Editorial
Opinião
PCP

Revanchismo e desorientação

A tentativa de condicionamento político ensaiada pelo PSD no decurso do debate parlamentar sobre o Estado da Nação ficará registada como uma nova e patética prova da desorientação que reina pelos lados do partido da Lapa. O exercício a que Aguiar Branco se entregou dedicando ao PCP a sua intervenção revela desde logo uma ostensiva ignorância da natureza, princípios e coerência do Partido pretendeu atingir.

Actual

Retalho de um país

Os meses de Verão trazem às nossas aldeias uma vida que há muito é só memória de um tempo em que...
Actual

A «ordem» na Europa

Independentemente das cortinas de fumo que continuam a rodear os recentes ataques em França e na Alemanha – e que necessitam de...
Actual

O Candidato

Nos EUA cresce um sentimento de desconforto e revolta com a evolução do capitalismo. Não é ainda uma...
A talhe de foice

Será a UE

No final da semana o Expresso publicou, em sequência de curta duração, a «notícia» de que a...
Crónica Internacional

Turquia

Um emaranhado de considerações e especulações continua a ofuscar a nítida compreensão das...
Em Foco

Lições actuais com raízes na história

Jerónimo de Sousa esteve sexta-feira, 22, na Lousã, a participar num jantar evocativo do IV Congresso do PCP, realizado naquele concelho do distrito de Coimbra há exactamente 70 anos. O Secretário-geral do PCP sublinhou o seu significado na época e valorizou a importância de muitas das suas teses e decisões para a luta que o Partido hoje trava pelo progresso e a soberania.    

PCP

Correias de transmissão

O frenesim mediático em torno das propaladas sanções europeias tem marcado a agenda dos últimos dias e semanas. A...

Só a TAP pública defende os interesses nacionais

A venda de cinco por cento das acções da TAP aos trabalhadores é «uma burla» e «uma armadilha», considera o PCP, para quem é necessário recuperar para o Estado a totalidade do capital da empresa.

Batalha crucial pelo futuro

Assinalando os 80 anos sobre o início da Guerra Civil de Espanha, o Avante! evoca a firme e constante solidariedade do PCP aos trabalhadores e ao povo do país vizinho, que se prolongou muito para lá da vitória fascista.

Novo rumo para a Madeira

O PCP está a promover, na Madeira, uma iniciativa política regional sob o lema «É necessário um novo...
Trabalhadores

Verão de lutas

A Fiequimetal/CGTP-IN destacou vários casos de empresas da indústria e energia onde, mesmo com Julho a findar, ocorreram greves e outras acções de luta, com expressão pública, nos últimos dias.

Precariedade exposta

Os elevados níveis de emprego precário no aeroporto de Lisboa, mas também os salários baixos e os horários à vontade do patrão, foram publicamente expostos e condenados, numa acção conjunta de várias estruturas da CGTP-IN.

Greve na Saúde

Os sindicatos dos Enfermeiros e da Função Pública mantiveram a greve na Saúde, com início às zero horas de hoje, para exigir o fim das discriminações no horário de trabalho e a admissão de pessoal há muito necessário nos serviços.

Carristur espera Finanças

No dia 22, sexta-feira, a meio da manhã, um grupo de trabalhadores da Carristur realizou uma marcha de...

Gestamp despede

Para hoje, 28, está agendado um novo plenário dos trabalhadores da Gestamp, que terá lugar, às 15 horas, junto...

Greve na TN

Os trabalhadores da TN (Transportes Nogueira e FRT Cargo), em Famalicão, estiveram ontem em greve em defesa da...

Aumentos no Pingo Doce

Perante a luta e o descontentamento dos trabalhadores, nomeadamente em torno do caderno reivindicativo dinamizado pelo Sindicato do...
Assembleia da República

Injustiça continua por reparar

Ainda não foi desta que se fez justiça aos docentes com 40 anos de descontos reconhecendo-lhes o direito de aposentação sem penalizações. Diplomas nesse sentido do PCP e do PEV foram inviabilizados, dia 20, no Parlamento, mas ficou a garantia de que a luta por esse objectivo não irá parar.

