Editorial

LUTA EM TEMPO DE FÉRIAS

Os novos cortes nos salários e pensões que agora os partidos do Governo fizeram aprovar na Assembleia da República...
Opinião
A talhe de foice

Não digam

Um estudo de dois anos, realizado em quatro hospitais públicos da Região Centro, apresentou, em Coimbra, os resultados dum...
Actual

O capitalismo mata!

O mundo está em guerra. Ucrânia, Líbia, Iraque, Síria, Afeganistão, Sudão, Nigéria, Costa...
Actual

Que fazer desta dor?

Em certas alturas escrever é um exercício penoso, não pela falta de temas ou sequer de inspiração, mas...
Actual

O azar do piqueno

É conhecida a estória do comerciante que, tendo um burro que queria valorizar para vender, decidiu treinar o animal a...
Crónica Internacional

Aniversários sangrentos

Cem anos após o começo da I Grande Guerra, e quase 75 após o início da II Guerra Mundial, o imperialismo...
PCP

Não ao terror sionista!

No momento em que este artigo é escrito, a criminosa ofensiva de Israel em Gaza prossegue sem fim à vista. A reacção fascista e a social-democracia israelitas, com Netanyahu e Shimon Peres à cabeça, conduzem uma fria e premeditada operação de terror que, na sequência de tantas outras, prossegue o objectivo de expulsar, massacrar e escravizar um povo que recusa render-se, e construir o «grande Israel» reclamado pela ideologia sionista da superioridade racial do povo judeu.

Em Foco

Imperialismo matou 20 milhões para reforçar domínio mundial

Carnificina global e catalizadora de grandes lutas populares e revoluções; demolidora de impérios e semente de nacionalismos; disputa de mercados e colónias e expressão do capitalismo na sua fase imperialista – a Primeira Guerra Mundial teve início há precisamente um século, entre o final de Julho e o início de Agosto de 1914. Mais do que uma evocação, estas páginas pretendem ser um alerta, pois a História pode não se repetir, mas o sistema que engendrou este e outros conflitos aí está, agressivo e predador. Como há cem anos. 

Embates inevitáveis

A I Grande Guerra forçou a clivagem entre os sectores revolucionários e oportunistas e foi contexto da eclosão do mais marcante acontecimento no percurso da humanidade: o nascimento do primeiro Estado proletário com o triunfo da Revolução Socialista de Outubro, inaugurando uma época de grandes transformações no período histórico da transição para o Socialismo.

PCP

Quem criou o buraco que o tape

A situação no BES confere redobrada actualidade à exigência de controlo público do sistema financeiro, garante o PCP, que recusa a utilização de recursos públicos no «buraco» do banco.

Trabalhadores

Agosto também é de luta

A perpetuação do roubo dos salários e das pensões e a estratégia do Governo para fazer passar desapercebidos, na canícula, alguns dos mais graves ataques aos direitos não vão ficar sem resposta.

Trabalhadores contestam rumo de destruição

Uma concentração frente à sede da Metro do Porto denunciou a entrega das oficinas da EMEF de Guifões à Refer, que poderá levar ao seu encerramento e ao despedimento de 60 trabalhadores.

Em luta contra a exploração

Trabalhadores da Administração Pública com contratos de emprego-inserção concentraram-se frente ao Ministério do Emprego para dizer «basta» à exploração e exigir trabalho digno e com direitos.

A luta dá resultados na CML

Terminaram no dia 21, numa reunião mantida entre o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) e a Câmara...

Luta forte nos CTT

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações fez um balanço...

Hoje, em luta

LUSA Uma delegação da Fectrans desloca-se às instalações da Autoridade para...
Assembleia da República

Abrir caminho à alternativa

A «imagem de marca» que fica da sessão legislativa que agora termina é a de um Governo que, «através do orçamento rectificativo, corta nos salários, nas pensões e nas reformas».

Contra o Trabalho e a Constituição

Com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS e os votos contra de todas as oposições o Parlamento aprovou a reintrodução dos cortes entre 3,5% e 10% nos salários do sector público acima dos 1500 euros.

Pôr cobro ao genocídio

Um voto do PCP de condenação pela «agressão militar de Israel contra a população palestiniana»,...

Não à repressão na Ucrânia

Artigo de acesso livre

Um outro voto do PCP – de «condenação pela situação na Ucrânia e de solidariedade pelo povo ucraniano» – foi inviabilizado pelos votos contra...
Nacional

Justa luta dos agricultores

A Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA), com o apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), realizou, quinta-feira, uma acção de luta que juntou produtores de batata e de leite, entre outros agricultores, em protesto contra os baixos preços à produção.

