Editorial

Intensificar a luta

A evolução da situação revela a necessidade e urgência de combater e rejeitar o pacto de agressão,...
Opinião
Actual

O logro das «inevitabilidades»

As medidas que este Governo está a tomar são tão marcadamente ditadas pelos interesses do grande capital financeiro e...
Actual

A libertação

No recente Plano Estratégico dos Transportes, onde o Governo revela ao que se reduz a sua estratégia para o País –...
A talhe de foice

As vacas

A primeira vez que ouvi falar nelas, num tom simultaneamente assertivo e didáctico, tinha para aí 19 anos e encontrava-me numa...

Um ataque às populações

A coberto e a pretexto do programa da troika, o Governo, com a colaboração do PS, prepara na continuidade de orientações e opções adoptadas ou tentadas em momentos anteriores, um salto qualitativo na ofensiva contra o poder local democrático.

Crónica Internacional

Insaciável voragem

A agudização da crise sistémica do capitalismo, com as suas consequências e dinâmica – marcada por...
Em Foco

Isto é Um assalto!

A proposta de Orçamento do Estado para 2012 é o maior ataque contra os direitos dos trabalhadores e os rendimentos do trabalho a que já se assistiu desde o 25 de Abril de 1974. Para o Governo PSD/CDS, a tão falada «competitividade» resolve-se com mais horas de trabalho, e os problemas estruturais da economia nacional com mais privatizações e com a flexibilização do mercado de trabalho. As medidas fortemente restritivas para a evolução do consumo das famílias, do Estado e do investimento – de que aqui se dá conta – coloca Portugal na antecâmara da falência económica.

PCP

Construir a unidade contra o pacto de agressão

No comício realizado em Coimbra no dia 20, tal como nas várias acções que está a realizar pelo País, o PCP apelou à construção de um amplo movimento de rejeição do pacto de agressão.

Reforçar a organização e intensificar a acção

A V Assembleia da Organização Regional de Bragança do PCP, realizada no domingo, apontou caminhos para reforçar a organização e intervenção partidárias, bem como a luta do povo do Nordeste Transmontano.

Eco dos grandes interesses

O PCP reagiu, através de uma nota do Gabinete de Imprensa, ao comunicado divulgado anteontem no seguimento da reunião do...

Retrocesso imenso

O PCP considera a liquidação, pelo Governo, do Instituto da Droga e da Toxicodependência um retrocesso para o País....

PCP sempre foi contra

O PCP reagiu, anteontem, através de um comunicado do seu Gabinete de Imprensa, às notícias vindas a público sobre...
Trabalhadores

Todos os dias são de luta

A semana de luta, que a CGTP-IN está a promover desde dia 20, traz para as ruas o descontentamento das trabalhadoras e dos trabalhadores de diferentes sectores e empresas, em dezenas de localidades. As manifestações da Administração Pública e dos transportes, greves e plenários, concentrações e iniciativas de esclarecimento que decorreram nestes dias vieram dar mais ânimo ao alargamento da luta, engrossando a mobilização para a próxima grande batalha: a greve geral de 24 de Novembro.

A luta não pára

Decididos a intensificar a luta, mais de cinco mil trabalhadores das empresas públicas de transportes e comunicações repudiaram, dia 20, em Lisboa, as privatizações, os despedimentos e a destruição de direitos.

Reforçar a luta e a resistência

Fazer uma grande manifestação nacional e garantir o sucesso da greve geral, foram decisões centrais aprovadas no plenário nacional promovido, dia 21, pela Frente Comum, em Lisboa.

Militares elevam o tom

Oficiais, sargentos e praças dos três ramos das Forças Armadas usaram palavras duras para mostrarem a sua indignação e decidiram convocar uma concentração para 12 de Novembro.

Congresso de luta

Persistir na unidade e luta dos trabalhadores, exigir a reindustrialização do País e alcançar uma mudança política que valorize o trabalho com direitos foram preocupações que marcaram o 2.º Congresso da Fiequimetal.

Reabram os bingos

Muitos dos cerca de 90 trabalhadores das salas de bingo Brasília e Olímpia, no Porto, deslocaram-se, dia 20, ao...

Enfermeiros despedidos fazem falta

Ao decidir montar ontem uma tenda de campanha na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, em...

Alfandegários em luta

Os trabalhadores alfandegários participarão nas acções gerais de luta da Administração...

Protesto na <i>FMAC</i>

Rita Rato esteve esta segunda-feira com cerca de uma centena de trabalhadores, concentrados à porta da...

ASAE

Ao solicitar acesso à certidão de um processo disciplinar que lhe foi instaurado, um funcionário da ASAE foi informado de...
Assembleia da República

Um roubo assente na mentira

«Um roubo a quem trabalha, aos reformados, aos pequenos empresários, ao Estado, ao País», assim é o Orçamento do Estado para 2012, ele próprio «uma peça» desse outro «roubo de proporções gigantescas» de que Portugal está a ser vítima.

