Editorial

PELA ALTERNATIVA NECESSÁRIA

Artigo de acesso livre

A realidade nacional continua marcada pela acção de um Governo que insiste nas opções erradas de décadas de política de direita, que avolumaram os problemas nacionais, agravam as condições de vida, aprofundam as desigualdades e injustiças sociais, degradam salários e pensões, ao mesmo tempo que criam as condições para a acumulação dos vultuosos lucros dos grupos económicos.

Assiste-se, assim, à progressiva perda de poder de compra imposta aos trabalhadores e ao povo por uma inflação insuportável, acompanhada pela recusa de aumentar salários e valorizar pensões de reforma. Uma situação que o Governo do PS – com o apoio e aplauso do PSD, Chega e IL – opta por não enfrentar, como ficou mais uma vez provado pela rejeição por estes partidos das propostas do PCP para travar e fixar preços de bens essenciais ou para taxar os lucros dos grupos económicos.

Foi neste contexto que se realizaram nas passadas segunda e terça-feira em Beja as Jornadas Parlamentares do PCP, num distrito com tantas potencialidades mas que é, em si mesmo, um exemplo do que tem sido a política de direita de desinvestimento público e de desmantelamento do tecido produtivo, com as graves consequências conhecidas.

Ora, como nestas Jornadas foi reafirmado pelo Secretário-geral do PCP, é preciso e urgente uma política alternativa que abra um caminho de progresso e desenvolvimento soberano para a Região e para o País. 

Uma política que aposte na produção nacional, condição essencial para combater os défices estruturais com que estamos confrontados, capaz de criar emprego e riqueza; que valorize os trabalhadores e os seus direitos; que aumente os salários, imponha horários regulados e vínculos efectivos; que olhe para o investimento, e em particular para o investimento público, como factor de desenvolvimento. 

Um investimento público que reforce os serviços públicos (com destaque para o SNS) e garanta os direitos sociais. Que invista na habitação (travando, nomeadamente, a subida das rendas e o aumento das prestações), na cultura, na investigação e na ciência.

 

O grande capital desenvolve uma intensa ofensiva ideológica procurando diabolizar tudo o que é público e endeusar o todo-poderoso «mercado».

Mas, para quem ainda tivesse dúvidas, aí estão os resultados a mostrar as consequências do crime das privatizações na vida das pessoas em benefício dos lucros colossais que os grupos económicos acumulam. É o caso dos CTT, uma empresa pública que tinha resultados positivos e que, uma vez entregue aos grupos económicos, viu os seus accionistas arrecadarem esse riquíssimo património e obter elevados lucros.

Para os trabalhadores, o povo e o País o resultado é profundamente negativo: mais estações encerradas, serviço pior e cada vez mais caro (foi anunciado novo aumento de 6,5% dos serviços postais para este ano), os trabalhadores mais sobrecarregados nos horários e com vínculos menos seguros. 

O PCP entende que o controlo público dos sectores estratégicos e o investimento no que já é público é prioridade inadiável. Por isso mesmo, não abdica da TAP como empresa pública e de bandeira, para a qual se exige uma gestão de serviço público e não a partir de critérios privados, como vem acontecendo nos últimos 20 anos em que – por opção do PS e do PSD e pela cega submissão ao processo de liberalização do sector aéreo imposto a partir da Comissão Europeia – se encontra em processo de privatização.

O Governo pode fazer valer os interesses de Portugal e defender a sua soberania; capacitar o País dos recursos de que necessita para melhorar o nível de vida da sua população; recuperar para o domínio público os sectores estratégicos; travar o aumento dos preços de bens essenciais, de maneira a pôr um travão de uma vez por todas na especulação; tal como pode taxar os lucros extraordinários obtidos à custa da especulação e do acentuar da exploração. Mas não o faz, porque são outras as suas opções, que marcam a política de direita que trouxe o País à situação que conhecemos. Opções que PSD, CDS, Chega e IL partilham, mesmo quando cinicamente as criticam.

Perante esta situação, impõe-se com cada vez maior urgência a construção de uma verdadeira alternativa, a alternativa patriótica e de esquerda, capaz de dar solução aos problemas, melhorar as condições de vida dos trabalhadores e do povo, dotar o País dos instrumentos necessários ao seu desenvolvimento.

