Editorial

CONTROLO PÚBLICO<br>DA BANCA

Na passada quinta-feira o PCP assumiu em declaração pública uma posição sobre os recentes desenvolvimentos...
Opinião
PCP

Por uma política fiscal<br>mais justa!

Não é, nunca foi, posição do PCP, clamar contra os impostos. Os impostos são indispensáveis para assegurar os meios ao Estado para que este garanta a todos o direito à educação, à saúde, à justiça, à mobilidade.

Actual

Marionetas do grande capital

O governo PSD/CDS é responsável por milhares de milhões de euros que o Estado «enterrou», nos últimos...
Actual

Sanções e mais sanções

Há duas semanas atrás, muitos foram os que cantaram vitória sobre a suposta decisão de não haver...
Actual

Velhas Modernices – II

José Mendes é mais que moderno, é um adiantado, vive num futuro próximo. É membro do Governo, e já...
A talhe de foice

Constrições

Atirando-se «com codícia» (como dizem dos touros) às viagens dos secretários de Estado ao futebol da...
Crónica Internacional

<i>Quo Vadis?</i>

Para onde vão os EUA? Até quando o povo norte-americano continuará a ser vitima da ditadura do capital financeiro e do...
Em Foco

Controlo público<br>é exigência central

Só o controlo público da banca poderá colocar este sector económico estratégico ao serviço do desenvolvimento do País e não da acumulação de lucros dos grandes grupos económicos, reafirmou uma vez mais o PCP em conferência de imprensa realizada no dia 4.
PCP

Incêndios exigem acção

O Grupo Parlamentar do PCP quer ver mandatado um grupo de trabalho, composto por deputados de todos os partidos, para, com a máxima urgência, promover uma reunião com a ministra da Administração Interna a fim de debater os problemas dos incêndios que assolam o País.

Apostar decididamente<br>na prevenção

Perante os fortes incêndios que nos últimos dias de Julho queimaram 600 hectares do Parque Natural da Serra da Estrela, o PCP volta a defender uma aposta decidida na prevenção.

Normativo inaceitável

O PCP critica o normativo, em vigor desde o dia 1 de Agosto, que permite aceder, junto dos consulados portugueses, a dados pessoais dos...

Combater a exploração

O Sector de Empresas da Organização Regional de Coimbra do PCP está a distribuir um comunicado aos trabalhadores da Dan...

Pontos nos «is»

Na conferência de imprensa de dia 4, sobre a situação da banca nacional (ver página 5), o dirigente do PCP Jorge...

<i>Insurreição</i>, de Liam O'Flaherty

«Era meio-dia da segunda-feira de Páscoa de 1916 na cidade de Dublin.» Começa assim Insurreição, o último romance de Liam O’Flaherty, publicado pela primeira vez em 1950 e que agora as Edições Avante! editam na sua colecção Biblioteca Avante!.

Carapaus de Corrida

A semana que passou ficou marcada por aquilo a que o Inimigo Público designou de «UHFgate». Redes sociais e...
Trabalhadores

Resultados na DHL

Foram alcançadas conquistas no pagamento do trabalho suplementar, no combate ao trabalho temporário, na organização dos horários e na melhoria de condições de trabalho na DHL, mas a luta vai prosseguir.

Arriva degrada TST

A gestão do Grupo Arriva na Transportes Sul do Tejo «tem degradado em muito o serviço prestado», acusou a União dos Sindicatos de Setúbal, contestando uma alegada falta de motoristas.

Mais valia pagarem

Foram de reserva as primeiras reacções das organizações representativas dos trabalhadores à notícia de que a Soares da Costa decidiu anteontem, dia 9, recorrer a um Plano Especial de Revitalização.

Greves de enfermeiros

De anteontem, dia 9, até amanhã, dia 12, o «plano nacional de luta» organizado pelo Sindicato dos Enfermeiros...

Patrões da hotelaria reagem mal

No Porto, em Viana do Castelo e em Braga, as iniciativas públicas do Sindicato da Hotelaria do Norte, para denunciar a precariedade e...

Reforma de motoristas

Em vez de alterar o Código da Estrada, de modo a que motoristas de pesados e maquinistas possam trabalhar até aos 67 anos,...
Assembleia da República

A mesma receita<br>contra os povos

O PCP voltou a criticar a União Europeia por insistir na mesma receita que já deu provas mais do que suficientes de que não resolve os problemas dos povos - o desemprego, o aumento da pobreza e das desigualdades, a exploração -, antes os agrava, persistindo simultaneamente nas «políticas de retirada de direitos aos trabalhadores e aos povos».

