Actual
Mísero contentamento
Actual
Um ano depois da chantagem
Actual
Janeiro de 1923
A talhe de foice
Garantia
PCP
Um Ano Novo melhor: sim, é possível!
Crónica Internacional
Depois da URSS…
Novos aumentos somam-se à maior subida de preços dos últimos 30 anos
«Em 2022, registou-se a maior subida anual de preços de bens e serviços de consumo dos últimos 30 anos, reflectida numa inflação que se fixou nos 8,1%», assinalou Margarida Botelho, em declaração política proferida no primeiro dia útil do novo ano.
É preciso salvar o Serviço Nacional de Saúde
Os problemas na saúde – que não são conjunturais, antes estruturais – agravam-se todos os dias e em 2023 não se prevêem melhoras. A situação resulta em grande parte da desvalorização de todos os profissionais de saúde. Em todo o País, multiplicam-se as acções de luta em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Serviços no Litoral Alentejano atingem um limiar crítico
Autarcas, profissionais de saúde e utentes participaram, no dia 16 de Dezembro, numa concentração frente ao Hospital do Litoral Alentejano (HLA). PCP alerta para encerramento do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica.
Agravam-se os problemas na Área Metropolitana de Lisboa
Concentração pela manutenção da Maternidade do Hospital Sousa Martins
90 mil utentes sem médico de família em Alenquer, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira
PCP rejeita integração de hospitais no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Torres Vedras
Sesimbra
Oliveira do Bairro
Votos de bom ano exigem outra política
«O que os portugueses esperariam ouvir do Presidente da República (PR) era a afirmação do seu papel em fazer cumprir a Constituição e os direitos que nela estão consagrados», considerou Jorge Cordeiro, reagindo à mensagem de ano novo proferida por Marcelo Rebelo de Sousa.
Desenvolvimento do Alentejo só com outra política
«Os dados dos CENSOS 2021 vêm, mais uma vez, desmentir a propaganda de sucessivos governos relativamente à falsa aposta no desenvolvimento do Alentejo, tantas vezes usada para fins meramente eleitorais».
«Trabalhamos já só para o prato da sopa»
Secretário-geral do PCP esteve anteontem com trabalhadores da Exide, em Vila Franca de Xira, e deixou-lhes palavras de ânimo para a luta que todos têm de travar por melhores salários, pelo cumprimento de direitos, pelo respeito que merece quem cria a riqueza.
Das ideias à intervenção
Evocação de José Saramago em Caminha
Já saiu «O Militante»
Deputados do PCP no PE no distrito de Portalegre
Sob o lema «Contigo todos os dias. A tua voz no Parlamento Europeu» (PE), prosseguem as Jornadas de Trabalho dos deputados comunistas no distrito de Portalegre. O Secretário-geral do PCP estará hoje em Elvas.
Crises, alheamentos e os interesses do costume
Greves e manifestações para valorizar professores
A FENPROF aprovou um plano de acções e lutas com o objectivo de forçar à resolução dos problemas que têm vindo a desvalorizar os professores e a escola pública. Para 11 de Fevereiro está convocada uma manifestação nacional em Lisboa.
Lutas em vários sectores elevam nível da contestação
Telecomunicações, hotelaria e indústria alimentar são alguns dos sectores em que a luta se faz ouvir: pela valorização dos salários, pela garantia e efectivação dos direitos, pela negociação colectiva.
Resistir à intimidação patronal sobre quem luta por direitos
Nos Silos de Leixões e na Opção Eleita, que explora um dos bares do Hospital de São João, no Porto, o patronato intimida os trabalhadores que exerceram os seus direitos de protesto e greve. Os sindicatos prometem dar luta à repressão.
«Não somos pau para toda a obra», ouviu-se em Vila Nova de Gaia
Empresas rodoviárias prejudicam trabalhadores
Greve na Novadis exige negociação
Na REN os dividendos são para já, os salários logo de vê
«Janeiras da Luta»
Corrigir erros no mapa das NUT para pôr fim à penalização da Península de Setúbal
A reposição da Península de Setúbal como NUT III no mapa das sub-regiões é fundamental para corrigir desigualdades relativamente à margem norte do Tejo e para assegurar o desenvolvimento da região em todos os planos.
Reavaliar modelo de apoio às Artes para que seja garantido o direito à criação artística
Aprofundar a reflexão sobre o modelo de apoio às artes, contribuindo para que haja de facto um Serviço Público de Cultura, a isso se propõe o PCP com a audição pública que agendou para o próximo dia 9 no Parlamento.
PS rejeita medidas para agilizar atestado multiuso
Saudação pela escolha de Évora como Capital Europeia da Cultura em 2027
Regulação das ordens profissionais
Buzinar contra o aumento do custo de vida
O Movimento «Os Mesmos de Sempre a Pagar» realizou, no dia 2, uma concentração no viaduto do Pragal, Almada, para protestar contra o aumento do custo de vida. Uma de várias acções que têm sido realizadas por todo o País.
ACTUD não prevê dificuldades de Micro, Pequenas e Médias empresas
Conversas da Paz em Gaia
Em defesa da soberania e segurança alimentares
No Parlamento Europeu, os deputados do PCP defenderam medidas para apoiar os rendimentos dos pequenos e médios agricultores face ao brutal aumento do custo dos factores de produção. A agricultura, insistem, deve ser valorizada, para reforço da soberania e segurança alimentares de cada país.
Confiança e luta por um futuro ao nosso alcance!
Combater as desigualdades para construir o Brasil da Esperança
Centenas de milhares de pessoas rumaram a Brasília no primeiro dia do ano para participar na tomada de posse de Lula da Silva como Presidente do Brasil. No seu discurso, o novo Chefe de Estado brasileiro definiu como «grande marca» do governo que agora inicia funções o combate a todas as formas de desigualdade.
Amílcar Cabral, um precioso legado para uma luta que continua
Os próximos dois anos constituirão um oportuno e importante momento para assinalar diversas datas significativas da vida e luta de Amílcar Cabral, nomeadamente a do seu centenário, em 12 de Setembro de 2024.
Reforçar a luta e a unidade contra a ocupação da Palestina
Responsável golpista detido na Bolívia
O governador do departamento de Santa Cruz, Fernando Camacho, de extrema-direita, um dos instigadores do violento golpe de Estado de 2019 contra o presidente constitucional Evo Morales, foi detido e encontra-se sob prisão preventiva.