Editorial

TAREFA DO MOMENTO

Concretizada com assinalável êxito a grande manifestação pela Paz, contra a NATO, a sua Cimeira, os seus...
Opinião
Actual

Os batedores

São muitos, exibem cada vez mais descaradamente a sua vocação fascistóide e ocupam cada vez mais espaço e...
Crónica Internacional

Tigres em extinção

O «Tigre Celta», que durante anos foi propagandeado como «caso de sucesso» da integração europeia,...
PCP

As últimas batalhas e o próximo combate

O nosso próximo grande combate, aquele em que temos de concentrar maior atenção e mais energias, são as eleições para a Presidência da República. É necessário transformar a intervenção em torno da candidatura do camarada Francisco Lopes numa grande campanha política de massas.

Em Foco

«Derrotemos o imperialismo, por um mundo de paz,<br>solidariedade e transformação social»

Mais de 20 mil jovens de cerca de 150 países vão participar, de 13 a 21 de Dezembro, no 17.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), que este ano se realiza na África do Sul, e que tem como lema «Derrotemos o imperialismo, por um mundo de paz, solidariedade e transformação social». De Portugal vão cerca de 30 jovens, a título individual e em representação de diversas organizações, nomeadamente da JCP, da Ecolojovem, da Interjovem, da Associação Recreativa e Cultural de Músicos, do Sindicato dos Enfermeiros e de «Os Pioneiros».

Ao Avante!, Ana Sofia e Helena Barbosa, da JCP, e Valter Lóios, da Interjovem, explicaram que esta é a maior iniciativa juvenil, à escala internacional, de luta contra o imperialismo e um grande momento de unidade, debate e convívio entre jovens de todo o mundo que lutam e aspiram por um mundo melhor, de paz e solidariedade entre os povos.

 

Presidenciais 2011

Derrotar o fatalismo e a política de direita

Francisco Lopes esteve, na passada sexta-feira, no distrito do Porto, em várias acções de campanha, tendo começado o dia em Vila do Conde, onde, às 10 horas da manhã, o aguardava a calorosa recepção de cerca de meia centena de apoiantes, que o acompanharam pelas ruas da cidade numa acção de contacto com a população.

Afirmar a alternativa

Francisco Lopes participou em iniciativas com apoiantes e contactos com trabalhadores e a população em quatro distritos, campanha intensa de afirmação de uma política patriótica e de esquerda.

Cavaco foge ao debate

«A mais recente declaração da candidatura de Cavaco Silva sobre os debates televisivos entre os diferentes candidatos...

Mensagem de confiança

No âmbito da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República, realizou-se, sábado, na Cidade de...
PCP

Passos firmes no Algarve

Avanços na organização, na actividade e na presença pública do PCP foram assinalados por muitos dos cerca de três dezenas de camaradas que intervieram na 7.ª Assembleia da Organização Regional do Algarve. Esses passos firmes já dados e a necessidade da sua consolidação e alargamento foram também salientados pelo Secretário-geral do Partido, na intervenção de encerramento.

Cavaco apadrinha a política da pobreza

O recandidato Presidente deveria explicar como se pode combater a pobreza, que diz tanto o preocupar, apoiando uma política que tira milhões de euros nos apoios sociais, para os deixar ficar no bolso do grande capital - desafiou o Secretário-geral do PCP, no encerramento da 7.ª Assembleia da Organização Regional do Algarve.

Algarve a produzir

Na intervenção de encerramento, Jerónimo de Sousa voltou a defender que «a travagem da especulação...

Francisco Lopes vai a Boliqueime

As eleições presidenciais foram salientadas, na Assembleia, como uma das grandes batalhas em que os militantes comunistas...

Portugal a produzir

No âmbito da Campanha «Portugal a produzir», Jerónimo de Sousa esteve, sábado, no distrito de Portalegre, onde sublinhou que a defesa da produção e do aparelho produtivo são a resposta aos problemas do País.

Política de duas caras

A Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP (DOCP) considera que o PS, o PSD e o CDS/PP praticam uma...

Luísa Basto

O novo DVD de Luísa Basto – 40 anos a cantar o povo e a liberdade – é posto à venda a 16 de Dezembro, com o...
Trabalhadores

Luta revigorada com a greve geral

Saudando a greve geral como uma «extraordinária vitória dos trabalhadores», num quadro que exige a continuação imediata da acção sindical, a CGTP-IN  anunciou que prosseguirá a luta «pela superação dos problemas que o País enfrenta».

500 euros em Janeiro

O Governo quer fugir ao acordado sobre o salário mínimo nacional, mas não há nenhuma razão para que este não seja fixado em 500 euros, a partir de 1 de Janeiro.

Intensificar a luta

Saudando o importante contributo dado pelos trabalhadores dos transportes e das comunicações para o sucesso da greve geral, a Fectrans/CGTP-IN apelou à continuação da luta, nas empresas públicas e privadas.

Demissão nada muda

Os trabalhadores da Direcção-Geral das Alfândegas querem a prometida reunião com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e persistem no combate à fusão com a DGCI.

 

Governo quer destruir a ADSE

Se quem mais desconta sair, fica em causa a sustentabilidade do sistema, alerta o PCP, na nota que publicamos na íntegra, sobre as mudanças no Estatuto da ADSE que o Governo pretende pôr em prática em Janeiro.

 

Êxito confirmado

«Um êxito» foi como o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Celulose, Papel, Gráfica e Imprensa...

