Editorial
Opinião
Actual

Sem desculpa

Tamanho é o arraial criminal-mediático de figurões dos partidos da política de direita e tão grande o...
Actual

O senhor que se segue

A novela em torno da disputa interna no PS encaminha-se aparentemente para o fim. Ao longo destes meses, assistimos a uma...
Actual

O bife e a salsicha

Ainda está viva – dá mesmo vontade de dizer em carne viva, apesar da expressão poder ser interpretada como um...
PCP

Verdade e alternativa

A bipolarização de dois partidos – PS e PSD – rivais no exercício do poder, mas que realizam no essencial a mesma política, é em si mesma geradora de permanente mentira por qualquer um deles. Porque, para justificar a luta pelo poder, inventam divergências que não existem.

Crónica Internacional

<i>“Caos Controlado”</i>

Quando no passado fim-de-semana se assinalava o Dia Internacional da Paz caças franceses bombardeavam território iraquiano dando...
A talhe de foice

Os 150 mil

A revista Sábado surgiu com a notícia de que decorriam investigações no Ministério Público sobre uma...
Em Foco

Cresce a luta pelos direitos

A CGTP-IN exige a reposição efectiva do poder de compra do salário mínimo. A Frente Comum não abdica da negociação antes da discussão do OE para 2015. O STAL marcou protesto pela publicação dos ACEP.

A Força do Povo, por um Portugal<br>com futuro

«A Força do Povo, por um Portugal com futuro – uma política patriótica e de esquerda» é o lema da acção nacional que o PCP lança este mês de Setembro e que culminará, nesta sua primeira fase, em Dezembro, com o objectivo de debater de forma integrada os eixos nucleares da política patriótica e de esquerda que o Partido apresenta ao povo português, a todos os democratas e patriotas genuinamente empenhados na ruptura com a política de direita e a construção de um Portugal com futuro.

 

PCP

O Partido de todos os combates

À semelhança do que sucedeu nos duros anos da resistência antifascista e nos empolgantes tempos da Reforma Agrária, também hoje é com o Partido Comunista Português que os trabalhadores e o povo do distrito de Évora contam na sua luta pelo progresso, o bem-estar e a justiça social. Isto ficou uma vez mais evidente na 8.ª Assembleia da Organização Regional de Évora do PCP, realizada no domingo, 21, onde se aprovou um conjunto de propostas para o desenvolvimento do distrito. 

Tempo de duras lutas

A encerrar os trabalhos da 8.ª Assembleia da Organização Regional de Évora do PCP,...

Uma porta sempre aberta ao povo

Em Junho de 1974 era notícia no Avante! a inauguração do Centro de Trabalho (CT) do PCP na cidade de Viseu, na Rua 21 de Agosto, nº 1, 1.º. Foi um dos dez primeiros a ser aberto no País. Hoje é notícia a inauguração do novo CT, com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do Partido.

Avante! com a campanha

Anunciada na abertura da Festa do Avante! pelo Secretário-geral do Partido, a campanha nacional de fundos para a compra da Quinta do...
Trabalhadores

Não bastam desculpas!

Depois de ter dito que não havia erros no processo da bolsa de contratação de escola, no dia 18 o ministro da Educação reconheceu a sua existência e pediu desculpas. A Fenprof pediu a demissão do ministro.

Mobilização nos transportes

É crescente a preocupação dos trabalhadores do sector dos transportes públicos face à política privatizadora do Governo. Recentemente, mobilizaram-se os trabalhadores da STCP e da EMEF. Os do Metro de Lisboa estão hoje em greve.

Lutas em Outubro nos transportes

ORT do sector dos transportes e comunicações, reunidas num plenário convocado pela Fectrans, denunciaram os processos de privatização em curso e agendaram acções de luta para 14, 15 e 16 de Outubro.

Vender EGF é crime

Agindo como um autêntico «conselho liquidatário do património público», o Governo deu mais um passo...

TAP: Governo não aprende

A Comissão de Trabalhadores da TAP não pôde deixar de reparar na advertência feita à empresa pelo...

Enfermeiros em greve

Cumpre-se hoje, 25, o segundo e último dia da greve nacional dos enfermeiros em protesto contra a «grave carência»...
Assembleia da República

Imperativo nacional

O aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) é imperioso, por razões de justiça social, de uma mais justa distribuição da riqueza, mas também por razões de carácter económico, com o aumento do poder de compra, na dinamização da economia e do mercado interno, defende o Partido.

Defender o SNS

O PCP entregou, no dia 18, na Assembleia da República, quatro iniciativas legislativas com o objectivo de reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), garantindo a sua gestão pública, a qualidade e a eficiência na prestação de cuidados de saúde e assegurando a acessibilidade dos utentes à Saúde.

Audição parlamentar

O PCP realizou, segunda-feira, no Porto, uma audição parlamentar sob o lema «Mobilidade e transportes – Em defesa do serviço público».

