Actual
O que nos diz Barroso
Actual
«Sigamos o cherne»
Actual
Lapsos ou nem por isso
A talhe de foice
Incentivos
PCP
Esta UE não serve <br>os trabalhadores e os povos
Conforme concluiu o Comité Central do Partido na sua última reunião, os recentes desenvolvimentos na União Europeia, nomeadamente a decisão do povo britânico de sair da UE, confirmam o que há muitos anos afirmamos: esta União Europeia não serve os trabalhadores e os povos e como consequência não tem futuro, está condenada ao fracasso e o processo de desintegração já começou. As razões são muitas aqui ficam referidas quatro.
Crónica Internacional
Tudo ligado…
Prioridades invertidas
No dia 8, sexta-feira, enquanto a EGF privada impunha a distribuição aos accionistas de mais cinco milhões de euros da Amarsul, manifestavam-se em Setúbal mais de 400 trabalhadores, eleitos locais e outros moradores, em defesa da gestão pública do sistema de tratamento dos resíduos sólidos.
NATO e guerra <br>rejeitadas nas ruas
Na sexta-feira, dia 8, centenas de pessoas compareceram na baixa lisboeta, para participarem no acto público convocado por 26 organizações, associadas na campanha «Sim à Paz! Não à NATO!», para marcar com o protesto popular o início, em Varsóvia, da 26.ª Cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Outras iniciativas tiveram lugar no Porto e em outras cidades.
Romper com imposições e condicionamentos
Num comunicado de anteontem, 12, o PCP reafirma a sua frontal rejeição à chantagem da União Europeia e apela à unidade do povo português em defesa dos seus direitos e do interesse nacional.
Alegria de viver e lutar
Jerónimo de Sousa participou recentemente no convívio regional de Aveiro do PCP, realizado no Parque Álvaro Nora, em Estarreja, no qual estiveram presentes centenas de militantes e simpatizantes do Partido.
Recepção calorosa
Defender os postos de trabalho
O PCP denuncia a intenção da Autoeuropa em promover despedimentos em empresas que laboram no parque industrial e garante que se baterá em defesa dos postos de trabalho.
Em defesa da Saúde pública
Os comunistas não poupam esforços na luta pela manutenção de unidades de saúde na esfera pública, com as valências e os profissionais adequados às necessidades das populações, e, nesse sentido, levam à prática uma intensa acção reivindicativa e propositiva.
Justas homenagens
«Fundação» é privatização encapotada
Solidários com a luta na Soares da Costa
Festa da Fraternidade
Desinteresse pela agricultura
Manipulação despudorada... <br>e paga
Soares da Costa tem de pagar
Depois de terem ido em manifestação ao Ministério do Trabalho, mais de uma centena de trabalhadores entraram anteontem na delegação da Soares da Costa, em Lisboa, e chegaram à fala com um administrador.
Balanço e reforço da luta
Na sexta-feira, dia 8, na Casa Sindical do Porto, mais de 180 delegados, em representação de três dezenas de sindicatos, apreciaram a actividade realizada e definiram linhas de acção para dar mais força à luta dos trabalhadores.
Urgência nos transportes
Greve na OGMA
9.º Congresso da US Braga
US Santarém exige <br>reforço da ACT
Mineiros recebem <br>deputada do PCP
Quebrar as amarras que bloqueiam o desenvolvimento
Leituras díspares quanto à situação do País marcaram o debate do estado da Nação. Aos que não descolam da estratégia de exploração e empobrecimento do passado recente, contraposta foi a visão dos que, sem ignorar diferenças, têm em comum o compromisso assumido de renovar a esperança e de lutar por um País melhor e mais justo.
«O direito inalienável de determinar o futuro»
O que mais dói a PSD e CDS
Ruína e dor que não se apagam
Não às sanções
Investimento público, precisa-se!
26.ª jornada de convívio e luta
No dia 10 de Julho realizou-se mais uma edição do Passeio das Mulheres CDU, que desta vez teve lugar na Barragem da Queimadela, em Fafe.
«Avante! Por um mundo de paz»
Ilda Figueiredo recebe Medalha de Honra de Gaia
Contra o branqueamento
O círculo vicioso da guerra
Os principais fornecedores de armas para o Médio Oriente e Norte de África são também os principais beneficiários de contratos para reforçar as fronteiras da UE.
Ingerência ilegítima
O Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), condenou, dia 5, a ingerência política e económica em Portugal e Espanha.
PE aprova nova guarda costeira
PSOE votará contra PP
<i>Banca Armada</i> ao serviço da guerra
Um total de 72 entidades financeiras dedicou 80 000 milhões de euros ao financiamento de 34 empresas de armamento convencional e nuclear, entre 2011 e 2015, revela um relatório divulgado pelo Centro Delàs de Estudos pela Paz.
NATO cerca Rússia
Os exercícios militares da NATO Sea Breeze 2016, no mar Negro, começaram esta segunda-feira, 11, após a cimeira em Varsóvia em que participaram delegações de 28 países da Aliança.
PCP no Fórum de São Paulo
EIPCO no Vietname
Estranhos frutos nas árvores do Sul
Petróleo e gás <br>no Algarve e Costa Alentejana
O gás natural e o petróleo, sem prejuízo de desenvolvimentos científicos e tecnológicos em curso susceptíveis do aproveitamento de outras formas de energia, são um recurso estratégico nas sociedades contemporâneas. Como qualquer recurso, ainda para mais limitado e escasso como é o caso, a decisão sobre o seu aproveitamento e utilização não é independente das condições em que se realiza, do tempo e do modo em como é efectuado, dos impactos económicos e ambientais da sua exploração, da natureza da propriedade em que esta actividade se desenvolve, da relação com outros recursos e actividades humanas.
O estado da cultura em Portugal
Na reunião de quadros com intervenção na área da cultura, realizada no passado dia 2 de Julho, actualizou-se e aprofundou-se o diagnóstico sobre as políticas culturais seguidas pelos sucessivos governos, as consequências de décadas de política de direita também na área da cultura, o seu flagrante conflito com a Constituição da República Portuguesa (CRP) e, consequentemente, com os interesses de desenvolvimento humano, social e cultural do povo português.
Cultura e ovos de ouro
Teatro
Festival de Almada <br>– resistir e vencer
TVisto
A discreta cimeira
Filme do Mês
Na terra de Oz
6 de Julho de 1871<br> – Morre Castro Alves
Expressão primordial da criação artística
Na 40.ª edição da Festa do Avante! a gravura estará em destaque no espaço das Artes Plásticas, situado no coração do Espaço Central, que este ano se localiza junto à nova entrada, no terreno da Quinta do Cabo. A exposição de desenhos do arquitecto Francisco da Silva Dias, «Cenas do Século XX», que completa a programação do espaço, apresenta uma visão sobre factos e figuras da cidade de Lisboa no início dos anos 60 do século XX.