![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009576.jpg)
PCP
À guerra do capital…<br>respondemos com luta social!
Quanto mais a economia mundial é empurrada para uma espiral recessiva mais as classes dominantes concentram e centralizam capital e poder. Desenvolve-se assim uma escalada de guerra contra os direitos dos trabalhadores e dos povos, contra a democracia, a soberania e a paz.
Actual
O exame
Actual
Acima das possibilidades
Actual
Eles saber, sabem!
A talhe de foice
Arre macho!
Crónica Internacional
Stiglitz, ideólogo do capitalismo
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009590.jpg)
Pela sua saúde, lute
Promovida pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos, centenas de pessoas participaram, dia 19 de Janeiro, em Lisboa, numa acção de protesto e rejeição à política que o Governo está e se prepara para implementar contra os direitos dos utentes e o próprio Serviço Nacional de Saúde (SNS), cujo objectivo final é a sua total liquidação e privatização.
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009550.jpg)
Pela sua saúde, lute!
Promovida pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos, centenas de pessoas participaram, dia 19 de Janeiro, em Lisboa, numa acção de protesto e rejeição à política que o Governo está e se prepara para implementar contra os direitos dos utentes e o próprio Serviço Nacional de Saúde (SNS), cujo objectivo final é a sua total liquidação e privatização.
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009564.jpg)
Trazer mais mulheres para a luta
O pacto de agressão, para além do que representa de degradação das condições de vida dos trabalhadores e do povo, tem implicações acrescidas no estatuto e nos direitos das mulheres, concluiu o PCP num debate realizado no sábado.
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009563.jpg)
Construir um futuro mais justo e de progresso
Em ruptura com a política regional
Na véspera da assinatura do plano de ajustamento financeiro à Madeira, negociado desde Novembro entre o Governo Regional e o da República, Jerónimo de Sousa participou, no Funchal, numa audição sobre «Serviços Públicos e privatizações» e reuniu com entidades e organizações da área da Saúde.
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009562.jpg)
Novos aumentos e reduções de serviços
As novas tarifas a impor nos serviços de transporte público e as significativas reduções a introduzir no serviço prestado por algumas empresas constitui, para o PCP, um «novo salto» na negação do direito à mobilidade dos portugueses.
PCP responsabiliza sucessivos governos
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009561.jpg)
Provedor dos interesses do capital
Um ano depois da reeleição de Cavaco Silva como Presidente da República, o País está «mais pobre, mais dependente e menos soberano», afirmou Francisco Lopes, numa declaração à imprensa na segunda-feira.
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009560.jpg)
Tão jovem como o ideal que abraça
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009581.jpg)
Congresso da CGTP-IN<br> com prioridade à luta
Amanhã e sábado realiza-se em Lisboa o 12.º Congresso da CGTP-IN, num contexto de intensa luta dos trabalhadores, nos últimos meses, em que nos sindicatos, federações e uniões também decorreu o debate preparatório da reunião magna da central. Desenvolvendo o lema «Portugal desenvolvido e soberano – Trabalho com direitos», o projecto de Programa de Acção afirma como prioridade do movimento sindical unitário «prosseguir e intensificar a luta contra esta política, pelo trabalho com direitos».
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009589.jpg)
Os direitos são para defender
Mais de três mil trabalhadores participaram, sábado, em Guimarães, numa marcha em defesa das 40 horas semanais e contra as alterações à legislação laboral.
Marchar por trabalho com direitos
«Contra o desemprego, não fiques parado! Marcha pelo trabalho com direitos» foi o lema das acções da Interjovem/CGTP-IN contra a precariedade e o desemprego, entre dia 16 e ontem.
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009585.jpg)
Vitória da dignidade na <i>PosTejo</i>
Com a força da luta, os trabalhadores da Postejo, em Benavente, forçaram a administração a pagar os salários de Dezembro e os subsídios de Natal, após dois dias de greve e a ameaça de outros três.
Luta nos transportes
Fenprof reclama gestão positiva
Luta na <i>Amarsul</i>
«Novas oportunidades»
Desempregados exigem mudança
Travar redução salarial
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009586.jpg)
<i>Cerâmica Valadares</i>
<i>Unicer</i> quer abandonar Santarém
<i>Telcabo</i> quer encerrar a <i>Tegael</i>
<i>Panrico</i> despede 47
Organizar para lutar, resistir para vencer
A Direcção Nacional (DN) da JCP realizou, nos dias 14 e 15 de Janeiro, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, a sua primeira reunião de 2012, onde analisou a situação política e social da juventude portuguesa, e traçou as linhas de orientação para o reforço da organização e da luta.