Persistem as dúvidas e preocupações

O projecto de lei destinado a permitir a gestação de substituição, com alterações introduzidas após o veto do Presidente da República, foi aprovado dia 20 pela Assembleia da República.

TDT com mais canais

Vai ser alargada a oferta de canais na televisão digital terrestre (TDT). Esse é o resultado da aprovação pelo...
Nacional

Pôr fim às portagens

A aplicação de 15 por cento de desconto aos veículos que circulem, a partir de 1 de Agosto, em algumas auto-estradas localizadas no interior do País e no Algarve é «insuficiente». Exige-se, por isso, a revogação das portagens nessas vias.

Regulação pública <br>do mercado do leite

João Ferreira terminou, sexta-feira, 22, uma visita de cinco dias às ilhas do triângulo. No final, anunciou que os os deputados do PCP vão lançar uma declaração escrita no Parlamento Europeu (PE) para a criação de um mecanismo de regulação do mercado do leite.

Acampamento da Paz

Começa amanhã, 29, e termina no domingo, 31, o Acampamento pela Paz que este ano se realiza em...

Concorrência onde vale tudo

A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) alerta para as «ideias perigosas» recomendadas pela Autoridade da...
Europa

Tragédia no Mediterrâneo

Mais de 2900 pessoas perderam a vida ou desapareceram no Mediterrâneo desde o início do ano, quando tentavam alcançar o continente europeu.

Luta só começou

O governo de Hollande-Valls voltou a recorrer ao artigo 49.º da Constituição francesa para fazer passar, dia 21, sem votação, a versão definitiva da contestada Lei do trabalho.

Internacional

Pequim contra ingerências

A tensão no Mar do Sul da China domina os debates da 49.ª reunião ministerial da ASEAN, esta semana, em Vientiane. Pequim avisa os Estados Unidos de que a Ásia Oriental necessita de parcerias, não de ingerências.

Ancara e Washington <br>com relações tensas

Prossegue a purga na Turquia, na reacção ao golpe militar falhado de 15 de Julho. Ancara exige a Washington a extradição do clérigo Fetullah Gulen, acusado de ser o mentor da intentona.

Libertem Bilal Kayed!

O preso palestino Bilal Kayed encontra-se em greve de fome por tempo indeterminado, desde 15 de Junho, como forma de luta para exigir a...

Botas no chão líbio

O secretário norte-americano da Defesa, Ashton Carter, submeteu à Casa Branca um plano pormenorizado para levar a cabo...
Argumentos
TVisto

Estrondos, Europa, regressos

Liga-se o televisor e, se não tivermos sorte, logo os nossos olhos e ouvidos são invadidos pelas imagens e sons de atentados a...
Memória
Festa do Avante!

Compositores

George Bizet (1838-1875)Suite L’ Arlésienne nº. 2Composta como música de cena para a...

Solistas

Ana Paula Russo (soprano)  Nasceu em Beja em 1959. Completou o Curso Superior de Canto do...

Programa

Georges Bizet«L’Arlesiénne» n.º 2 – OrquestraGiusepppe Verdi«Va pensiero» da ópera...
Aconteceu

Bronze nas Olimpíadas de Biologia

Susana Henriques Afonso, de Lisboa, conquistou uma medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Biologia, que decorreram no...

Faleceu António Inverno

O artista plástico António Inverno faleceu, dia 21, aos 71 anos, num hospital de Lisboa. Nasceu em 1944, em Monsaraz,...

Reuniões e iniciativas

Algarve - Hoje, 28, às 21h00, Comício/Festa em Quarteira, na Praça...

A semana em resumo

Frases

"A votação de ontem diz ao PS que cada vez que tiver de fazer entendimentos com o...