 

Reveste-se, pois, de grande importância o processo de lutas em desenvolvimento em diversas empresas e sectores e a mobilização para o Dia Nacional de Indignação, Protesto e Luta, convocada pela CGTP-IN para o próxima quinta-feira, com greves e paralisações em todos os sectores e em todo o País.

 

Nas ruas, nos locais de trabalho, nas instituições, o Partido continuará a intervir com a determinação e confiança de quem age sempre ao serviço dos trabalhadores e do povo, dos seus interesses e direitos. Por isso mesmo, quanto mais força for dada ao PCP, mais forte será a sua intervenção.


Opinião
Actual

Mais famílias, mais pequenas

O Instituto Nacional de Estatística continua a divulgar dados do Censos de 2021, fornecendo elementos essenciais a quem queira conhecer o País...
Actual

Não se enganam

O Secretário-geral do PCP encontrou-se, nos últimas semanas, com dezenas de jovens para debater a situação do ambiente, matéria que tem...
Actual

Os preços sobem e a inflação desce?!

Quem olhar para os títulos dos jornais (edições electrónicas) de 31 de Janeiro, sobre a evolução da inflação nesse mês, no mínimo ficará...
A talhe de foice

Passatempos

Um popular passatempo, publicado em jornais e revistas, consta de duas imagens à primeira vista semelhantes, exceptuando umas poucas...
Crónica Internacional

Entrevistas

Artigo de acesso livre

O General alemão Harald Kujat deteve o mais alto cargo militar das Forças Armadas alemãs e, mais tarde, da NATO (presidente do Comité Militar...
Em Destaque

Defender o SNS para garantir direitos às mulheres e às crianças

O Serviço Nacional de Saúde tem de ser defendido «também como elemento central para a consagração dos direitos das mulheres e das crianças», afirmou o Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, no debate «A Saúde na gravidez, no parto e na infância – o papel essencial do SNS», realizado no sábado em Lisboa.

Em Foco

Aproveitar potencialidades, responder aos problemas concretos

Artigo de acesso livre

O PCP vai dar ainda maior centralidade ao tema da habitação. Agendado para dia 15 está já um projecto para criar um regime de protecção da habitação própria face ao aumento dos encargos com o crédito à habitação, anunciou-se nas suas Jornadas Parlamentares, que decorreram esta segunda e terça-feira, em Beja.

PCP

Apostar na produção valorizar o trabalho

Com potencialidades para crescerem e contribuírem para o desenvolvimento económico, com trabalhadores a necessitarem de ser valorizados, a Lisnave e o Arsenal do Alfeite mereceram visitas de Paulo Raimundo no final da semana passada.

Nada ilude responsabilidades sobre escândalos na banca

«As conclusões retiradas pelo PCP das várias comissões de inquérito mantêm-se actuais, estranhando-se que o PSD procure reescrever a história», nota o Partido a propósito da polémica em torno da intervenção dos Governos PSD/CDS e PS no Banif e BPI.

Nos 100 anos de Laura Lopes

Nascida a 29 de Janeiro de 1923, Laura Lopes fez no domingo 100 anos. Natural de uma família operária, foi...

Militância convicta

«É o lugar natural para se estar», afirma um dos jovens com quem o Avante! esteve à conversa esta semana. José, 24...
Trabalhadores

Lutas convergem para dia 9 no trabalho e nas ruas

Greves e paralisações, plenários, concentrações e manifestações, em todos os distritos e sectores, vão fazer da próxima quinta-feira um «dia nacional de indignação, protesto e luta», em resposta ao apelo da CGTP-IN.

Greve de aviso na Hanon

Os trabalhadores da Hanon Systems, em Palmela, fizeram greves de cerca de uma hora por turno, a 26 de Janeiro, e...

«Mês de luta» para enfermeiros

«Fevereiro é mês de luta pela resolução das injustiças relativas e pagamento dos retroactivos a 2018», anunciou o Sindicato dos Enfermeiros...
Nacional

JCP abre inscrições para Concurso de Bandas

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Bandas Novos Valores, promovido pela JCP, que apurará quatro bandas para integrar a programação dos palcos da Festa do Avante!. O lema é, este ano, «Vive a Festa! Constrói a Paz!».

