Editorial

POR UMA FORTE GREVE GERAL

Os últimos dias ficaram marcados pela impressionante luta dos professores em defesa dos seus direitos e da Escola Pública de...
Opinião
A talhe de foice

A desordem

A desordem instalou-se no topo do Estado, ao ponto de nada e ninguém já inspirar confiança. Em contrapeso, no topo...
Actual

O melhor da vossa atenção

Recentemente o secretário-geral do PS saiu-se com esta pérola: «o investimento brasileiro não é bem...
Actual

O incómodo

Com o seu congresso marcado para o primeiro fim-de-semana de Julho o CDS fez saber ao País que os centristas andam incomodados. O...
PCP

Uma batalha de todos os dias

Contra os projectos para privatizar a água e transformá-la numa fonte de negócio e de lucro à custa do direito de todos, é no PCP e na CDU que reside a mais sólida e coerente força que se bate, em todo o País, contra a apropriação privada da água e que, ao lado das populações, resiste a esta criminosa intenção, lhe faz frente nas autarquias onde é responsável pela gestão e organiza a luta das populações para a derrotar.

Crónica Internacional

ADM 2.0

Há uma década, o imperialismo lançou uma enorme campanha de desinformação alegando que o Iraque de Saddam...
Em Foco

Greve geral é para todos

Nos dias que correm, até começar a greve geral, todas as horas contam para esclarecer, mobilizar e organizar uma luta que precisa ganhar a adesão de todos aqueles que são atingidos pela acção do Governo, pela política que este prossegue e pelas medidas que ameaça aplicar nos próximos tempos.

Festa da terra<br>em louvor da luta

Foi bonita a homenagem em Beja a Álvaro Cunhal, com a iniciativa «Alentejo Terra Luta Arte e Futuro», no âmbito das comemorações do centenário do seu nascimento. A Casa da Cultura encheu-se no sábado (15) à noite para ouvir canções de louvor à Reforma Agrária de Abril e de incitamento às lutas dos dias de hoje, num concerto de qualidade. Antes, uma dezena e meia de grupos corais alentejanos participaram da festa desfilando e cantando no centro histórico da cidade. 

PCP

Construir a melhor das festas

Image 13437

Falta pouco mais de uma semana para o início das jornadas de trabalho para a construção da Festa do Avante!. A primeira é no sábado, 29 de Junho.

Defender o passe social intermodal

O passe social intermodal é uma conquista de Abril que consagrou a mobilidade como um direito. O PCP quer travar a ofensiva em curso contra mais esta garantia.

É para concluir

O PCP apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução recomendando ao Governo...

Combater a pobreza

O Grupo Parlamentar e a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP promoveram em conjunto uma...

Basta de roubo!

A Comissão Concelhia de Sintra do PCP tem em curso uma campanha de sensibilização e esclarecimento dirigida aos...
Trabalhadores

Batalha pela educação

No dia 17 realizou-se «uma das mais fortes e expressivas greves dos docentes até hoje realizadas em Portugal», destacou Mário Nogueira.

Obrigado, professores!

«Aos professores dizemos “obrigado!” por defenderem um direito que é de todos», declararam várias...

Manifestações dia 27

Para aderir à greve geral, basta não ir trabalhar na próxima quinta-feira. Desempregados, reformados e a população, em geral, devem juntar-se às iniciativas públicas que a CGTP-IN leva a cabo por todo o País.

Decisão de lutar

Em empresas bem diferentes, os trabalhadores tomam a mesma decisão: lutar pelo pagamento de salários justos a tempo e horas, contra a instabilidade e o perigo de encerramento e despedimento.

A lei manda pagar

O Estado está obrigado a pagar, durante o mês de Junho, o subsídio de férias aos trabalhadores da Administração Pública, declarou a Frente Comum de Sindicatos.

Reabram os Correios!

O Sindicato Nacional dos Correios e Telecomunicações realizou ontem, ao fim da manhã, junto...
Assembleia da República

Subsídios são para pagar já

O PCP exige que o Governo pague – e pague já – o subsídio de férias aos trabalhadores e reformados da administração pública. Se não o fizer age como um vulgar fora-de-lei.

Impedir crime contra o País

O PCP reafirma a sua oposição frontal à privatização dos CTT, considerando-a «um crime contra o povo e o País». «É tirar o que é de todos para garantir o lucro de alguns», lembra o deputado comunista Bruno Dias.

Salvar a empresa e o emprego

É preciso «impedir que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo fechem e que os 620 trabalhadores sejam despedidos», exortou na semana transacta no Parlamento o deputado Honório Novo.

Exercer os direitos

O PCP considera «inaceitável» a admissão do primeiro-ministro em alterar a lei para assegurar a estabilidade dos...

Investigação clínica

Com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP e PS e a abstenção do PCP, PEV e BE o Parlamento aprovou, na generalidade, a...

Isenções em sede de IRS

O Parlamento aprovou por unanimidade, em votação final global, o diploma do Governo que isenta em sede de IRS as...
Nacional

Mudar de página em Loures

O comício de apresentação dos candidatos da CDU ao concelho de Loures, que se realizou no dia 14 em São João da Talha, contou com a presença de centenas de pessoas.

Em defesa da água pública

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a CDU de Almada proferiu, no dia 5 de Junho, uma declaração «em defesa da água pública».

