Editorial

VERÃO DE PROPOSTA <br>E DE LUTA

Numa semana em que as atenções dos portugueses estiveram particularmente concentradas no Euro 2016 e nos europeus de atletismo...
Opinião
Actual

O que nos diz Barroso

A passagem de Durão Barroso de presidente da Comissão Europeia para presidente não executivo da Goldman Sachs diz-nos...
Actual

«Sigamos o cherne»

Era este o poema surrealista de Alexandre O'Neill que Margarida S. Uva adesivou ao marido, que agora se passou a chamar José Manuel...
Actual

Lapsos ou nem por isso

Os leitores das publicações do grupo Impresa receberam a semana passada uma mensagem por correio electrónico a promover...
A talhe de foice

Incentivos

O ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble afirmou anteontem, naquele tom verrinoso que o caracteriza, que o...
PCP

Esta UE não serve <br>os trabalhadores e os povos

Conforme concluiu o Comité Central do Partido na sua última reunião, os recentes desenvolvimentos na União Europeia, nomeadamente a decisão do povo britânico de sair da UE, confirmam o que há muitos anos afirmamos: esta União Europeia não serve os trabalhadores e os povos e como consequência não tem futuro, está condenada ao fracasso e o processo de desintegração já começou. As razões são muitas aqui ficam referidas quatro.

Crónica Internacional

Tudo ligado…

Os 134 pontos da declaração final da cimeira da NATO são perpassados por uma mentira: a NATO está a ser...
Em Foco

Prioridades invertidas

No dia 8, sexta-feira, enquanto a EGF privada impunha a distribuição aos accionistas de mais cinco milhões de euros da Amarsul, manifestavam-se em Setúbal mais de 400 trabalhadores, eleitos locais e outros moradores, em defesa da gestão pública do sistema de tratamento dos resíduos sólidos.

 

NATO e guerra <br>rejeitadas nas ruas

Na sexta-feira, dia 8, centenas de pessoas compareceram na baixa lisboeta, para participarem no acto público convocado por 26 organizações, associadas na campanha «Sim à Paz! Não à NATO!», para marcar com o protesto popular o início, em Varsóvia, da 26.ª Cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Outras iniciativas tiveram lugar no Porto e em outras cidades.

PCP

Romper com imposições e condicionamentos

Num comunicado de anteontem, 12, o PCP reafirma a sua frontal rejeição à chantagem da União Europeia e apela à unidade do povo português em defesa dos seus direitos e do interesse nacional.

Alegria de viver e lutar

Jerónimo de Sousa participou recentemente no convívio regional de Aveiro do PCP, realizado no Parque Álvaro Nora, em Estarreja, no qual estiveram presentes centenas de militantes e simpatizantes do Partido.

Recepção calorosa

Jerónimo de Sousa visitou no passado sábado, 9, as festas populares em honra de S. José...

Defender os postos de trabalho

O PCP denuncia a intenção da Autoeuropa em promover despedimentos em empresas que laboram no parque industrial e garante que se baterá em defesa dos postos de trabalho.

Em defesa da Saúde pública

Os comunistas não poupam esforços na luta pela manutenção de unidades de saúde na esfera pública, com as valências e os profissionais adequados às necessidades das populações, e, nesse sentido, levam à prática uma intensa acção reivindicativa e propositiva.

Justas homenagens

A Comissão Concelhia de Loures do PCP, evocou, segunda-feira, 4 de Julho, com uma romagem ao memorial na...

Festa da Fraternidade

A 10.ª edição da Festa da Fraternidade, promovida e organizada pela Comissão de Freguesia de Caldas das Taipas em...

Desinteresse pela agricultura

A Comissão Concelhia da Moita do PCP acusa o Partido Socialista de «desinteresse efectivo» pela economia do concelho. Em...
Trabalhadores

Soares da Costa tem de pagar

Depois de terem ido em manifestação ao Ministério do Trabalho, mais de uma centena de trabalhadores entraram anteontem na delegação da Soares da Costa, em Lisboa, e chegaram à fala com um administrador.

Balanço e reforço da luta

Na sexta-feira, dia 8, na Casa Sindical do Porto, mais de 180 delegados, em representação de três dezenas de sindicatos, apreciaram a actividade realizada e definiram linhas de acção para dar mais força à luta dos trabalhadores.

Urgência nos transportes

«Trabalhadores e utentes querem respostas urgentes», realçou a Fectrans/CGTP-IN, ao anunciar que vai realizar hoje, dia...

