Editorial

A FESTA

É assim todos os anos: por esta altura, a construção da Festa do Avante! constitui a grande tarefa do colectivo...
Opinião
Actual

CPL quê?

Os jornais noticiam, os «comentadores» comentam, personalidades e candidatos à presidência da República...
Actual

Sem nível nem regras

«Com esta proposta, num regime semi-presidencial, Pedro Passos Coelho põe-nos ao nível da Namíbia ou do Burkina...
Actual

No caminho

Querem colocar o País em campanha eleitoral para as presidenciais e para umas hipotéticas legislativas antecipadas. Sentem a...
A talhe de foice

Os clones

Pedro Passos Coelho é um clone de José Sócrates. Quem os visse numa montra confundi-los-ia com dois manequins - aprumados...
Crónica Internacional

Os «presos políticos»

A decisão do Estado cubano de libertar cidadãos julgados, condenados e presos em Cuba teve uma grande visibilidade...
PCP

A crise do capitalismo e a luta dos trabalhadores

Desde que estalou a mais recente crise da crise sistémica do capitalismo,  os trabalhadores e os povos estão confrontados com gravíssimos problemas que tocam profundamente com as suas próprias condições de vida, com direitos universais tenazmente alcançados, e cujos desenvolvimentos em curso conduzirão a um acelerado agravamento da precária e instável situação que defrontam.

Em Foco

Tribuna pública contra as privatizações

Mais de 200 representantes sindicais e de Comissões de Trabalhadores, incluindo das 17 empresas ameaçadas de privatização pelo PEC e o «plano de austeridade» realizaram, dia 15, em Lisboa, uma «Tribuna Pública contra as privatizações» onde se comprometeram a fazer tudo o que puderem para as impedir.

PCP

Não baixar a bandeira da luta

Jerónimo de Sousa participou, na última semana, em várias iniciativas partidárias no Alentejo, no âmbito das 500 acções contra o PEC. Moura, Portalegre e Santiago do Cacém foram os concelhos visitados.

Estado tem que assumir responsabilidades

Os cortes previstos para a Cultura afectam um sector «devastado por mais de uma década de subfinanciamento e asfixia financeira», afirmou o PCP numa conferência de imprensa realizada na segunda-feira, 19.

PCP denuncia exploração

Intransigente na defesa dos direitos dos trabalhadores, o PCP denuncia a exploração que se vive em inúmeras empresas e locais de trabalho do País, apelando à unidade e à luta – único caminho capaz de romper com o ciclo de ilegalidades e injustiças.

Encerramento evitável

A pretexto da deslocação da produção para unidades na Polónia e em Castelo Branco, a Delphi anunciou que...

«Selva» no grupo <i>Amorim</i>

Num comunicado distribuído aos trabalhadores da Amorim Revestimentos 1, o Organismo do Sector Corticeiro de Aveiro do PCP denuncia...

Solidário com os que resistem

A célula do Partido na Carris está a distribuir aos trabalhadores da empresa um comunicado onde denuncia a tentativa da...

<i>Sintra Laboral</i>

Na mais recente edição do boletim Sintra Laboral, do Sector de Empresas daquela Comissão Concelhia do Partido, chama-se a...
Trabalhadores

Ferroviários exigem segurança

O SNTSF/CGTP-IN agendou para hoje uma concentração em Lisboa, para exigir do Governo um efectivo reforço do policiamento, e «não apenas acções quando as câmaras de televisão estão presentes».

Contra a privatização dos CTT

O Governo quer privatizar um conjunto de empresas públicas de valor estratégico para a economia nacional. Para denunciar esta situação, utentes e sindicatos vão realizar, hoje, às 18.30 horas, no Terreiro do Paço, em Lisboa, um cordão humano contra este ataque aos serviços públicos.

 

Pela liberdade na Petrogal

Os representantes dos trabalhadores da Petrogal decidiram responder ao «terror psicológico» e às ilegalidades na empresa nuclear do Grupo Galp Energia e o PCP já interpelou o Governo.

A luta vai continuar

O poder político e o poder económico-financeiro preparam novos ataques e só ainda não avançaram com alguns dos seus objectivos porque os trabalhadores têm agido e mostrado determinação, como se viu no dia 8. Na resolução divulgada após a reunião do Conselho Nacional da CGTP-IN, dia 13, a central reafirma que vai «prosseguir um processo de intervenção e luta sindical ascendente, porque o prosseguimento da ofensiva contra os trabalhadores e a falta de um projecto de desenvolvimento para o País assim o exigem».

Mineiros exigem soluções

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira reclamou à ministra do Trabalho medidas que solucionem os problemas...

Tribuna pela saúde militar

A Associação Nacional de Sargentos, a Associação Nacional dos Militarizados da Marinha, a Associação...

Segurança e saúde no trabalho

Um encontro nacional de representantes dos trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho (SST) promovido pela CGTP-IN, teve...

Ética e suspeitas na SPdH

«O cargo de DSI deve ser desempenhado por alguém que esteja acima de qualquer suspeita, o que parece não ser o...
Assembleia da República

O Portugal das injustiças

O Parlamento debateu o estado da Nação. Foram visões distintas sobre o País as que estiveram em confronto faz hoje oito dias. Ao injustificado optimismo do primeiro-ministro, traçando um quadro sem correspondência com a realidade, contrapôs o PCP a verdade nua e crua de «um País mais injusto, mais desigual, mais dependente e mais endividado».