Combate sem tréguas<br>à pobreza infantil

Várias medidas de combate à pobreza infantil constam da recomendação ao Governo proposta pela AR em resolução publicada, dia 4, pelo Diário da República, culminando um processo com origem num diploma do PCP.

Nacional

Utentes desesperam <br>por Saúde

No concelho do Seixal, 28 279 utentes não têm médico de família, dos quais 14 619 são da freguesia de Amora e 13 660 da freguesia de Corroios.

Defender os funchalenses

Para os eleitos do PCP, os atrasos, com mais de uma década, no processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM) do Funchal são inadmissíveis.

Privatização da SATA

Aníbal Pires, deputado do PCP no Parlamento Regional dos Açores e candidato da CDU pelo...

Faltam vagas em Mafamude

No Agrupamento de Escolas Soares dos Reis, em Mafamude, há falta de vagas para as matrículas de alunos do 1.º ano do...

URAP contra Law-Train

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) assinou, no dia 4, um documento, da autoria do Movimento Pelos Direitos do...

APD critica Executivo PS

A Direcção Nacional da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) analisou, no início do mês, as...
Europa

Direitos desprezados

A Provedora da Justiça da União Europeia abriu uma investigação sobre os impactos nos direitos humanos do acordo com a Turquia para travar a entrada de migrantes.

Rajoy sem apoios

O Partido Popular (PP) de Mariano Rajoy terminou na semana passada a ronda de contactos sem conseguir os apoios necessários para formar governo.

Diz-me o que celebras…

O final de Julho trouxe consigo a decisão da Comissão Europeia relativamente à situação de...
Internacional

Hiroxima nunca mais!

Lembrar Hiroxima e Nagasáqui é lutar para que jamais uma tal tragédia volte a acontecer. Volvidos 71 anos sobre o lançamento das bombas atómicas nas duas cidades, o PCP exorta à luta pela paz e pela libertação dos povos.

EUA querem instalar<br>bases na Argentina

Os Estados Unidos pretendem abrir duas bases militares na Argentina e o projecto avança. Os pretextos são o combate ao narcotráfico e ao terrorismo e a criação de um pólo científico.

Diplomacia e cooperação

Os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, Hassan Rouhani, do Irão, e Ilham Aliyev, do Azerbaijão, reuniram-se em Baku, a...
Argumentos
TVisto

A ponte e o preço

No passado dia 6 completaram-se cinquenta anos sobre a inauguração da Ponte 25 de Abril, então sob a...
Teatro

Cimbelino

Neste ano de 2016 completam-se 400 anos sobre a morte de Shakespeare. Para assinalar o 4.º centenário,...
Memória
Festa do Avante!

A 40.ª Festa ganha forma

Ao mesmo tempo que, no terreno, prossegue a exigente e exaltante construção dos pavilhões e...

Mãos que constróem sonhos

Muitos militantes e simpatizantes do Partido, da JCP e amigos da Festa estiveram no passado fim-de-semana a construir a 40.ª edição da Festa do Avante! em mais mais uma concorrida e produtiva jornada de trabalho. Até 2 de Setembro, há ainda muito trabalho pela frente, mas a dedicação dos construtores é bastante para levar até ao fim todas as tarefas, por mais exigentes e complexas que se apresentem.

Coração político da Festa

Este ano, a Festa fica indelevelmente marcada pela incorporação no seu espaço da Quinta do Cabo, que também vai acolher o Espaço Central, local que não poderá deixar de ser visitado.

«Revolução, Constituição<br>Ciência para todos!»

Os aniversários redondos são propícios a balanços, a olhares retrospectivos e avaliações, essenciais para perspectivar o futuro. No ano em que se assinala o 40.º aniversário da aprovação e promulgação da Constituição da República Portuguesa, o Espaço Ciência da Festa do Avante! propõe uma «viagem» por quatro décadas de ciência em Portugal, valorizando o que, também neste campo, a Revolução de Abril trouxe de progresso, desenvolvimento e democratização e identificando os obstáculos que persistem e as medidas necessárias para os superar.

Construtores à distância

Para além dos que, no terreno, erguem a 40.ª Festa do Avante!, ela faz-se em todo o País, em acções de divulgação do programa e de venda de EP e em muitas outras iniciativas.

Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-Geral do PCP Domingo – 14 13h00 –...

A semana em resumo

Frases

 «Pemex [petrolífera estatal mexicana e maior empresa do país] contrata...