Editorial

LUTAR É O CAMINHO

A eleição de Nicolás Maduro para presidente da República Bolivariana da Venezuela constituiu, à escala...
Opinião
PCP

Com Abril por um grande 1.º de Maio

O 1.º de Maio de 2013 assume uma importância particularmente significativa para os trabalhadores, o povo e o País. A menos de quinze dias da sua realização, com as comemorações do 25 de Abril e muitas outras lutas pelo meio, o 1.º de Maio de 2013 destaca-se como grande jornada de luta.

 

Actual

Na Caminha do PS

Não foram precisos muitos dias para que o PS abandonasse a «exigência» de eleições antecipadas. Um...
Actual

Tiremos a máscara ao capitalismo

Em 2012 o défice orçamental derrapou três vezes mais do que o valor das medidas agora consideradas inconstitucionais....
Crónica Internacional

Uma vitória histórica

A vitória de Nicolás Maduro, candidato do Grande Pólo Patriótico nas eleições presidenciais...
A talhe de foice

Golpe de Estado

Nas eleições de 2011 o PSD obteve 38,65% dos votos e necessitou dos 11% do CDS para subir ao poder, coisa que lambuzou de...
Em Foco

Avante! sai mais cedo!

Devido ao feriado do 25 de Abril, o próximo número do Avante! será posto à venda na quarta-feira, dia 24.  

Paz e pão

Ninguém com o mínimo de honestidade intelectual poderá negar que Abril e as suas conquistas alteraram por completo a fisionomia do País, que de uma ditadura fascista passou, em poucos meses, para uma democracia profunda visando o socialismo. Neste processo, os trabalhadores e o povo assumiram o papel de protagonistas principais da construção do seu futuro, concretizando muitas daquelas que eram as suas aspirações políticas, económicas, sociais e culturais fundamentais.

Este protagonismo das classes e camadas que levaram a Revolução por diante não retira peso ao papel fundamental do PCP no processo revolucionário, quer enquanto força impulsionadora das suas principais conquistas (e, depois, da sua defesa) quer enquanto organização portadora de um Programa que, nas suas linhas fundamentais, se confirmou no decurso da Revolução.

Dar novos países ao mundo

O fim da guerra colonial, que ceifava vidas e recursos em Portugal e em África, foi desde logo uma...

Álvaro Cunhal dixit

  Obra do proletariado rural «A Reforma Agrária foi conduzida fundamentalmente pelos...

Álvaro Cunhal, a soberania e a independência

O auditório da Biblioteca Almeida Garret, situada no Porto, por entre os jardins do Palácio de Cristal, acolheu, no passado sábado, a conferência «Soberania e Independência Nacional – Pensamento e Acção de Álvaro Cunhal».

PCP

Uma questão de independência

O PCP promoveu, no âmbito da campanha «Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda», um debate sobre a defesa e valorização da produção nacional, no qual participaram Jerónimo de Sousa, dirigentes do Partido e economistas.

Travar a destruição

Jerónimo de Sousa esteve na sexta-feira, dia 12, na Figueira da Foz, a participar num comício do PCP inserido na campanha...

Mudar de Governo e de política

Jerónimo de Sousa participou anteontem num concorrido e vibrante desfile pelas ruas de Évora, integrado na campanha do PCP «Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda».

Confiança no futuro

A IX Assembleia da Organização Regional de Castelo Branco do PCP, reunida no sábado na Covilhã, traçou as linhas essenciais para o desenvolvimento do distrito e para o reforço do Partido. 

Defender os CTT

O PCP rejeita a ofensiva em curso visando os Correios enquanto empresa do sector público e serviço...
Trabalhadores

A luta segue e cresce

Com a força da Marcha contra o Empobrecimento, que teve expressão em mais de 40 localidades e mobilizou milhares de pessoas, a CGTP-IN apela à participação nas comemorações do 25 de Abril e pretende que este 1.º de Maio seja um dos maiores de sempre.

Firmes no rumo certo

Na quarta, quinta e sexta-feira, milhares de pessoas levaram a «Marcha contra o Empobrecimento» a ruas, avenidas e estradas de duas dezenas de localidades, afirmando o compromisso de prosseguir a luta pela mudança de política e de Governo, indispensável para garantir o progresso do País e vida melhor para o povo.

Luta acesa dos enfermeiros

Os enfermeiros que trabalham em «hospitais-empresa» no regime de contrato individual de trabalho exigem que o Governo tome medidas para que também para eles vigore este ano a remuneração mínima da carreira.

Parques pagos contestados

No Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, ocorreu na segunda-feira, de manhã, um protesto dos trabalhadores contra o pagamento do...
Assembleia da República

Sem outra política não há futuro

O PCP reiterou a necessidade absoluta de pôr fim à acção destruidora deste Governo, insistindo em afirmar que com esta política e o programa da troika «não há saída para o País» nem «futuro para o povo».