Greve na OGMA

A greve de 24 horas, na OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal, no dia 8, sexta-feira, mereceu uma avaliação...
Assembleia da República

Quebrar as amarras que bloqueiam o desenvolvimento

Leituras díspares quanto à situação do País marcaram o debate do estado da Nação. Aos que não descolam da estratégia de exploração e empobrecimento do passado recente, contraposta foi a visão dos que, sem ignorar diferenças, têm em comum o compromisso assumido de renovar a esperança e de lutar por um País melhor e mais justo.

O que mais dói a PSD e CDS

A reter do debate fica a atenção dedicada pelo PSD ao PCP e ao seu Secretário-geral. O número esteve a cargo do...

Não às sanções

A afirmação da nossa soberania e a exigência de que o País se liberte dos «constrangimentos externos que nos...
Nacional

26.ª jornada de convívio e luta

No dia 10 de Julho realizou-se mais uma edição do Passeio das Mulheres CDU, que desta vez teve lugar na Barragem da Queimadela, em Fafe. 

Europa

O círculo vicioso da guerra

Os principais fornecedores de armas para o Médio Oriente e Norte de África são também os principais beneficiários de contratos para reforçar as fronteiras da UE.

Ingerência ilegítima

O Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), condenou, dia 5, a ingerência política e económica em Portugal e Espanha.

PE aprova nova guarda costeira

O Parlamento Europeu aprovou, dia 6, em Estrasburgo, o regulamento que cria a Guarda Costeira e de Fronteiras Europeia, corpo que inclui um...

PSOE votará contra PP

O Comité Federal do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) decidiu dia 9, em Madrid, «por unanimidade dizer...
Internacional

<i>Banca Armada</i> ao serviço da guerra

Um total de 72 entidades financeiras dedicou 80 000 milhões de euros ao financiamento de 34 empresas de armamento convencional e nuclear, entre 2011 e 2015, revela um relatório divulgado pelo Centro Delàs de Estudos pela Paz.

 

NATO cerca Rússia

Os exercícios militares da NATO Sea Breeze 2016, no mar Negro, começaram esta segunda-feira, 11, após a cimeira em Varsóvia em que participaram delegações de 28 países da Aliança.

 

EIPCO no Vietname

O Grupo de Trabalho do processo dos Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) reuniu, dias 2 e 3 de Julho,...
Temas

Petróleo e gás <br>no Algarve e Costa Alentejana

O gás natural e o petróleo, sem prejuízo de desenvolvimentos científicos e tecnológicos em curso susceptíveis do aproveitamento de outras formas de energia, são um recurso estratégico nas sociedades contemporâneas. Como qualquer recurso, ainda para mais limitado e escasso como é o caso, a decisão sobre o seu aproveitamento e utilização não é independente das condições em que se realiza, do tempo e do modo em como é efectuado, dos impactos económicos e ambientais da sua exploração, da natureza da propriedade em que esta actividade se desenvolve, da relação com outros recursos e actividades humanas.

 

O estado da cultura em Portugal

Na reunião de quadros com intervenção na área da cultura, realizada no passado dia 2 de Julho, actualizou-se e aprofundou-se o diagnóstico sobre as políticas culturais seguidas pelos sucessivos governos, as consequências de décadas de política de direita também na área da cultura, o seu flagrante conflito com a Constituição da República Portuguesa (CRP) e, consequentemente, com os interesses de desenvolvimento humano, social e cultural do povo português.

Cultura e ovos de ouro

Entre a cultura e turismo há uma imbrincada rede de interesses. Património edificado, museus,...
Argumentos
TVisto

A discreta cimeira

Nos primeiros dez dias do mês em curso, os diversos canais abertos ou não que no seu conjunto são designáveis por...
Filme do Mês

Na terra de Oz

Michael Moore é um dos cineastas da esquerda estado-unidense mais reconhecidos na Europa. Associado ao...
Memória
Festa do Avante!

Expressão primordial da criação artística

Na 40.ª edição da Festa do Avante! a gravura estará em destaque no espaço das Artes Plásticas, situado no coração do Espaço Central, que este ano se localiza junto à nova entrada, no terreno da Quinta do Cabo. A exposição de desenhos do arquitecto Francisco da Silva Dias, «Cenas do Século XX», que completa a programação do espaço, apresenta uma visão sobre factos e figuras da cidade de Lisboa no início dos anos 60 do século XX. 

Aconteceu

Uruguai ganha processo a tabaqueira

Um tribunal arbitral do Banco Mundial pronunciou-se, dia 8, a favor do Uruguai, rejeitando as exigências da tabaqueira Philip Morris,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Soluções...

A semana em resumo

Frases

“Portugal não cumpriu o prazo para corrigir o seu défice excessivo, uma vez...