«Intervenção urgente»

Uma delegação da CDU, constituída, entre outros, por Carlos Almeida e Carla Cruz, respectivamente primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Braga, visitou, no dia 1, o Bairro Social de Santa Tecla, de modo a inteirarem-se das condições em que vivem os seus moradores. 

Alternativa para o Algarve

A CDU já tem candidatos apresentados aos municípios de Albufeira e Portimão, para mudar profundamente o rosto das autarquias da região, a bem das populações.

Na senda do desenvolvimento

Jerónimo de Sousa participou, domingo, na sardinhada convívio da CDU no concelho de Benavente, realizada na zona ribeirinha de...

Jovens com a CDU

No dia 5 de Junho foi apresentada, na Praça do Rossio, em Lisboa, a Juventude CDU, que integra a JCP, a Ecolojovem e muitos outros...

Reforçar em Almeirim

No dia 8 de Junho foram apresentados os cabeças de lista da CDU à Câmara, Sónia Colaço, e à...

Triste realidade

A Câmara de Viseu tem feito, em muitas zonas da cidade, sobretudo em períodos pré-eleitorais, um investimento avultado na...

CDU alerta para degradação

Pedro Carvalho, vereador e candidato da CDU à presidência da Câmara do Porto, visitou, no dia 2, o Bairro D. Leonor, tendo...
Europa

Governo de Samaras batido

A decisão do Conselho de Estado, dia 17, de reiniciar as emissões da radiotelevisão pública foi aplaudida por milhares de manifestantes concentrados frente à sede da ERT.

Para sair da crise

Milhares de pessoas manifestaram-se, no domingo, 16, nas principais cidades de Espanha, exigindo a criação de empregos e o fim da austeridade.

Protesto no PE

Os deputados do grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica realizaram um protesto no...

Irlandeses contra G8

Milhares de irlandeses manifestaram-se no sábado, 14, em Belfast, contra as políticas do G8, cuja cimeira está a...

Necessidade urgente

O Parlamento Europeu aprovou, dia 11, um relatório sobre a habitação social na União Europeia, que reflecte a...

Escutas no G20

Duas reuniões do G20 realizadas na Grã-Bretanha, em Abril e Setembro de 2009, foram aproveitadas pelos norte-americanos para...

O discurso do Presidente

No passado dia 12 de Junho, o Presidente da República foi convidado a intervir na sessão...
Internacional

Mais força aos trabalhadores <br> para construir o socialismo

O aprofundamento do processo bolivariano e a resolução dos problemas suscitados no seu percurso, exigem que os trabalhadores sejam protagonistas maiores do projecto transformador colectivo cujo propósito é, assumidamente, a construção do socialismo, sublinhou Yul Jabour, da direcção do Partido Comunista da Venezuela (PCV), em entrevista concedida ao Avante! durante a sua estadia em Portugal, no início deste mês.

FAO distingue Venezuela

O presidente Nicolás Maduro, recebeu, domingo, em Roma, a distinção que a Organização das...

Turcos não vergam

A greve geral convocada para segunda-feira por duas grandes centrais sindicais foi a resposta popular à repressão com que o governo da Turquia procura travar os protestos.

Guião conhecido

Bachar al-Assad rejeita as acusações de uso de armas químicas por Damasco, reiteradas a semana passada pelos norte-americanos, que repetem a narrativa das agressões ao Iraque e à Líbia.

Justiça e resistência

Organizações sociais e partidos políticos de esquerda declararam o 15 de Junho como o Dia da Luta pela Terra no...

Protestos alastram no Brasil

Milhares de pessoas voltaram a protestar, ao final da tarde de segunda-feira, em grande cidades brasileiras contra o agravamento das tarifas...

Luta não cessa no Chile

Os trabalhadores dos portos e da indústria do cobre vão manifestar-se a 26 de Junho, no mesmo dia que os estudantes chilenos o...

Correa alerta para golpe

O povo equatoriano e os militares devem manter-se vigilantes e prontos a mobilizarem-se para defender a democracia, apelou, sábado, o...
Temas

Pela democracia e pela paz

Em solidariedade para com a luta do povo turco, que há semanas exige nas principais cidades do país, e em especial na Praça Taksim, em Istambul, o direito a viver em plena democracia, de paz e de progresso, um conjunto de ilustradores portugueses tomou a iniciativa de, com a sua arte, alertar a opinião pública para a grave situação que se vive na Turquia. São essas ilustrações, cedidas ao Avante!, que nesta edição começamos a publicar.

Argumentos
TVisto

Raiz

Escrevo na segunda-feira, 17, dia da grande contestação dos professores não apenas às decisões e projectos...
Religiões

Enigmas do novo Papa

Enigmaticamente, o cardeal Ratzinger abdicou do seu trono de Sumo Pontífice. Não menos enigmática foi a sua...
Aconteceu

Trabalhadores pagam cortes

Os despedimentos e redução de efectivos e de direitos dos funcionários públicos representam 2,2 mil milhões...

População diminui

A população residente em Portugal manteve em 2012 a tendência de queda, com menos 55 mil pessoas do que no ano anterior,...

Crise e saúde

O Observatório Português dos Sistemas de Saúde acusa o Governo de ainda não ter feito um diagnóstico oficial...

Igualdade abaixo da média

Portugal está abaixo da média da União Europeia no Índice da Igualdade de Género, apresentado, dia 12, em...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP    ...

A semana em resumo

Frases

“As condições do mercado de trabalho continuam extremamente difícieis,...