Editorial
Opinião
Actual

Rapidamente e em força!

De Cavaco Silva já se espera tudo. Mas desta vez voltou a ultrapassar-se e a surpreender até os mais preparados. Ou...
Actual

É um burguês!

Veio-me à ideia um dos poemas do Ary, do conjunto «Três retratos à lá minuta», quando, ao folhear o JN...
Actual

Democracia Tomahawak

Estamos fartos de saber que o presidente Obama é pessoa de extrema sensibilidade. Mostra-o todos os dias no Afeganistão, no...
A talhe de foice

<i>Forbes</i>

A revista Forbes surgiu há 25 anos nos EUA como uma espécie de Hola! dos ricos, alinhando anualmente as maiores fortunas do...
PCP

Romper a alternância, quebrar a continuidade

Numa altura em que estão em curso desenvolvimentos políticos importa situar o que está verdadeiramente em causa e a respectiva arrumação das forças em presença. O que está em causa é a defesa de interesses profundamente antagónicos – de um lado os interesses dos trabalhadores, das populações, das novas gerações, da grande maioria dos portugueses e do País, e do outro os interesses do grande capital nacional e internacional.

Crónica Internacional

Guerra contra os povos árabes

No preciso momento em que se completam 12 anos sobre a agressão contra a República Federal da Jugoslávia e oito anos...
Em Foco

Mudança profunda nasce na luta

No sábado, dia 19, durante mais de três horas, o centro de Lisboa foi fechado ao trânsito e as principais vias encheram-se com muitos milhares de trabalhadores, que responderam ao apelo da CGTP-IN e fizeram do «dia de indignação e protesto» a maior manifestação realizada no País depois da greve geral de 24 de Novembro. A resposta ao novo PEC deu mais força à exigência de profunda mudança de rumo, na política nacional e na União Europeia. Para isso, a luta vai continuar.

Basta de sacrifícios!

Milhares de trabalhadores da Administração Pública, de todo o País, deslocaram-se a Lisboa para darem largas à sua indignação contra a política de direita do Governo PS. Garantiram que vão prosseguir a luta até a derrotarem.

Produção e justiça!

Na pré-concentração do sector privado, destacaram-se as exigências de criação de mais riqueza, com base na produção nacional, e da sua justa distribuição, criando emprego, respeitando os direitos dos trabalhadores e valorizando os salários.

Três fortunas à portuguesa

São 6380 milhões de euros, o equivalente a quase 3,6% do produto interno bruto nacional.
Esta é a soma das fortunas dos três homens mais ricos de Portugal, que cresceram 1,4 mil milhões em 2010, apesar da crise.
A Américo Amorim e a Belmiro de Azevedo juntou-se Alexandre Soares dos Santos na lista dos multimilionários da Forbes.

PCP

Há soluções para sair do atoleiro

Mais de 1500 pessoas participaram, domingo, em Mora, num almoço regional do Alentejo para comemorar os 90 anos de vida e de luta do PCP. Um grande momento de afirmação do Partido, com Jerónimo de Sousa a evocar Álvaro Cunhal, «construtor» e «lutador de uma vida inteira», e a valorizar «a grande manifestação nacional» da CGTP-IN contra o desemprego, as injustiças e as desigualdades, pela mudança política.

Aumentos para engordar petrolíferas

O PCP promoveu, na segunda-feira, em todo o País, uma acção nacional de protesto contra o aumento dos preços dos combustíveis que, garante, serve para engordar os lucros das petrolíferas.

Exploração «legalizada»

O País assistiu, na semana passada, ao protesto dos empresários do sector do transporte de mercadorias (mal apelidado...

Eliminar a discriminação racial

O PCP considera que os trabalhadores portugueses e imigrantes «devem ser iguais em direitos e a luta pela igualdade tem de ser um objectivo central de uma verdadeira política democrática de imigração».

Trabalhadores

<i>CP</i> quer revoltar utentes

Os sindicatos representativos dos ferroviários decidiram interpor uma queixa-crime contra a administração da CP e apelam à mobilização para as greves que têm lugar esta semana.

Marcha pela Educação a 2 de Abril

Com o propósito de exigir qualidade no sistema educativo e defender a escola pública, a Plataforma da Educação convoca toda a comunidade educativa para a «Marcha Nacional pela Educação e em Defesa da Escola Pública», dia 2 de Abril, em Lisboa.

<i>Valorsul</i> parou

A greve de 32 horas, iniciada à meia-noite de sexta-feira, obteve a adesão de 86 por cento dos...

Luta corajosa na <i>EMEL</i>

Cerca de 80 por cento dos fiscais da EMEL cumpriram, na semana passada, uma greve de cinco dias, iniciada no dia...

Coacção na <i>Brisa</i>

Trabalhadores da Brisa, particularmente portageiros, estão a ser coagidos para rescindirem os contratos ou aceitarem...
Assembleia da República

Rejeição absoluta

O Parlamento apreciou ontem o PEC do Governo e os projectos de resolução dos partidos da oposição preconizando soluções alternativas. Na véspera, a única coisa dada como certa era a rejeição firme e o consequente voto contra do PCP a um novo pacote de medidas que em sua opinião desgraçam ainda mais o País.

Mais pancada nos mesmos

O PCP rejeita em absoluto o PEC IV, advertindo que o País e os portugueses vão «ficar pior», com «mais injustiça social, mais atraso económico, mais recessão e mais desemprego».

