Editorial

ABRIL SEMPRE

Mais uma vez comemoramos Abril. E mais uma vez o fazemos em festa e em luta. Em festa, recordando os dias luminosos da...
Opinião
A talhe de foice

Vassourada swaps

A escolha do tema da semana estava feita; parecia evidente que estas linhas deviam ser dedicadas à súbita...
Actual

O passo em frente

Há muito tempo que o PCP vem alertando para as consequências sociais das medidas ditas de «austeridade». Os dados do...
Actual

Actual.

«Os homens sempre foram em política vítimas ingénuas do engano dos outros e do próprio e continuarão...
PCP

Mulheres de Abril, sempre!

A Revolução de Abril representou uma extraordinária mudança para as mulheres portuguesas relativamente à sua situação de inferioridade na lei e na vida e de cerceamento da liberdade para se organizarem e participarem na vida social e política imposta por 48 anos de regime fascista, que alimentou e potenciou ao máximo a milenar opressão e exploração das mulheres.

Crónica Internacional

Golpe fracassou

Seguindo guião previamente traçado, a oposição reaccionária e o imperialismo recusaram reconhecer a sua...
Em Foco

Tributo a uma vida<br> e um pensamento ímpares

É inaugurada no sábado a grande exposição evocativa de Álvaro Cunhal «Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se projecta na actualidade e no futuro», patente na Sala do Risco do Pátio da Galé (no Terreiro do Paço) até ao dia 2 de Junho. Esta é uma oportunidade única para conhecer – ou recordar – as diversas dimensões daquela que é uma das mais fascinantes figuras da história de Portugal.

A defesa de Álvaro Cunhal sobe ao palco

Estreia amanhã, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, o espectáculo «Um dia os réus serão vocês: o julgamento de Álvaro Cunhal», uma criação original da Companhia de Teatro de Almada. Em cena até domingo, segue depois em digressão pelo País.

<font color=0093dd>Por outras e melhores políticas agro-rurais</font>

Cerca de três mil agricultores de vários pontos do País, convocados pela Confederação Nacional da Agricultura, manifestaram-se no dia 17 de Abril, em Lisboa, em protesto pela falta de medidas para a resolução dos principais problemas da lavoura nacional. A demissão do Governo, que está a destruir o sector, e a realização de eleições antecipadas foi defendida pelos homens e mulheres que trabalham a terra e que reclamam «outras e melhores políticas agro-rurais» e outro «governo capaz de as definir e aplicar».

PCP

A justiça da crise

A actual crise capitalista e as políticas de destruição da economia, aumento da...

Organizar, intervir, crescer

A Organização Regional de Braga do PCP realizou a sua IX Assembleia no passado sábado, nas Taipas, com a presença do Secretário-Geral, Jerónimo de Sousa.

PCP visitou Lisnave

Uma delegação do PCP visitou, no dia 18, o estaleiro da Lisnave, na Mitrena, em Setúbal, no âmbito da campanha...

Este ano há bienal

A Festa do Avante! conta, este ano, entre a sua programação, com a 18.ª edição da...

IV tomo nas bancas

Já está em distribuição o IV tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal, que...
Trabalhadores

Parem já a «austeridade»

A CGTP-IN acusou o Governo de não reconhecer o fracasso e exigiu o fim da «austeridade», como «medida imediata para melhorar as condições económicas do País e evitar rupturas sociais».

Ameaça depois da vitória

O abandono da intenção de privatização e o anúncio de medidas para retomar a laboração, dia 18, representaram uma notável vitória na luta pelos Estaleiros de Viana. No dia seguinte foi lançado um novo ataque.

Pressão com pressa

Os trabalhadores da administração da Justiça estão a ser pressionados para optarem entre rescisões...

Protesto em Bucelas

Trabalhadores da Saint Gobain Sekurit Portugal e reformados do concelho de Loures manifestaram-se em frente à...
Assembleia da República

Amamentar a insaciável banca

Milhares de milhões de euros estão a ser transferidos do erário público para o grande capital financeiro – com o Governo a assistir impávido e sereno.

Condição para sair do pântano

A demissão do Governo e a convocação de eleições continua a ser «uma questão urgente e fundamental, sem a qual não se resolve problema nenhum», considera o PCP, que rejeita qualquer cenário que dê continuidade a esta política.

Construir futuro

O Secretário-geral do PCP acusa o Governo de ultimar um «novo assalto» aos rendimentos e direitos dos trabalhadores e do...

Um combate sem tréguas

Existirão nas nossas escolas mais de 13 mil crianças com fome e carências alimentares, sendo que o número das que são abrangidas pela acção social escolar ronda hoje as 350 mil, o que significa que integram famílias com rendimentos mensais de referência inferiores a 419 euros.