Retaliar contra o próprio povo

O PCP considera inadmissível em democracia um despacho paralisante para a administração pública como o exarado pelo ministro das Finanças, vendo no gesto uma concentração de poderes com algo de semelhante ao que Portugal assistiu nos anos 30 do século passado.

É preciso baixar o IVA

A maioria parlamentar PSD/CDS-PP chumbou recentemente quatro iniciativas dos partidos da oposição para reduzir para seis por cento a taxa do IVA na electricidade e no gás natural.

Jornadas Parlamentares do PCP

Viana do Castelo é a cidade que acolhe nos próximos dias 22 e 23 as Jornadas Parlamentares do PCP. Os trabalhos...

Suspenda-se o processo!

Encontram-se na comissão parlamentar da Saúde desde o passado dia 5, para avaliação da hipótese de um texto...

O direito à indemnização

A garantia do direito à indemnização por morte ou doença aos antigos trabalhadores da extinta Empresa Nacional de...

Opacidade

Foi recentemente publicada em Diário da República a recomendação da AR ao Governo para a realização...

Urge retomar a obra

O Parlamento aprovou por unanimidade um projecto de resolução do PCP onde se recomenda ao Governo que retome e conclua as obras...
Nacional

Compromisso com a população

O Clube Desportivo «Os Águias» acolheu, no dia 6, a apresentação pública dos cabeças de lista da CDU à Câmara e à Assembleia Municipal de Alpiarça.

CDU apresenta alternativas

«Em Santarém é hora de um outro rumo, é hora da CDU», afirmou, nas instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria, Francisco Madeira Lopes, cabeça de lista à Câmara de Santarém.

«Estratégia de chantagem»

A «estratégia de chantagem que o Governo vem exercendo sobre o povo português» intensificou-se com o chumbo do Tribunal Constitucional de algumas medidas do Orçamento do Estado, alerta a JCP.

Futuro sem perspectiva

A Lei do Arrendamento está a pôr em causa a estabilidade das famílias, das empresas e das colectividades. Em Lisboa, como no resto do País, o PCP exige a revogação da lei dos «despejos».

Força de confiança

Com o objectivo de discutir os principais problemas da cidade, cerca de 200 pessoas participaram, sábado,...

Encontro distrital da CDU

Em ambiente de confiança e entusiasmo, cerca de 180 pessoas – dirigentes do PCP e do Partido Ecologista «Os Verdes»...

«É preciso sonhar»

No dia 6 de Abril foi apresentado, no Cinema Marques Duque, o cabeça de lista da CDU à Câmara de Mértola. Na...

Investir mais

João Gomes, delegado técnico comercial de profissão, desempregado, 42 anos, licenciado em Engenharia...

Municípios contestam aumentos

Os municípios da Península de Setúbal contestaram, anteontem, o aumento de sete por por cento no tarifário a pagar...

Batalha de Stalinegrado

Amanhã, às 18 horas, a Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin e o...

Fausto Gonçalves

Está patente até ao dia 15 de Maio, na Biblioteca-Museu República e Resistência, em Lisboa, uma...

Marcha lenta

A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) e a Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em...

Lutar por uma vida digna

A Direcção da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) congratulou-se, em nota de...
Europa

Chantagem na Dacia

A administração da Dacia, do grupo Renault, ameaça os operários romenos de transferir para Marrocos parte da produção caso prossigam a sua luta por aumentos salariais.

Ataque à escola

Cerca de 50 mil professores das escolas públicas dinamarquesas manifestaram-se, dia 11, frente ao parlamento em Copenhaga, contra a reforma educativa.

Fugas suspeitas

Cerca de seis mil particulares e empresas anteciparam-se ao congelamento dos depósitos, em 15 de Março, efectuando...

PCP saúda comunistas gregos

Por ocasião do XIX Congresso do Partido Comunista da Grécia (PCG), realizado entre os dias 11 e 14, o Comité Central do...
Internacional

Um motorista no palácio de Miraflores

De acordo com o primeiro boletim do Conselho Nacional de Eleições (CNE), que mostrava já uma tendência irreversível, Nicolás Maduro, continuador do processo revolucionário bolivariano, triunfou sobre o candidato anti-chavista com uma vantagem de mais de 230 mil votos: 7 505 338 (50,66 por cento) contra 7 270 403 (49,7 por cento).

Unidos pela paz justa

O fim do conflito armado levou centenas de milhares de colombianos às ruas de Bogotá. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) saudaram a iniciativa.

Argumentos
TVisto

Sinais de crepúsculo

Foi num dos canais da SIC, talvez no SIC Notícias. Acabava de se falar de um livro recentemente publicado, por sinal um livro que...
Aconteceu

Vaticano apoiou Pinochet

Entre os quase dois milhões de documentos divulgados na passada semana pelo site Wikileaks, encontram-se vários despachos...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Hoje, 18 Visita e...

A semana em resumo

Frases

“Cortes a desempregados e doentes para reduzir "buraco" no...