Editorial
Opinião
Crónica Internacional

Mercosul na contra-maré

Três governos de direita da América do Sul, Argentina, Brasil e Paraguai, decidiram «vetar» a presidência pro...
PCP

Sete boas razões<br>para convidar um amigo

Os próximos oito dias são decisivos. Em todo o país, milhares de militantes do Partido e da JCP, milhares de amigos da Festa, vão conversar com outros tantos e convidá-los para vir à 40.ª edição da Festa do Avante!

A talhe de foice

A arder

A tragédia dos incêndios em Portugal não expôs apenas as insuficiências existentes no nosso País no...
Actual

Na crista da submissão

Muita tinta, e não menor dose de conversa, tem rodeado a nomeação da nova administração da Caixa Geral de...
Actual

Os manuais

As crianças nascidas na última década no nosso País não têm assegurado o futuro risonho que merecem....
Actual

Com uma imensa alegria!

Se há tema Actual para esta edição do Avante! um deles é, sem sombra de dúvida, o facto de dois dias depois...
Em Foco

Abala a vida, vem o fogo

O Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, deslocou-se a Gondomar para observar uma das zonas mais afectadas pelos incêndios deste Verão. Para além de constatar a necessidade de o Governo tomar medidas urgentes assumindo as suas responsabilidades, notou a importância da concretização de orientações estruturantes, muitas delas defendidas há anos pelo Partido.

PCP

Compromisso inabalável do PCP

Mais de uma centena de militantes e amigos do PCP participaram no jantar-convívio concelhio em Condeixa-a-Nova e ouviram o Secretário-geral do Partido relembrar que os comunistas honram a palavra dada, antes de mais aos trabalhadores e ao povo.

PCP recebe PC de Cuba

Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, recebeu o camarada José Ramón Balaguer, Secretário das...

Faleceu Silas Cerqueira

«Membro do Partido Comunista Português desde a década de cinquenta e destacado activista do...
Trabalhadores

A luta resulta na hotelaria

Aumentos salariais, no Algarve, e compromisso patronal, na Figueira da Foz, vêm dar força à luta dos trabalhadores e dos sindicatos da hotelaria e turismo, que prossegue nas diferentes regiões.

Enfermeiros com fortes razões

Para a participação dos enfermeiros nas greves, que na actual fase terminam amanhã, em Guimarães, Tondela e Viseu, o SEP/CGTP-IN destacou os milhares de horas de trabalho por pagar em várias unidades de saúde.

Pelos salários na Unicer

Depois das greves parciais na semana passada (de dia 15 a dia 17 e de dia 19 a dia 21), com muito forte adesão, os trabalhadores da...
Assembleia da República

Garantir segurança e navegabilidade

Urge definir um «plano nacional de dragagens» que promova a navegabilidade em segurança de barras e portos de pesca, numa perspectiva de médio e longo prazo, nomeadamente no porto de pesca da Póvoa de Varzim.

Nacional

Resposta à crise no leite

Em marcha lenta, mais de 60 tractores e outras máquinas agrícolas percorreram, anteontem, a Estrada Nacional 109, entre Ovar e Estarreja, em protesto contra a gravíssima situação que o sector do leite e da carne enfrenta.

Evitar mais tragédias

Após a vaga de incêndios, a BALADI – Federação Nacional dos Baldios exige que o Governo seja célere na aplicação de medidas de excepção para acudir às populações, assim como aos pequenos e médios agricultores e produtores florestais.

Europa

Declínio insustentável

Sob pressão da crise económica e das políticas de austeridade os países da União Europeia retrocedem nos principais indicadores de desenvolvimento da sociedade.

Chumbo previsível

O primeiro-ministro em funções e líder do Partido Popular, Mariano Rajoy, vai submeter-se à votação do parlamento para tentar formar governo, mas não tem maioria garantida.

Podíamos ser nós…

O fluxo de refugiados e deslocados, hoje já sem as muitas capas e noticiários que encheu até...
Internacional

Congresso do MPLA

O VII Congresso do MPLA, realizado em Luanda de 17 a 20 de Agosto, reelegeu José Eduardo dos Santos como presidente do partido e aprovou a Moção de Estratégia para o período 2016-2021.

Argumentos
TVisto

O barão atraiçoado

Foram os Jogos Olímpicos, os chamados Jogos Olímpicos da Era Moderna, reinventados nos finais do século XIX por um homem...
Sociedade

Conspiração<br>na Venezuela

Basta passar por um hipermercado ou por uma farmácia para se perceber que a Venezuela atravessa um momento...
Memória
Festa do Avante!

Festa maior e melhor

Na abertura da 38.ª edição da Festa do Avante, Jerónimo de Sousa transmitiu a concretização de uma aspiração acariciada desde a aquisição da Quinta da Atalaia: o alargamento do terreno da Festa.

Surgiu finalmente a oportunidade de adquirir a Quinta do Cabo. «É uma decisão que corresponde a uma grande aspiração do colectivo partidário, dos visitantes da Festa, de todos os que a reconhecem como a maior realização político-cultural do País», valorizou o Secretário-geral do PCP.

Uma Festa sem igual

Entre as singularidades da Festa está a capacidade que tem de se renovar e de nos surpreender, o que é indissociável da acção criadora do Partido que a promove e ergue a pulso.

Superar toda as expectativas

A Festa do Avante!, pelo que é, pelo que representa e significa, pelo programa que apresenta, pelo ambiente fraterno que proporciona, pelo alargamento à Quinta do Cabo, é, este ano, um acontecimento a que não se pode faltar.

40 anos de perseverança

A Festa do Avante!, «a maior, a mais extraordinária, a mais entusiástica, a mais fraternal e humana jamais realizada no nosso País», como Álvaro Cunhal a classificou, tem este ano a sua 40.ª edição. Um percurso nada fácil, mas que valeu a pena.

Visita obrigatória à Festa do Livro

Nova Festa, Festa nova e um espaço novo também para a Festa do Livro. Mais central, o novo local vai deixar milhares de títulos de dezenas de editoras ainda mais perto dos visitantes da Festa.

Festa com mais novidades

Em conferência de imprensa esta segunda-feira, na Atalaia, com a participação de Alexandre Araújo, do Secretariado,...
Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-Geral do PCP   Sexta-feira – 26 20h00...

A semana em resumo

Frases

“No CDS, nós temos todos relações com o MPLA. Paulo Portas, enquanto...