Outros interesses se agigantam

O PS esteve ao lado do PSD e do CDS-PP no voto contra o projecto de lei do Partido Ecologista «Os Verdes» que pretendia...
Nacional

25 de Abril, sempre!

Um pouco por todo o País, milhares de trabalhadores, jovens e população em geral sairão à rua para comemorar o 39.º aniversário do 25 de Abril, porque o seu significado profundo, os seus valores e significado permanecem vivos e no coração do povo português.

Património de trabalho

Hortênsia Menino e Vitalina Sofio são as cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo. João Coelho é o mandatário concelhio.

Um concelho para todos

A CDU apresentou, dia 15, os seus cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Cascais, respectivamente Clemente Alves e José Carlos Silva, que prometem inverter o declínio do concelho.

Novo ciclo em Évora

Em sessão pública, realizada no dia 17 na sede do Grupo Cantares de Évora, a CDU apresentou...

Lisboa abandonada

João Ferreira, cabeça de lista da CDU à Câmara de Lisboa, contactou no sábado com a...

Encerramentos nos CTT

Na sexta-feira teve lugar uma concentração de utentes em defesa da Estação de Correios da Baixa da Serra, na...
Europa

A descida aos infernos

Desde o início da crise da dívida, em 2009, os gregos perderam praticamente um terço dos seus rendimentos, segundo dados divulgados, dia 19, pelo instituto de estatísticas helénico.

Ataque assassino

Trinta e três trabalhadores agrícolas, todos imigrantes do Bangladeche, foram barbaramente baleados, dia 17, numa das muitas...

Reféns da banca

Os despejos em Espanha lançam na miséria um número crescente de famílias que, perdendo a casa, continuam sujeitas às cláusulas abusivas dos contratos da banca.

Napolitano reeleito aos 89 anos

Após duas tentativas falhadas, o centro-esquerda de Bersani e a direita de Berlusconi com o apoio de Monti chegaram a acordo, no...

O embusteiro

No seu livro A Verdade e Mentira na Revolução de Abril (a contra-revolução...
Internacional

O fascismo navega <br> entre o crime e a mentira

O candidato fascista Capriles Radonski, por mais que o digam os meios internacionais, ainda não impugnou os resultados eleitorais na Venezuela, mas prossegue com a sua campanha desestabilizadora.

Na linha da frente

Milhares de presos assinalaram o Dia do Preso Palestiniano com um jejum de 24 horas contra a política carcerária de Israel, data igualmente lembrada com protestos nas ruas da Palestina.

Apontamento desde Boston

Muita tinta já correu sobre o atentado que no passado dia 15 de Abril sacudiu Boston, a cidade onde vivo e...
Temas

Romper com a integração capitalista<br>por uma Europa dos trabalhadores

Sob o lema «Uma outra Europa dos trabalhadores e dos povos. Direitos, justiça social, cooperação e soberania», realizou-se, dia 12, na biblioteca municipal de Alcochete, um seminário que analisou o aprofundamento da crise económica e apontou a necessidade da ruptura com a integração capitalista, para abrir caminho a uma Europa de estados soberanos ao serviço dos interesses dos trabalhadores.

A resistência venezuelana às tentativas golpistas da burguesia

Uma vez anunciado o resultado eleitoral, Capriles recusa reconhecê-lo, projecta dúvidas e calúnias sobre o desenrolar das eleições, ataca os sectores progressistas e revolucionários, as instituições venezuelanas e a Constituição, e lança-se numa tentativa de golpe de Estado.

Quatro respostas à mentira<br> e à intoxicação ideológica

A intensa operação ideológica a propósito da limitação de mandatos está intimamente associada à campanha de descredibilização da democracia e à persistente acção para procurar desviar e iludir os principais problemas da vida política nacional.

Argumentos
TVisto

Uma tragédia americana

O tema hoje praticamente obrigatório destas duas colunas é o atentado de Boston e a sua repercussão na televisão...
Um Livro por Mês

O sabor dos dias magros

“O Musgo dos Dias”, de Nuno Gomes dos SantosPrémio Nacional de Poesia Mário Viegas/2012 Os prémios...
Aconteceu

Freguesias não desistem

Centenas de autarcas reunidos no 3.º Encontro Nacional de Freguesias, promovido, este fim-de-semana, em Coimbra, reiteraram a...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sábado, 27...

A semana em resumo

Frases

“Quando Passos Coelho e os seus apaniguados (...) invocam a equidade para facilitar os...