Democracia vive a sua maior crise

Cem anos depois da implantação da República, Portugal está confrontado com «uma nova espécie de ditadura das finanças que rasga a Constituição democrática de 1976, que destrói conquistas civilizacionais de carácter social duramente alcançadas pela luta de gerações, que desrespeita os mais elementares princípios do Estado de Direito, da moral e da decência».

Cortes asfixiam criação

O Governo é amigo da Cultura? Não, sem margem para dúvida; mas pior: maltrata-a e, nalgumas áreas, perfila-se mesmo como seu carrasco inclemente.

Indiferença pela pobreza

A maioria parlamentar chumbou sexta-feira passada o projecto de resolução do PCP que preconizava o aumento imediato do...

Garantir o acesso a todos

PSD e CDS/PP foram os únicos a votar favoravelmente um projecto de resolução da sua autoria para que o Governo regule o...
Nacional

O dever de resistir!

A CDU registou um resultado negativo com perda de massa eleitoral e a eleição de menos um deputado. Trata-se de um resultado alcançado num quadro político, social e eleitoral marcado pelo exponencial agravamento das injustiças sociais, do desemprego e da pobreza, num contexto propício à cristalização de sentimentos de desalento, desânimo e descrença, com a interiorização, mesmo junto de muitos apoiantes da CDU, de um fatalismo e resignação face às propagandeadas inevitabilidades defendidas pelas outras candidaturas.

Futuro comprometido em Nisa

O Governo vai encerrar, a partir de 1 de Novembro, as extensões de Saúde de Arês, Monte Claro, Pé da Serra, Salavessa e Velada, e reformular o horário do Centro de Saúde de Nisa. O PCP manifestou a sua solidariedade com as populações atingidas.

Um «inferno» nas estradas

Depois de impor a introdução de portagens em todas as SCUT, o Governo planeia agora portajar outros lanços e sublanços de auto-estrada nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

Agricultores na ruína

Dirigentes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e suas filiadas concentraram-se,...
Europa

Manifestantes cercam o parlamento.

Centenas de milhares de pessoas participaram nas manifestações históricas realizadas na capital grega e nas principais cidades do país, nos dias 19 e 20 – duas jornadas de greve geral que paralisaram o conjunto das actividades.

PCP saúda luta do povo grego

«No momento em que os trabalhadores e o povo grego, com decisiva contribuição do Partido Comunista da Grécia (PCG),...

Manifestantes cercam o parlamento

Centenas de milhares de pessoas participaram nas manifestações históricas realizadas na capital grega e nas principais cidades do país, nos dias 19 e 20 – duas jornadas de greve geral que paralisaram o conjunto das actividades.

Sinais de alarme

A situação económica e social agrava-se na República Checa. A juventude é fortemente penalizada, intensificam-se os ataques ao sistema público de saúde, à segurança social, à escola pública e aos rendimentos do trabalho. Os sinais são de alarme.

Jovens pagam o preço mais alto

O preço mais alto da crise está a ser pago pelos jovens da União Europeia e de outros países desenvolvidos, afirma...

Contradições agravam-se

O momento que vivemos, com duas cimeiras do Conselho da União Europeia no espaço de quatro dias,...
Internacional

Tunisinos votam em massa

Milhares de tunisínos votaram nas primeiras eleições livres realizadas no país desde a independência. De...

Khadafi morreu combatendo<br>com dignidade e coerência

A foto divulgada pelos contra-revolucionários do CNT elimina dúvidas: Muamar Khadafi morreu.

Notícias contraditórias sobre as circunstâncias da sua morte correm o mundo, semeando confusão. Mas das próprias declarações daqueles que exibem o cadáver do líder líbio transparece uma evidência: Khadafi foi assassinado.

A luta ainda agora começou

Mais de 300 mil pessoas participaram nas manifestações realizadas no segundo dia de paralisação nacional convocada pela Confederação dos Estudantes (Confech) e pela Central Unitária dos Trabalhadores (CUT). Os jovens agendaram novos protestos para Novembro e os trabalhadores dos transportes da capital estão em greve por tempo indeterminado.

Temas

Direitos ameaçados nos seguros

Apelando à luta sectorial para impedir a caducidade do Contrato Colectivo de Trabalho e em plena fase negocial, o Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins (Sinapsa) trava uma dura luta, enquanto sindicato independente, num sector marcado por uma progressiva perda de direitos e aumento da precariedade.

Argumentos
Gastronomias

… E os outros

 Para a minha amiga Margarida (Ottawa – Canadá), que tem uma voz tão suave e insinuante, que me levou a chamar-lhe...
Religiões

A máquina da morte e a utopia

«Enquanto o proletariado tiver necessidade do Estado, não será no interesse da liberdade mas sim para reprimir os seus...
Pontos Cardeais

De táxi

Filipe Menezes, esse homem fatal (como diria o Eça), decidiu mais uma coisa poderosa no concelho de Gaia: pôr todos os seus...
Aconteceu

EUA retiram do Iraque

Oito anos e nove meses após invadirem o Iraque, os EUA anunciaram, dia 21, a retirada total, até ao...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Comício em Ovar...

A semana em resumo

Frases

«O dinheiro é um instrumento do poder, quer dizer, é o poder que cria a moeda...