<i>Big Brother</i>

O Diário de Notícias trouxe no domingo na primeira página uma notícia inquietante: «Governo cede dados dos...
Actual

Gato escondido...

Acabo de ler num rodapé de telejornal que «dirigentes do PS e BE cruzam-se nos comícios de Manuel Alegre, excepto...
Crónica Internacional

Em memória de Patrice Lumumba

No plano mundial 2011 será, tudo o indica, um ano de grandes lutas populares e anti-imperialistas. Portugal, embora numa...
Em Foco

Portugal está a saque

O novo ano chegou e com ele uma das mais violentas vagas de aumentos de preços de que há memória, ao mesmo tempo que os salários, as pensões e os apoios sociais são congelados e reduzidos. Perante tais injustiças, o Secretário-geral do PCP prevê a intensificação do protesto e da luta.

 

Presidenciais 2011

Cortar com a subserviência<br>Afirmar um Portugal independente

Assinalando os 25 anos da adesão de Portugal à CEE/UE, através de uma declaração proferida no primeiro dia do ano, Francisco Lopes lembrou que a adesão ao Mercado Comum e à União Económica e Monetária impôs ao País graves limitações da sua soberania, amarrando-o a orientações impostas do exterior.

Inverter as prioridades

As Forças Armadas portuguesas devem estar ao serviço da Defesa Nacional e não dos interesses das grandes potências da NATO e da União Europeia, reafirmou Francisco Lopes numa declaração proferida na segunda-feira.

Apostar na produção

De passagem pelos distritos de Portalegre e Coimbra, respectivamente no domingo e na segunda-feira, Francisco Lopes defendeu a aposta nos sectores produtivos como solução para os problemas que o País enfrenta.

Reabrir o ramal da Lousã

Francisco Lopes esteve no passado dia 30 no distrito de Coimbra a participar numa iniciativa promovida pelo Partido Ecologista «Os...

Viseu

Francisco Lopes esteve em Viseu no final da tarde de dia 29 a participar numa acção de contacto com...
PCP

Reflexão e prática

Uma entrevista com Francisco Lopes e a celebração dos 90 anos do Partido são os principais destaques da edição de Janeiro/Fevereiro de O Militante, que já está à venda.

Justa homenagem

Faleceu no dia 1 de Janeiro, aos 80 anos, o camarada Arnaldo Mesquita, membro do Sector Intelectual da...

Projecto prioritário

Quatro anos depois do prazo estabelecido, foi entregue à Marinha, no dia 30, o primeiro de oito navios patrulha pelos Estaleiros Navais...
Trabalhadores

Nacionalizem esta dívida!

O Governo admite colocar mais 500 milhões de euros no buraco financeiro do BPN, mas nada faz para que os trabalhadores das empresas encerradas ou falidas recebam os seus créditos.

Votar pela ruptura

A CGTP-IN exorta os trabalhadores a participar nas eleições de 23 de Janeiro, associando o voto ao sentido da luta, para eleger um Presidente da República (PR) que se bata por uma efectiva mudança de rumo do País.

Ginástica no desemprego

Enquanto o IEFP não explica por que anulou a inscrição de mais de 540 mil desempregados, em onze meses de 2010, o INE decidiu inviabilizar a comparação directa dos dados de 2011.

Noite curta na escola

A Fenprof condena a alteração das regras do serviço nocturno a meio do ano lectivo e acusa o ME de querer impor uma medida que apenas visa dispensar professores.

Luta convergente

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações decidiu promover ontem uma...
Assembleia da República

Serviços mais caros e piores

Um verdadeiro acto «criminoso do ponto de vista social e mesmo em termos económicos», assim classifica o PCP o aumento do preços nos transportes.

Há respostas que urgem

O PCP considera que o Governo deve esclarecimentos relativos ao BPN, designadamente quanto a saber «quando e como» é que...

Desemprego e pobreza

O deputado comunista Jorge Machado considerou que o distrito do Porto detém o título de «campeão nacional de...

O lucro em nome do ambiente

Foram aprovados na generalidade os projectos de lei do PS e do PSD relativos aos sacos de plástico, visando reduzir a sua...
Nacional

Ataque aos desempregados e pensionistas

Os desempregados e pensionistas com rendimentos acima do salário mínimo nacional já começaram a pagar as taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde. Uma medida implementada a partir do dia 1 de Janeiro que reformula ainda os critérios de acesso ao regime especial de comparticipação de medicamentos.