PCP exige esclarecimentos

Os comunistas de Lisboa questionaram a Câmara Municipal acerca dos obstáculos que estão a ser colocados à entrada de alguns edifícios para impedir os sem-abrigo de permanecer junto às zonas comerciais e habitacionais da cidade.

Basta de massacres

Mais de 200 pessoas participaram, anteontem ao final da tarde, numa sessão de solidariedade com o povo da Palestina, promovida pelo CPPC, CGTP-IN e MPPM.

Saúde em causa

Falta de profissionais e equipamentos obsoletos estão a colocar em causa a qualidade da prestação de cuidados de...
Europa

Cumplicidade na tortura

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou a Polónia, dia 24, por cumplicidade na organização das prisões secretas da CIA, confirmando a existência de instalações no Norte do país.

Círculo vicioso

Vários países da União Europeia, como a Irlanda e a Grécia, baixaram no Índice de Desenvolvimento Humano, segundo revela o último relatório do PNUD.

Estado nacionaliza prejuízos

O governo de Espanha está a negociar com os bancos e grupos de construção, que detêm as concessões de uma...

França suprime regiões

A maioria socialista na Assembleia Nacional de França aprovou, dia 23, o novo mapa das regiões administrativas, com 261 votos a...
Internacional

Sionistas intensificam ofensiva

Israel vai continuar a agressão criminosa contra a Faixa de Gaza, onde o número de mortos não pára de crescer e a sobrevivência é cada vez mais dura.

Solidariedade com o PCU

O PCP reitera a sua a solidariedade para com o Partido Comunista da Ucrânia (PCU), alvo da campanha antidemocrática lançada pelo poder ilegítimo que ocorre em paralelo com a ofensiva criminosa de Kiev no Donbass.

Catástrofe anunciada

A Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC) alertou para a eminência de uma catástrofe na capital do país...

Farwest afegão

A Comissão Eleitoral afegã voltou a suspender a recontagem de 3,5 milhões de votos da segunda volta das...
Temas

PCP reafirma compromisso em defesa do povo e do País

«A situação em Portugal e na Europa pós-eleições para o Parlamento Europeu – a luta em defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País», foi o tema da sessão realizada, dia 24, no Centro de Trabalho Vitória. Na iniciativa, em que foram apresentadas as linhas de intervenção e acção futura do PCP no Parlamento Europeu, intervieram os deputados João Ferreira, Inês Zuber e Miguel Viegas, Maurício Miguel, representante do PCP no secretariado político do GUE/NGL, e, a encerrar os trabalhos, Ângelo Alves, membro da Comissão Política do PCP. Das intervenções efectuadas (disponíveis na íntegra em http://www.pcp.pt/), publicamos de seguida alguns extractos.

Argumentos
Datas da História

É preciso ouvir cantar Gaza

«Mulheres e crianças, da mesma maneira / assassinadas e massacradas noite após noite / enquanto os chamados...
TVisto

A multiplicação

Graças aos bons ofícios da televisão e não só, desde há muito se sabe que o Governo e o senhor...
Festa do Avante!

«Olimpíadas» da fraternidade e da alegria

Na Festa do Avante! o Desporto é para todos e para todos os gostos. Nos dia 5, 6 e 7 de Setembro, milhares de atletas, de todas as idades, vão participar nas «olimpíadas» da fraternidade e da alegria, partilhando o que de melhor se faz em Portugal e no mundo. Ao todo, neste espaço onde se semeia a solidariedade, serão apresentadas cerca de 35 modalidades, que vão desde os Matraquilhos aos Desportos Radicais.
Este ano o destaque vai para os desportos adaptados, dirigidos a pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente os jogos de boccia, a dança adaptada e o golbol. A novidade é mesmo a integração da Caminhada na Corrida da Festa, uma verdadeira festa do atletismo popular.

Aconteceu

30 concelhos não têm dentista

Mais de 150 mil pessoas em 30 concelhos portugueses vivem sem dentista, segundo dados oficiais da Ordem dos Médicos Dentistas,...

Siza Vieira doa acervo

O arquitecto Siza Vieira anunciou, dia 23, a decisão de doar o seu acervo às fundações Gulbenkian e de Serralves,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 15 de...

A semana em resumo

Frases

“Pedimos um documento que continha as contas do BES e da Rioforte, mas não eram as...