
PCP
É preciso não ter memória curta
Crónica Internacional
Apagões
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Coragem
Actual
Olga, um filme inspirador
Actual
Bipolarização, reaccionarice e coragem
Actual
Hua Lo

Muitos milhares no 1.º de Maio garantem intensificação da luta
Artigo de acesso livre
A determinação para prosseguir e intensificar a luta, pelo aumento dos salários e pelas demais reivindicações colocadas pelos trabalhadores e pelo movimento sindical unitário, perpassou as intervenções de Tiago Oliveira e outros dirigentes da CGTP-IN, ficou inscrita na resolução aclamada na Alameda Dom Afonso Henriques, evidenciou-se nas faixas e cartazes e soou bem alto, nas palavras de ordem, em Lisboa e em todos os distritos e regiões autónomas, nas comemorações do Dia Internacional dos Trabalhadores.

Quem trabalha tem direito a uma vida digna
Artigo de acesso livre
No fim-de-semana em que, por todo o País, soou A Carvalhesa dos sistemas sonoros de largas dezenas de carros, a CDU afirmou as suas propostas para assegurar um País mais justo e uma vida melhor para quem cá vive e trabalha. Domingo, na Marcha do Trabalho que encheu de força e combatividade o núcleo urbano antigo do Seixal, reivindicou-se o aumento geral dos salários em 15 por cento, num mínimo de 150 euros para cada trabalhador.

A Juventude sai à rua em busca do futuro de Abril
Artigo de acesso livre
A Juventude CDU realizou, no sábado, 3, uma iniciativa nacional em Lisboa, precedida de um desfile dos Sapadores à Voz do Operário. Participaram centenas de jovens, assim como o Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo.

CDU discute, em Palmela, a situação da habitação
Artigo de acesso livre

Opções claras destacadas em Sines
Artigo de acesso livre

CDU propõe aumento e valorização das reformas e pensões
Artigo de acesso livre

Contra o militarismo e a guerra: coragem e clareza na defesa da paz
Artigo de acesso livre
Em tempos carregados de ameaças como aqueles em que vivemos, impõe-se coragem e clareza de posicionamentos. A CDU tem ambas de sobra, distinguindo-se de todas as outras forças por rejeitar firmemente o chamado “rearmamento europeu” e qualquer envolvimento de Portugal em conflitos ao serviço da NATO ou da UE, e por defender uma intervenção do País em prol da paz, da diplomacia e da resolução política dos conflitos internacionais – como, aliás, determina a Constituição da República Portuguesa.

Coragem e gente séria para avançar em Leiria
Artigo de acesso livre
No passado sábado, 3, centenas deslocaram-se ao Clube Desportivo Moitense, na Marinha-Grande, num grande jantar e iniciativa da CDU que contou com a presença de Paulo Raimundo e João Delgado, candidato por Leiria.

Defesa do ambiente na Lagoa de Albufeira
Artigo de acesso livre

Centenas no almoço de Vila Franca de Xira
Artigo de acesso livre
Em Beja, para pôr o País a produzir
Artigo de acesso livre

Grande apoio à CDU em Sobral de Monte Agraço
Na apresentação dos primeiros candidatos a todos os órgãos autárquicos do concelho, que decorreu, sábado, no Auditório Municipal de Sobral de Monte Agraço, a CDU traçou como objectivo manter as maiorias e recuperar a freguesia de Sapataria.

Prossegue a campanha para as legislativas

Apoiamos a CDU
Artigo de acesso livre

50 anos da vitória do Vietname sobre o imperialismo
No dia 30, decorreu no CT Vitória, em Lisboa, a sessão evocativa dos 50 anos da vitória do Vietname sobre a agressão do imperialismo norte-americano, que contou com Pedro Guerreiro, do Secretariado do CC.

AR discute «apagão» e soberania energética
O Militante n.º 396
Fiequimetal exige apuramento de causas do apagão
Numa nota de imprensa sobre o apagão de dia 28, a Fiequimetal alertou que, a seu tempo, deverão ser apuradas e divulgadas as causas do grave incidente que deixou o País sem energia eléctrica.

Greve na Nobre Alimentação por melhores condições

Greve nos bares da CP
Conquistas na Servigaia
Luta pelo salário na Monte Rei Golf

Solidariedade em Lisboa com as crianças da Palestina
Segunda-feira, em Lisboa, realizou-se um acto de solidariedade com as crianças da Palestina assassinadas no genocídio que Israel leva a cabo. Paulo Raimundo teceu fortes críticas ao Estado português por alinhar na «hipocrisia» da União Europeia.

CNA pede prorrogação das candidaturas ao PU 2025
Num ofício enviado ao Ministério da Agricultura, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) propôs a prorrogação do prazo de recepção de candidaturas ao Pedido Único (PU) 2025 por mais 21 dias, até ao dia 6 de Junho, sem penalização.
CUSPMT apresenta carta reivindicativa
Utentes da Trafaria em luta no próximo sábado
Moscovo celebra 80 anos da vitória da URSS sobre a Alemanha nazi
Romenos vão às urnas a 18 de Maio para segunda volta das presidenciais
Apagão ibérico debatido no Parlamento Europeu
O PCP propôs um debate no Parlamento Europeu sobre o apagão em Portugal e Espanha do dia 28 de Abril. O debate foi agendado para ontem (já depois do fecho desta edição) e decorreu durante a sessão plenária em Estrasburgo.
O 1.º de Maio e a conquista de direitos é património dos trabalhadores, não da UE

Trabalhadores comemoram primeiro de Maio com lutas
Artigo de acesso livre
O 1.º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, foi assinalado em países de diferentes continentes com lutas a exigir melhores salários e reformas, a reivindicar mais direitos laborais, a condenar bloqueios e sanções, a protestar contra as guerras e a exigir a paz.

Vietname comemorou 50 anos de reunificação
Artigo de acesso livre
O Vietname celebrou, no dia 30 de Abril, o 50.º aniversário da Libertação do Sul e da Reunificação Nacional com um grande desfile na Cidade de Ho Chi Minh, saudado por milhares de pessoas nas ruas.
Não são vassalos…

Na unidade pela paz e a democracia está o caminho para novos avanços
Artigo de acesso livre
Há 80 anos, a 9 de Maio de 1945, a Segunda Guerra Mundial terminava na Europa: o nazi-fascismo, expressão brutal do capitalismo, soçobrava perante o Exército Vermelho da União Soviética, as tropas das potências Aliadas e os movimentos de resistência popular. O papel destacado assumido na vitória pela União Soviética, pelos comunistas e por outros sectores patrióticos, progressistas e anti-imperialistas, moldou o cunho democrático do pós-guerra. O mundo nunca mais foi o mesmo.

Religiões
Depois de Francisco, e agora?
Artigo de acesso livre

Artes
Bonecos do povo