A luta saiu reforçada

Como por todo o País, a Direcção da Organização Regional de Viana do Castelo do PCP destacou que a luta dos...
Assembleia da República

Ajoelhar ao capital

Não passou no Parlamento o projecto de lei do PCP que visava tributar ainda em 2010 os dividendos que grandes empresas prevêem antecipadamente distribuir como forma de escapar ao fisco. A essa medida de elementar justiça fiscal opuseram-se PS, PSD e CDS/PP, num exemplo acabado de submissão do poder político ao poder económico.

500 euros são para cumprir!

Vai ou não o Governo cumprir o acordo firmado em 2006 em concertação social que determina um aumento do salário mínimo nacional para 500 euros em 2011? A dúvida permanece mesmo depois do debate de actualidade sobre a matéria promovido sexta-feira passada pelo PCP e destinado a confrontar o Governo com a obrigatoriedade de honrar os seus compromissos.

Assunto não encerrado

O PCP requereu a presença urgente do ministro Luís Amado na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros para...
Nacional

Todos contra as políticas do Governo

Todos os alunos da Escola Profissional de Ciências Geográficas, em Lisboa, manifestaram-se, quinta-feira, à porta da instituição, para exigir a responsabilização do Governo no ensino profissional e uma nova política neste subsistema de ensino.

Melhorar a vida das populações

No debate para as Grandes Opções do Plano para 2001 da Câmara de Santa Maria da Feira, a CDU manifestou-se contra a «forte restrição orçamental» do Governo, que, com o acordo do PSD, vai prejudicar, particularmente, as autarquias, com um corte de 370 milhões de euros.

PS entrega serviços a privados

A Câmara de Loures aprovou, na passada semana, com os votos contra dos vereadores do PCP, uma proposta apresentada pelo PS de...

MDM denuncia discriminações

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Núcleo de Viseu do Movimento Democrático de...

Marcha na Comporta

Os agricultores da Herdade da Comporta vão realizar, hoje, uma marcha de protesto, com tractores e outras máquinas...

Cinco dias pelos Cinco

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinala sexta-feira, apela-se a que, das 9 às 17 horas, e por cinco dias...

Um «abraço azul» em Almada

Com o objectivo de contestar o corte, por parte do Governo, de 150 mil euros da subvenção já contratada com o Teatro...
Europa

Estado de emergência contra grevistas

O governo espanhol decretou, no sábado, 4, o estado de emergência em resposta à greve não declarada dos controladores aéreos, que provocou o encerramento de todos os aeroportos durante 24 horas.

Acesso comprometido

Depois dos protestos de 10 e 24 de Novembro, os estudantes voltaram a sair às ruas do Reino Unido, no dia 30, anunciando novas acções para esta semana contra os cortes e aumentos das propinas.

Estudantes bloqueiam cidades

No dia em que o parlamento italiano discutiu e aprovou a reforma do sistema universitário, centenas de milhares de jovens organizaram...

Greve na <i>Finnair</i>

O pessoal de cabina da companhia aérea finlandesa está em greve desde dia 30 de Novembro, em protesto contra a...
Internacional

Crise capitalista exige resposta revolucionária

Mais de 51 delegações de Partidos Comunistas e Operários de 43 países reuniram-se, entre 3 e 5 de Dezembro, em Tshwane, África do Sul, tendo notado que a agudização da crise sistémica confirma os limites históricos do capitalismo e a necessidade da sua superação revolucionária.

Capital norte-americano engorda enquanto os trabalhadores definham

A taxa de desemprego e a pobreza avançam nos EUA enquanto os lucros do grande capital batem recordes. A situação assume contornos criminosos quando Democratas e Republicanos aliviam a carga fiscal sobre a grande burguesia e a transferem para os trabalhadores, a quem cortaram ainda o subsídio de desemprego e outros benefícios.

Obstáculos à paz

«Qualquer progresso para um acordo de paz requer a imediata suspensão da construção de novos colonatos, incluindo...
Temas

E no entanto, ela move-se…

Como se a verdade histórica dependesse de uma decisão parlamentar, a Duma russa, cuja maioria é constituída por partidos burgueses, decidiu [26.11] que foram os soviéticos quem executou os oficiais polacos, enterrados numa vala comum em Kátine. Uma curiosa demonstração da grande semelhança que existe entre a visão da verdade das supostas democracias capitalistas e a da Igreja Católica do Renascimento.

Política do PS e PSD leva o País à recessão

O FMI publicou em Outubro de 2010 um extenso documento com o título: «Perspectivas da economia mundial – Recuperação, risco e reequilíbrio». Na pág. 103 e seguintes, Capítulo 3, encontra-se um interessante estudo, intitulado «Serão dolorosos os efeitos macroeconómicos da consolidação fiscal?», em que se procura avaliar as consequências da consolidação orçamental na actividade económica. Embora nele se diga que abrange as consequências a curto prazo, no caso português, como rapidamente se concluirá, os efeitos da consolidação orçamental num período tão curto e com uma dimensão tão grande, para além dos efeitos devastadores, também se prolongarão por um longo período de tempo.

Argumentos
TVisto

Um rasgão no nevoeiro

O Porto Canal é, como a própria designação indica, um canal com preocupações predominante regionais,...
Pontos Cardeais

Atrasos I

Um livro publicado esta semana pelo Laboratório das Desigualdades avança dados tenebrosos. Por exemplo, Portugal é dos...
Aconteceu

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Domingo, 12   13h00,...

A semana em resumo

Frases

“Açores dão ‘bónus’ aos funcionários...