Editorial

O VOTO É UMA ARMA

A três dias das eleições, é muito ainda o trabalho que temos pela frente. Há que concretizar as muitas...
Opinião
A talhe de foice

O grito

Na campanha eleitoral que agora termina, como de resto em todas as outras, o que mais se ouviu foram as vozes – as mesmas de anteriores...
Actual

Cumprir o dever até ao fim

Não há nada como a consciência do dever cumprido para nos deixar bem connosco próprios. É assim em tudo...
Actual

A turma de Cavaco

João Rendeiro – figura maior do BPP, envolvido, pelo que está tornado público, na gestão danosa no Banco a...
Crónica Internacional

20 anos

A primeira Guerra do Golfo foi há 20 anos. Nessa guerra, o imperialismo norte-americano mostrou ao mundo o seu novo arsenal de...
PCP

Uma candidatura ligada ao país que trabalha e produz

O batalhão de comentadores, analistas, politólogos e demais especialistas ao serviço do sistema tem-se desdobrado em análises sobre a campanha eleitoral, caracterizando-a como sendo marcada pelos episódios, picardias e ataques pessoais, passando ao lado dos reais problemas do País.

Presidenciais 2011

Dar voz à indignação e à mudança

Milhares de apoiantes de Francisco Lopes lotaram, domingo, o Campo Pequeno, em Lisboa, demonstrando que no dia 23 é possível construir um resultado que expresse a indignação popular para com o rumo de injustiça social e declínio nacional, e manifeste a exigência de mudança de política.

Levar a Constituição à prática

«Cavaco Silva, Manuel Alegre, Defensor Moura e Fernando Nobre nada mais têm a oferecer ao povo e ao País do que a continuação do caminho de declínio, injustiça e liquidação da soberania nacional», disse Francisco Lopes aproveitando ainda para sublinhar que a sua candidatura «assume a Constituição como um texto vivo».

Um genuíno projecto político de esquerda

No Comício do Campo Pequeno, o secretário-geral do PCP frisou que «nenhum outro candidato se apresenta perante os trabalhadores e o povo com um genuíno projecto político de esquerda», e sublinhou que «é preciso que nenhum voto se perca».

Prosseguir Abril

Para o mandatário nacional da candidatura, os apoiantes de Francisco Lopes integram uma força que, para lá do dia 23 de Janeiro, vai continuar o combate por um «rumo consistente, patriótico e de esquerda para Portugal».

O País real exige a mudança

Francisco Lopes esteve, segunda-feira, em acções de campanha no Litoral Alentejano, onde constatou a dura realidade vivida pelo povo num País que exige a mudança.

Calorosa recepção em terras escalabitanas

Um grande comício, em Alpiarça, encerrou com chave de ouro um dia de campanha, anteontem, pelo distrito de Santarém. O candidato visitou a Escola de Formação Profissional, em Salvaterra, onde reclamou trabalho com direitos para a juventude.

Dinâmica de vitória!

No quinto dia de campanha para as eleições presidenciais, Francisco Lopes esteve em Coimbra, Alcobaça e Marinha Grande, onde abordou os problemas da educação e do trabalho, afirmando, com confiança, que é possível construir uma vida melhor para todos.

Candidatura imprescindível

Elísio Santos, da Direcção Nacional da JCP, foi o primeiro a intervir no comício da candidatura «mais do que...

Alentejo quer um Portugal melhor

Nos contactos com a população em Alvito, Cuba, Vidigueira, Beja, Portel, Aguiar e Montemor-o-Novo, Francisco Lopes recebeu, sábado, a fraternidade do povo da região e palavras de confiança e apoio à «única candidatura que garante prosseguir com a luta, depois das eleições, seja qual for o resultado no dia 23».

Que ninguém se cale no dia 23

Depois de um intenso dia de campanha no distrito de Faro, Francisco Lopes jantou com mais de 400 pessoas em Boliqueime, iniciativa demonstrativa de que, também no Algarve, a candidatura patriótica e de esquerda ganha força.

Portugal tem futuro

Cerca de 50 portugueses participaram, domingo, em Nanterre, França, num almoço de apoio à candidatura de Francisco Lopes, que lhes enviou, por escrito, uma saudação onde defende os direitos e aspirações das comunidades portuguesas no estrangeiro.

JCP promove debate em Gaia

A JCP realizou, no sábado, um jantar-convívio no Centro de Trabalho do PCP em Vila Nova de Gaia, que contou com a...

Coimbra com Francisco Lopes

Mais de uma centena de apoiantes da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República participaram, no dia 8 de...

Falta de pluralidade na Madeira

Leonel Nunes, mandatário regional na Madeira da candidatura de Francisco Lopes, enviou uma missiva ao presidente da Comissão...

Jerónimo de Sousa em Fafe

Na quinta-feira, culminando uma jornada que passou pela Continental-Mabor, em Famalicão, e pelas ruas de Guimarães, em contacto...
PCP

De mal a pior

O Governo continua a atentar contra a saúde dos portugueses, que todos os dias tomam conhecimento da sua intenção de encerrar mais unidades de prestação de cuidados.