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009554.jpg)
Contra o fim do passe escolar
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009568.jpg)
«Quem vai ser derrotado no futuro é o Governo»
«Um acordo onde alguns ganham muito mas a maioria perde em toda a linha». Assim resumiu o Secretário-geral do PCP o texto acordado pelo Governo, patrões e UGT, no qual, acusa, «não há uma medida para promover nem o crescimento nem o emprego» mas, ao invés, uma orientação clara para «aprofundar o modelo de crescimento assente nos baixos salários».
Nada que se aproveite
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009566.jpg)
Espiral de aumentos não pára
O PCP condenou os cortes nos serviços de transportes e o aumento das tarifas, considerando que tais medidas representam um «abandono das populações» e um «roubo aos utentes».
Suspender e reflectir
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009567.jpg)
Asfixia à criação
Não à promiscuidade
Soluções desadequadas
Direitos violados
Valorizar a cortiça
Sobreiro
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009552.jpg)
Uma excelente programação
«Simplesmente complicado», de Thomas Bernhard, com direcção de um dos maiores encenadores do teatro mundial, Claus Peymann (pela primeira vez em Portugal), é o grande destaque da programação anual do Teatro Municipal de Almada (TMA) apresentada no dia 14 de Janeiro.
Estudantes em luta
Utentes contra aumentos
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009558.jpg)
Cerrada luta de classes na Grécia
Milhares de gregos cumpriram na terça-feira, 17, uma paralisação na região de Attica e manifestaram-se em Atenas contra a escalada na ofensiva antilaboral. Dois dias depois, o PAME interrompeu a farsa negocial que os sindicatos reformistas e o patronato levavam a cabo e chamou os trabalhadores a recrudescer a luta visando uma nova greve geral no início de Fevereiro.
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009557.jpg)
Monti aplica receita FMI
O Conselho de Ministros (CM) italiano aprovou, sexta-feira, 20, um pacote que avança na liberalização da economia, atingindo, sobretudo, certas camadas do sector dos serviços.
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009559.jpg)
Milhares rejeitam ataque ao trabalho
Greve geral convocada
Inês Zuber tomou posse
Cogitações climáticas
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009556.jpg)
Militares dos EUA ocupam Líbia
Doze mil soldados norte-americanos chegaram à Líbia consumando o domínio do país pelo imperialismo. A ocupação ocorre quando o território está mergulhado em conflitos entre facções do CNT, e um grupo armado supostamente leal ao antigo regime tomou de assalto a cidade de Bani Waled.
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009555.jpg)
Capital financeiro embolsa milhões
Os seis maiores bancos norte-americanos registaram lucros de dezenas de milhares de milhões de dólares em 2011, cenário que contrasta com o alastramento da pobreza e das desigualdades no país.
Cuba repõe a verdade
Povo com a vida adiada
Síria resiste à pressão
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009578.jpg)
Soviéticos libertaram «Fábrica da Morte»
Assinala-se amanhã 67 anos sobre a libertação de Auschwitz pelo Exército Vermelho, o mais conhecido dos campos de extermínio construídos pelos nazis. Horrorizados com o cenário que encontraram, os soviéticos denominaram o complexo de «Fábrica da Morte».
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009546.jpg)
Governo aliena sector energético
O sector da energia é estratégico em qualquer país, em termos de desenvolvimento e de independência nacional. Os governos, desde que tenham um mínimo de dignidade nacional e se preocupem verdadeiramente com o desenvolvimento do país, procuram sempre preservar este sector vital do controlo do capital estrangeiro. Em Portugal, infelizmente, tem-se verificado precisamente o contrário.
Se o governo de Passos Coelho vender, como já declarou ser sua intenção, os 51,1% do capital da REN que o Estado ainda detém, o sector da energia em Portugal cairá totalmente sob o controlo de grupos estrangeiros, cujos objectivos estratégicos não têm nada a ver com o desenvolvimento de Portugal.
TVisto
A cassete
Religiões
No cume da pirâmide moram os «illuminati» … ( 4 )
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009569.jpg)
Economia
O roubo às EP através<br>da repartição de receitas dos passes
Vamos neste breve texto tentar apresentar mais uma das verdades sobre as Empresas Públicas de Transportes que os capitalistas (e o seu Governo, e a sua comunicação social) tentam esconder dos utentes e dos trabalhadores, verdades que são autênticos crimes contra o erário público.
Indignados com Cavaco
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009574.jpg)
Em defesa da Linha do Tâmega
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009575.jpg)
UGT despreza trabalhadores
Reformados protestam em Leiria
PS e PSD contra Poder Local
![](https://www.avante.pt/images/cms-image-000009577.jpg)