Proposta audaz e inovadora

Dois dias antes de os partidos da maioria PSD/CDS terem aprovado a lei da cópia privada, que prevê o alargamento de taxas...
Nacional

Reduzir o custo <br>da electricidade

O PCP apresentou um Projecto de Resolução para que o Governo Regional dos Açores, enquanto accionista maioritário do Grupo EDA, SA (Electricidade dos Açores), institua uma redução de dez por cento na factura para todos os consumidores durante o ano de 2015.

Bairro da Castelhana legalizado

A Câmara de Loures entregou, a 13 de Setembro, o alvará de loteamento do Bairro da Castelhana, em São João da Talha, uma área urbana de génese ilegal (AUGI) com 861 fogos.

Desporto para todos

Cerca de quatro mil pessoas participaram, sábado, na Festa de Abertura da 31.ª Seixalíada, o maior evento do desporto popular do País.

CDU é diferente

No dia 13 de Setembro realizou-se, em Estarreja, um Encontro Regional de Aveiro de Eleitos e Activistas da CDU, onde se fez uma...

Governo trai os municípios

A Câmara do Seixal repudia veementemente a decisão do Executivo PSD/CDS de vender a Participação do Estado na...

Não aos parquímetros

A CDU entregou, sexta-feira, no Gabinete de Apoio ao Munícipe da Câmara de Sintra, mais de cinco mil assinaturas contra a...
Europa

Independência adiada

O referendo realizado, dia 18, sobre a independência da Escócia terminou com a vitória do «Não», após fortes pressões e muitas promessas de alargamento da autonomia.

Greve para durar

Em greve desde dia 15, os pilotos da Air France decidiram continuar a paralisação pelo menos até amanhã, 26, contra o projecto de desenvolvimento da Transavia.

UBS acusado de fraude

A justiça francesa confirmou, na segunda-feira, 22, a pesada caução de 1,1 mil milhões de euros imposta ao banco...

Britânicos mal pagos

Ed Miliband, líder do partido trabalhista britânico, prometeu aumentar os salários se vencer legislativas, marcadas para...
Internacional

Diálogo não calou canhões

Ao fim de mais de cinco meses de combates, representantes do poder de Kiev e das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk assinaram, dia 20, em Minsk, um memorando para travar o conflito.

EUA apoiam novo terror

A maioria dos países que integram a coligação para combater o Estado Islâmico (EI) financiam, armam e treinam terroristas, afirma o ministro dos Assuntos Religiosos da Síria Mohammad Abdelsattar al Sayyed.

Temas

Só os comunistas podem dar resposta<br> aos problemas do povo

Christopher Fonseca, membro do Conselho Nacional do Partido Comunista da Índia e secretário-geral do Congresso dos Sindicatos de Toda a Índia (AITUC) em Goa, esteve na Festa do Avante!. Em declarações ao nosso jornal, este dirigente da AITUC – a mais antiga das federações sindicais na Índia (foi fundada em 1920) e uma das cinco maiores do país, com 3,6 milhões de membros, desde sempre com fortes ligações ao Partido Comunista da Índia – manifesta a sua convicção de que as forças de esquerda, apesar dos maus resultados obtidos nas últimas eleições, vão conseguir reforçar a sua unidade e desempenhar um papel determinante no país.

«Façamos avançar as lutas<br>dos povos de todo o mundo!»

Uma responsável da Frente Sandinista de Libertação Nacional, Ruth Tapia Roq, participou da 38.ª Festa do Avante!. Embaixadora da Nicarágua em França e em Portugal, mostrou-se encantada com a energia dos comunistas portugueses, falou do desenvolvimento do seu país – o combate contra a pobreza está a ser ganho, a saúde e a educação são gratuitas, abre-se estradas, o Canal é uma esperança –, elogiou os esforços de integração na América Latina, defendeu uma frente mundial anti-imperialista para fazer avançar a luta dos povos.

Garrote da dívida externa<br>continua a aumentar

Com a implosão do grupo BES, era de prever que aparecessem os «abutres» com o objetivo de comprar as melhores empresas a preços de saldo. Isso aconteceu e vai ter a ajuda deste Governo. Paulo Macedo, em declarações aos órgãos de comunicação social, já afirmou que o Governo não levantaria qualquer obstáculo à venda da Espírito Santo Saúde a um grupo mexicano, embora esta empresa tenha uma importância grande na área da saúde em Portugal, sendo mesmo responsável pela gestão do hospital público de Loures. O mesmo sucede com a seguradora Tranquilidade, objeto também da cobiça de vários grupos estrangeiros que a querem comprar por apenas 50 milhões de euros, certamente um preço de saldo.

Argumentos
TVisto

Coisas da impunidade

Os telespectadores portugueses vêm assistindo desde há muito tempo aos modos desabridos, enervados e porventura um poucochinho...
Aconteceu

Dia sem carros

Mais de 40 localidades portuguesas aderiram ao Dia Europeu sem Carros, que se assinalou na segunda-feira, 22, no final da Semana Europeia da...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sábado, 27...

A semana em resumo

Frases

“Dizer que errar faz parte da natureza humana é uma banalidade. O que não...