Rumo desastroso

Debater o actual estado da Nação, como não podia deixar de ser, permite também antever cenários e abrir...

Experiência histórica

Há 35 anos, nos campos do Sul, a Reforma Agrária pulsava, cumprindo novas etapas, com os trabalhadores agrícolas a protagonizarem uma das mais belas e heróicas gestas da nossa história recente. Foi essa experiência única que o PCP evocou no Parlamento, com os olhos postos no presente e no futuro.

Nacional

«Por um mundo de paz»

No âmbito do 17.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que terá lugar este ano na África do Sul, realiza-se, entre amanhã e domingo, um acampamento nacional, em Avis, na Albufeira do Maranhão. Durante os três dias não faltarão concertos, cinema ao ar livre, desporto, debates, canoagem e exposições.

 

Tribunal dá razão ao PCP

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa deu razão ao PCP, confirmando a ilegitimidade do «negócio» de permuta, levado a cabo em 2005, do terreno do <i>Parque Mayer</i>, então propriedade da BragaParques, pelo terreno de Entrecampos, então propriedade da Câmara de Lisboa.

 

JCP em defesa da escola pública

A pretexto do alargamento da obrigatoriedade de frequência escolar para os menores de 18 anos, o Governo procedeu a um chamado...

Psicólogos em risco

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) alertou, em nota de imprensa, para o facto de o Hospital Júlio de...
Europa

GM impõe redução salarial

Os 1150 operários da fábrica da General Motors em Estrasburgo foram sujeitos a uma intolerável chantagem por parte da administração: ou aceitam uma redução de dez por cento nos custos de mão-de-obra ou a unidade será encerrada.

Operários salvam refinaria

Os 367 operários da refinaria da Total em Dunquerque (França) voltaram ao trabalho, na segunda-feira, 19, juntamente com os subcontratados da petrolífera, após uma greve de seis meses contra o encerramento das instalações.

Exercito contra civis

O governo francês colocou, na noite de domingo, a população da localidade de Saint-Aignan, no centro do país, sob...

Controladores em greve

Vários sindicatos dos controladores de tráfego aéreo franceses convocaram uma greve que se iniciou na tarde de...

O regresso dos OGM

A discussão sobre os OGM está de volta à União Europeia (UE). A resistência e as contradições...
Internacional

Ocupação eternizada

A conferência internacional de Cabul, realizada na terça-feira na capital afegã, admitiu a entrega de algumas zonas às forças do país, mas tanto Clinton como a Nato deixaram claro que não sairão do território.

Irão responsabiliza os EUA

O Irão voltou a apelar esta semana aos EUA e países europeus para que deixem de apoiar o terrorismo e de abrigar terroristas, prática contrária aos princípios que apregoam.

Teia inextricável

Os serviços de segurança norte-americanos criados na sequência dos atentados de 11 de Setembro tornaram-se tão...

Tensão na península coreana

A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciam no domingo exercícios militares conjuntos, no mar do Japão, tendo como objectivo...

Delegação do PCP na China

Uma delegação do PCP deslocou-se à República Popular da China, de 4 a 15 de Julho, a convite do Partido Comunista...
Temas

A mentira na História<br>e a compreensão da crise

O capitalismo atravessa uma crise estrutural para a qual não encontra soluções.

Para que os povos se mobilizem na luta contra o sistema que os oprime e ameaça já a própria continuidade da vida na Terra é indispensável a compreensão do funcionamento da monstruosa engrenagem que deforma o real, impondo à humanidade uma História deformada, forjada pelo capitalismo para lhe servir os interesses.

A exploração como motor

O sector automóvel tem grande importância no nosso País pelo peso no emprego industrial, com mais de 30 mil trabalhadores, mas também pelo peso no PIB e nas exportações. É um sector muito dependente da estratégia das multinacionais, particularmente no sector da montagem, em que a Auto-Europa representa 2/3 da produção de veículos de passageiros.

No que diz respeito aos direitos dos trabalhadores, o grande capital tem como alvos principais os salários, a regulação do tempo de trabalho, a precariedade, os ritmos e as condições de trabalho. É certo que são alvos sempre e onde o capital e o trabalho se confrontam. Nestas páginas abordaremos alguns aspectos desta ofensiva no que diz respeito ao sector automóvel no nosso País.

Argumentos
ATver

Amália, Talentos e Prémios

Na próxima sexta-feira, a RTP-1 apresenta o único vislumbre de originalidade na sua programação da semana: ao...
Pontos Cardeais

Cemitérios

O Instituto de Conservação da Natureza (ICN) proibiu a Câmara Municipal de Alcochete de instalar um cemitério no...
TVisto

No País dos mandriões

A senhora, coitada, estava verdadeiramente aborrecida, desapontada, e foi assim que apareceu um dia destes nos ecrãs dos nossos...
Religiões

A Moral comunista

A noção moral da intervenção comunista é indissociável da sua própria filosofia de...
Festa do Avante!

Os artistas

A Naifa A vontade de continuar sobrepôs-se à dor da perda e uma nova Naifa nasceu no...
Aconteceu

Dia de Nelson Mandela

Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul, celebrou, domingo, o seu 92.º aniversário. Como forma de...

Reuniões e iniciativas

Assembleia da Organização de Empresas de São João da Madeira...

A semana em resumo

Frases

«O protagonista do debate parlamentar sobre o chamado “estado da...