Ministério fora-da-lei

O Governo prossegue a campanha de desmantelamento da Escola Pública, em desrespeito pelas deliberações do Parlamento e da própria legislação, acusa o PCP, que reafirma o seu empenho no combate a estas orientações e por uma mudança de política ao serviço dos interesses das pessoas e do País.

Garrote aperta-se

O PCP chamou a atenção para a dramática situação em que se encontra o sector...

Chega de precariedade!

Foram chumbados no Parlamento com os votos contra do PS e a abstenção do PSD e CDS/PP os projectos de lei do PCP e do BE...
Nacional

Protesto nacional

Milhares de alunos – do secundário, do profissional e do superior – manifestam hoje, por todo o País, o seu descontentamento com a ofensiva do Governo à escola pública.

Utentes contra as portagens nas SCUT

Milhares de pessoas participaram, no sábado, na marcha lenta «Algarve Livre sem Portagens», entre Vila Real de Santo António e Lagos, numa acção contra a introdução de portagens na Via do Infante (A22).

«A nossa luta não vai parar»

A luta dos utentes está a crescer um pouco por todo o País. Só no distrito de Évora já se manifestaram mais de cinco mil pessoas contra a degradação dos serviços de saúde pública, situação agravada com o corte nos transportes para os doentes.

Problemas no Bairro do Cavaco

Numa recente visita ao Bairro do Cavaco, na Afurada, militantes do PCP ouviram as queixas e as denúncias dos moradores sobre as...

Justiça no Crato

No seguimento de uma participação da CDU no decorrer da campanha eleitoral de Outubro de 2009, a Comissão Nacional de...

Governo prejudica alentejanos

Os presidentes de Câmara do distrito de Beja, eleitos pelo PCP, manifestaram-se, na semana passada, contra os «cortes...

Debate

A Associação de Estudantes da Escola Profissional de Ciências Geográficas vai realizar, no dia 24, às 11...
Europa

Austeridade agrava crise

Após mais de um ano de odiosas medidas antipopulares, que já provocaram 14 greves gerais, centenas de manifestações e protestos quase diários em diferentes sectores, a Grécia afunda-se na recessão económica e os cofres do Estado estão cada vez mais vazios.

Sarkozy derrotado

Num escrutínio marcado por uma forte abstenção (55,68%), os socialistas, de Martine Aubry, foram a força mais...

Grande coligação mantém-se

As eleições regionais na Saxónia-Anhalt (Leste da Alemanha), realizadas no domingo, foram mais um sinal de alerta para a...

Corrupção no Parlamento Europeu

Três deputados do Parlamento Europeu morderam o isco que lhes foi lançado por uma equipa de jornalistas do jornal britânico...

Demissão de Boc, já!

Milhares de romenos aderiram ao protesto realizado dia 16, na Praça da Constituição, frente...

Chipre contra acção militar

O presidente do Chipre, Demetris Christofias, manifestou, no domingo, 20, a sua oposição à utilização das...

Luta e coerência

Esta semana, na sessão plenária do Parlamento Europeu, vamos dar particular destaque a três temas fundamentais da...
Internacional

Guerra de agressão imperialista

Oito anos depois do início da invasão e ocupação do Iraque, as forças imperialistas lideradas pelos EUA, Grã-Bretanha e França lançaram uma agressão contra a Líbia. Para o PCP (ver nota da Comissão Política) este é um ataque a um país soberano motivado pela cobiça dos recursos energéticos do território e que desencadeará «ainda maior instabilidade em toda a região do Magrebe e Médio Oriente».

PCP condena

«A agressão à Líbia, desencadeada pelos EUA, França, Grã-Bretanha e NATO não é um...

Amplo repúdio

A agressão imperialista contra a Líbia está a motivar um amplo repúdio mundial. Venezuela, Namíbia,...
Temas

O corpo industrial

Enquanto componente da História humana, a história do corpo não pode deixar de ser atendida na sua relação muita significativa com o capital e a industrialização.

Argumentos
Televisão

Os brevíssimos minutos

Foi, no passado dia 21, o Dia Mundial da Floresta, talvez por arrastamento o Dia da Árvore, o Dia Mundial da Poesia e porventura o Dia...
Religiões

A dura luta de classes

Quem ler ou ouvir as notícias do dia ficará certamente seguro de que a vida em Portugal está a entrar em fase de...
Correspondência

Engels a August Bebel (em Berlim)

  Londres, 24 de Janeiro de 1893 […] Estou desejoso de [ter] o estenograma do discurso sobre a Bolsa de Singer (1), foi...
Pontos Cardeais

«Subalternos»

«O CDS não é subalterno de ninguém!», proclamava Paulo Portas do alto do seu congresso, que no passado...
Aconteceu

Filósofo e comunista

Faleceu na quinta-feira, 17, Eduardo Carreiro Domingues Chitas. Nascido em 1937, frequentou a Faculdade de Letras...

Faleceu Joaquim Lagoeiro

O escritor Joaquim Lagoeiro faleceu, no dia 11, com 92 anos. Militante do PCP, nascido a 6 de Setembro de 1918, na...

Medicamentos não baixam

Ao contrário do anunciado em Fevereiro pelo secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, o preço dos...

Reuniões e outras iniciativas

    Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Debate...

A semana em resumo

Frases

«Significativamente, a dramatização política que o Governo, o PS e o...