Hortas comunitárias em Grândola

Na passada semana, foram renovados os acordos de utilização de parcelas das Hortas Comunitárias de Grândola, entre a Câmara Municipal e os...
Europa

Luta cresce em França para defender pensões

Cerca de três milhões de pessoas manifestaram-se em França na terça-feira, 31, contra o projecto de alteração do cálculo das pensões de reforma. Em Paris, a mobilização reuniu meio milhão de trabalhadores e registaram-se cerca de 250 concentrações pelo país.

Uma moderna forma de exploração

Desregulação, liberalização e precariedade são a face de uma política que encara as novas tecnologias como uma renovada e moderna oportunidade...
Internacional

Repressão na Palestina agravada em Janeiro

Aumenta a repressão israelita na Palestina ocupada, onde uma incursão militar no campo de refugiados de Jenim, na Cisjordânia, provocou 10 mortos e duas dezenas de feridos. Nos primeiros 29 dias do ano foram assassinados 33 palestinianos pelas forças israelitas.

Protestos populares no Peru exigem renúncia da presidente e eleições

No Peru, as manifestações populares exigindo a renúncia da presidente em funções e do seu governo, bem como a dissolução do parlamento e a realização de eleições antecipadas ainda em 2023, duram há quase dois meses e não dão sinais de abrandar, apesar da escalada da repressão policial.

EUA pressionam países africanos

Os Estados Unidos da América e aliados multiplicam pressões sobre países africanos procurando levá-los a mudar as suas posições de...
Temas

A vitória da URSS em Stalinegrado foi há 80 anos

A 2 de Fevereiro comemoram-se os 80 anos da vitória do Exército Vermelho na Batalha de Stalinegrado, a mãe das batalhas da II Guerra Mundial e quiçá a maior da história. A batalha no Volga, tendo como epicentro a cidade de Stalinegrado (Volgogrado), envolveu cerca de 2,2 milhões de militares, ao longo de 200 dias e noites, de 17 de Julho de 1942 a 2 de Fevereiro de 1943, numa extensa frente, abrangendo o território russo dos actuais distritos de Voronej, Rostov, Volgogrado e da República da Kalmykia.

Argumentos
Memória
Sugestões da semana

Sugestões da semana

Dança Entrelaçados, Festival de Dança Contemporânea, com Coreografia de Carla Jordão, pela Companhia de Dança de Almada. Dia 8, 21h30, no...
Aconteceu

Dia Nacional do Sargento

A Associação Nacional de Sargentos (ANS) está a celebrar o 31 de Janeiro, Dia Nacional do Sargento, com comemorações e eventos a acontecer por...

Casa do Alentejo celebra centenário

As comemorações do centésimo aniversário da Casa do Alentejo, em Lisboa, começaram no dia 26 com a apresentação da programação, que conta com...

Paulo Raimundo

Artigo de acesso livre

Secretário-geral do PCP   5ª Feira – 02 de Fevereiro   SINTRAMais força aos...

Reuniões e outras iniciativas

Artigo de acesso livre

Algarve Lagos - Sábado, 4, 14h30, curso de formação «Situação Internacional – Ofensiva...

Centenário de José Saramago

Artigo de acesso livre

Pinhel-Guarda - Sábado, 11, 15h00, Sessão em torno do livro «José Saramago, um escritor com o...

CDU

Artigo de acesso livre

Aljustrel - Dias 4 e 5, Jornadas Concelhias CDU.  

JCP

Artigo de acesso livre

Lisboa - Sábado, 4, 19h00, Pintura de mural em defesa da Constituição: Direito à Saúde, junto ao...

XVI Brigada Internacional Primeiro de Maio de Trabalho Voluntário e Solidariedade com Cuba

Artigo de acesso livre

23 de Abril até 7 de Maio de 2023 Uma forma efectiva de exercer solidariedade com Cuba....

Conhecer Portugal

Artigo de acesso livre

- 18 de Março: Excursão a Setúbal, com visita guiada ao Museu do Trabalho, ao Forte de São Filipe...

Viagens

Artigo de acesso livre

Madrid da Resistência e a Batalha do Jarama16 a 19 de Fevereiro 2023 Paris - nos 152 anos da...

A semana em resumo

Frases

“Nos últimos 12 anos, os professores tiveram o seu salário desvalorizado em 24%, viram-se...