Almada luta pela água

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada (SMAS) assinalam este ano seis décadas de actividade com um...
Europa

Crimes macabros ocultados pelo Ocidente

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa irá debater, no próximo dia 25, um relatório que implica directamente o primeiro-ministro do Kosovo, Hashim Thaçi, na extracção e tráfico de órgãos humanos.

Grevistas perseguidos

A procuradoria de Madrid apresentou uma queixa por «sedição» contra os controladores dos aeroportos de Barajas e Torrejón de Ardoz que não compareceram ao trabalho nos dias 3 e 4 de Dezembro.

Pobreza aumenta no Reino Unido

Um recente estudo publicado no Reino Unido calcula que até 2014 haverá no país mais 900 mil pessoas a viver na pobreza...
Internacional

Recorde de baixas militares e civis

O ano de 2010 foi o mais mortífero para os ocupantes desde a invasão do Afeganistão. Aos militares mortos, acrescem milhares de vítimas civis da guerra imperialista.

Números do sistema ignóbil

A concentração da riqueza mundial disparou na última década. De acordo com um relatório publicado pelo...

Desemprego gera protestos

Três pessoas morreram durante os protestos que ocorreram em várias cidades tunisinas na última quinzena de Dezembro. Tudo...

Bancos em risco

Pelo menos uma centena de instituições financeiras norte-americanas encontra-se em risco de falência imediato, afirma o...

RPD da Coreia faz votos de paz

A República Popular Democrática da Coreia saudou a entrada do novo ano manifestando o desejo de que 2011 traga o desanuviamento...
Temas

Desenvolvimento da luta revolucionária<br>e a construção da alternativa

Ao ter lugar pela primeira vez no continente africano e na África do Sul, o Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários completa uma importante fase que, em poucos anos, nos levou da Europa aos territórios da ex-União Soviética, à América Latina, ao Médio Oriente (com o Encontro extraordinário), à Ásia e agora a África.

Foi, na nossa opinião, um período em que o nosso Encontro se fortaleceu, alargou e ganhou importância política e visibilidade. Um período em que vários partidos se envolveram e se responsabilizaram pelo sucesso dos Encontros Internacionais e durante o qual se registaram passos positivos – apesar de insuficientes – no trabalho colectivo da sua preparação e na aferição colectiva das suas principais conclusões.

Ressuscitando o que nunca morreu:<br>«duas velocidades» e «núcleo super - integrado periferia»

Na chamada «construção europeia», não me parece possível (ou sério…) tratar das suas actuais tendências sem recuar pelo menos até à década de 70, ao desmantelamento do «sistema monetário» capitalista, criado no pós-guerra e às tentativas de o compensar com mecanismos ou um sistema regionais, como resultaria do relatório Werner (que, anterior ao alargamento de 6 para 9, apontava para uma UEM e para uma moeda única até 1980!), iniciativa que se viria a reduzir a um «sistema monetário europeu» minimalista, que se juntava a um Fundo Europeu de Cooperação Monetária, de 1972, logo depois da decisão de Nixon, de Agosto de 1971, de tornar inconvertível o dólar, e assim fazer desmoronar o que vinha de Bretton-Woods (acordo de 1944 entre 45 países).

Um completo falhanço

O ano de 2010 foi declarado como o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Paradoxalmente nunca houve um contraste tão gritante entre objectivos enunciados e acções concretas, nem foi tão forte a contradição entre políticas económicas e políticas sociais.

Nenhum objectivo foi alcançado e no contexto da crise económica internacional emerge uma UE menos solidária; uma UE onde regressou em força a ortodoxia económica, que submete o social ao económico, ao mercado, à competitividade; uma UE que reforça os constrangimentos do Pacto de Estabilidade e de Crescimento; uma UE com mais pobreza, mais exclusão social, mais desemprego e mais desigual.

Argumentos
Pontos Cardeais

Rasuras

Segundo os jornais, o processo Face Oculta, cuja instrução se inicia esta semana, chegou à Comarca do Baixo Vouga e ao...
TVisto

O regresso dos maus intérpretes

Os últimos dias de 2010 não foram propícios ao senhor professor Cavaco Silva: foram tempo de debates na televisão...
Religiões

Agir e preparar a acção – II

Fala-se repetidamente em solidariedade no abstracto, sem se referir como ou porquê devemos ser solidários. E quando o não...
Aconteceu

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Hoje, 6   Seixal 10h00,...

A semana em resumo

Frases

«O “sensato” conselho de Cavaco Silva para comermos e calarmos de modo a que...