Um escritor militante

O escritor comunista António Vicente Campinas foi homenageado, no dia 8 de Janeiro, em Vila Real de Santo António, por...
Trabalhadores

Aprofundar a luta

Centenas de representantes sindicais da Administração Pública foram anteontem a São Bento, onde deixaram claro que só o aprofundamento da luta dos trabalhadores impedirá o agravamento das condições de vida.

Unidos na via da luta

Continuar a luta para evitar a destruição do sector público ferroviário foi decisão tomada no fim da manifestação nacional que reuniu, dia 12, em Lisboa, mais de 1500 trabalhadores, em defesa da negociação colectiva e contra quaisquer despedimentos.

Números pedem novo rumo

O aumento do desemprego registado pelo IEFP e as projecções do Banco de Portugal, prevendo...

<i>Amorim</i> deve arquivar

A administração da Amorim Revestimentos, em São Paio de Oleiros, deve arquivar os processos disciplinares que moveu...

Perseguição na CM Lisboa

Para contestarem a perseguição a dois delegados sindicais, trabalhadores da Divisão de Matas da Câmara Municipal de...
Assembleia da República

Custo de vida insuportável

Os portugueses estão a ser confrontados com uma nova vaga de aumentos de preços nos bens e serviços essenciais. Este é o resultado das opções do Governo PS e da sua política injusta que faz recair sobre os trabalhadores 90 por cento da factura da crise.

Dinheiro não chega para a farmácia

Baixaram à comissão para apreciação as propostas de alteração do PCP ao decreto-lei sobre o regime geral de comparticipações do Estado no preços dos medicamentos.

Capturar a soberania

A vinda do Fundo Monetário Internacional para Portugal «não só não é inevitável como é...

Penalizar os consumidores

A política energética voltou na passada semana a ser alvo da crítica da bancada comunista, com o deputado comunista...
Europa

Pressão e chantagem

Os trabalhadores da fábrica de Mirafiori da Fiat, em Turim, aprovaram sob fortes pressões e ameaças um acordo que extingue o contrato colectivo vigente e viola a legislação laboral italiana.

RFA recrutou Klaus Barbie

O antigo chefe da Gestapo em Lyon, Klaus Barbie, após a Segunda Guerra Mundial tornou-se colaborador dos serviços secretos (BND)...

Eleições e luta

Nas jornadas de trabalho dos deputados do PCP no Parlamento Europeu, que concluímos no final da semana...
Internacional

O poder das massas

Após quase um mês de protestos populares violentamente reprimidos pela polícia e o exército, o presidente da Tunísia, Zine El-Abidine Ben Ali, abandonou o país no dia 14.

Solidariedade com povo em luta

Em nota divulgada à imprensa, dia 14, o PCP expressou a sua «solidariedade aos trabalhadores, ao povo tunisino e à sua...

Comunistas retiram apoio a Lugo

O Partido Comunista Paraguaio decidiu retirar o seu «apoio crítico» ao governo do presidente Fernando Lugo, considerando...
Temas

Os 20 anos da Guerra do Golfo

«A realidade demonstrou claramente que a estratégia do imperialismo norte-americano em torno da Crise do Golfo não visava a defesa da legalidade internacional e da independência e soberania dos povos do Médio Oriente, mas tão só o desencadear de um conflito militar que servisse os seus interesses económicos e geoestratégicos», refere-se na nota divulgada dia 17 de Janeiro, pelo Gabinete de Imprensa do PCP, e que aqui publicamos.

Patrice Lumumba, um herói africano

Faz agora meio século. Foi a 17 de Janeiro de 1961 que agentes do colonialismo belga e do imperialismo norte-americano, com a conivência de traidores congoleses, assassinaram de forma bárbara Patrice Lumumba, combatente da independência da sua terra e primeiro chefe do governo da República do Congo. Apesar de ter desaparecido há 50 anos, ainda muito jovem, a sua figura emerge hoje como a de um patriota íntegro e corajoso, de um lutador anticolonialista e anti-imperialista. Em África, na Ásia e na América Latina, diferentes gerações de revolucionários admiram-no, a par de Kwame Nkrumah, Amílcar Cabral, Agostinho Neto ou Samora Machel, como um herói da libertação africana cujo legado se mantém actual e inspira novas lutas pela emancipação social dos povos do continente e de todo Mundo.

Argumentos
Religiões

O voto comunista

Mesmo em aberto cenário de luta de classes importa parar por uns instantes e reflectir. Dentro de dias, vamos votar. É essencial...
TVisto

1383

Está ainda em curso na RTP2 uma série de programas intitulada «Grandes Livros» de que já aqui se falou numa...
Pontos Cardeais

«Disparos»

A novidade dominava a primeira página do Jornal de Notícias: «Desemprego de longa duração dispara...
Aconteceu

Utentes renovam buzinão

As comissões de utentes contra o pagamento de portagens nas ex-Scut realizaram um novo buzinão, na...

Reuniões e outras iniciativas

Candidatura de Francisco Lopes à eleição do...

A semana em resumo

Frases

«Cavaco Silva, Manuel Alegre, Defensor Moura e Fernando Nobre nada mais têm a...