A talhe de foice
O choque
PCP
Partido patriótico e internacionalista
O 15.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários realiza-se de 8 a 10 de Novembro, em Portugal. O PCP tem participado e dado particular atenção a este processo multilateral de cooperação que reúne regularmente um conjunto de partidos comunistas e operários oriundos dos cinco continentes e que tem possibilitado, independentemente de insuficiências e dificuldades, um melhor conhecimento mútuo e uma ampla troca de opiniões sobre aspectos da situação internacional.
Actual
A linha vermelha
Actual
Todos às pontes!
Actual
Sem surpresas!
Crónica Internacional
Giap<br>- memória do Vietname
Temos Partido para a luta<br>e saída para a crise
Na primeira iniciativa pública após as eleições autárquicas, no Seixal, Jerónimo de Sousa partiu dos resultados alcançados pela CDU, a «força que alimentou a esperança» numa «batalha contra a corrente», para realçar as reais potencialidades de reforço do Partido e de conquista de amplas massas populares para a construção da alternativa capaz de concretizar uma política patriótica e de esquerda.
Marcha nas pontes por Abril
Para sábado, 19 de Outubro, a CGTP-IN convocou uma grande acção de luta, de âmbito nacional, «pelo emprego com direitos e o aumento dos salários, pela defesa das funções sociais do Estado e a melhoria dos serviços públicos, pelo aumento da produção e criação de riqueza, pela demissão do Governo e convocação de eleições antecipadas, devolvendo ao povo o poder de decidir sobre o seu presente e futuro, viabilizando uma política alternativa que valorize o trabalho e dignifique os trabalhadores, uma política de esquerda e soberana, rumo a um Portugal solidário e de progresso».
Vitória da coerência e da verdade
Na sequência da expressiva vitória eleitoral do passado dia 29, as organizações do PCP aos mais diversos níveis estão a analisar os resultados alcançados pela CDU.
Direito à propaganda é inviolável
O Tribunal Constitucional declarou inconstitucional a proibição da livre colocação de propaganda política em vigor na cidade do Porto. Trata-se, para o PCP, de uma vitória de todos os democratas.
Ganha o capital, perde o País
Frete à política de desastre nacional
A actualidade do pensamento e acção de Álvaro Cunhal
O Avante! volta às Portas de Mértola
Revolta no 5 de Outubro
Com recurso à greve ou em iniciativas públicas, a CGTP-IN e os trabalhadores fizeram do segundo feriado roubado, este ano, uma jornada de forte luta contra a política que tira do trabalho para dar ao capital.
Nada melhora com 40 horas
Sindicatos e trabalhadores fazem-se ouvir contra o aumento do horário de trabalho na Administração Pública, medida que não beneficia o pessoal nem os utentes.
Sindicatos e trabalhadores fazem-se ouvir contra o aumento do horário de trabalho na Administração Pública, medida que não beneficia o pessoal nem os utentes.
A destruição de emprego<br>da construção civil<br>às forças armadas
A campanha em torno do aumento conjuntural de 1,1% da economia no decurso do 2.º trimestre de 2013, comparativamente ao trimestre anterior, serviu de biombo para esconder a tragédia social do último ano, designadamente quanto à questão da destruição de emprego e às suas gravosas consequências.
Reafirmado apelo<br>para as pontes
Festa dos 43 anos em luta
Trabalho e futuro<br>para os Estaleiros
Exigidas soluções na Saúde
Enfermeiros em greve
Só a Banca tem motivo para sorrir
Passos Coelho foi sexta-feira passada à AR regozijar-se com os resultados das mais recentes avaliações da troika. «Bem sucedidas», assim as avaliou. Para Jerónimo de Sousa, tudo não passou de uma tentativa de «esconder a verdade aos portugueses».
Vitória da confiança sobre o conformismo
Mais votos, mais maiorias e mais mandatos em câmaras municipais, assembleias municipais e assembleias de freguesia, assim se contabiliza a «inegável, expressiva e encorajadora vitória eleitoral» da CDU.
João Oliveira será o novo presidente
Vender ilusões
Só ter olhos para os grandes
O roubo continua
Política de segregação
A Associação Portuguesa de Deficientes (APD), a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) e a Federação Nacional dos Professores estão a preparar uma queixa conjunta, a apresentar à UNESCO e à OIT, no início do 2.º período lectivo, caso não haja alteração da grave situação que se vive actualmente na Educação Especial.
Só pública a água é de todos!
No Dia Nacional da Água, que se assinalou a 1 de Outubro, a Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal (AIA) e os municípios que a integram alertaram para o facto de, no último ano, o Governo ter adensado o seu ataque ao Poder Local democrático e aos serviços públicos, com vista à privatização da água e do saneamento.
Abril é o futuro
Mais de 500 pessoas participaram, sábado, num espectáculo de homenagem a José Carlos Ary dos Santos, que teve lugar na «A Voz do Operário», em Lisboa.
Bravos sargentos de 1910
Pescadores mais pobres <br>nos Açores
Combater a barbárie
Milhares de trabalhadores, jovens, desempregados e pensionistas participaram, no sábado, 5, nas manifestações promovidas pela PAME em Atenas e várias outras cidades da Grécia.
Maré de indignação
Seis dias após a investida policial contra a associação Herrira, uma maré azul inundou as ruas de Bilbau, no sábado, 5, reclamando uma solução democrática para o conflito.
Hungria persegue os sem abrigo
Maioria rejeita cortes
Um resultado eleitoral incómodo
Exemplo que perdura
Um «patriota» e um «comunista ardente» cujo contributo e exemplo revolucionários perdurarão na memória dos povos, destacou o Secretariado do CC do PCP nas condolências enviadas ao Comité Central do Partido Comunista do Vietname a propósito da morte de Vo Nguyen Giap, no passado dia 4.
Luta prossegue no têxtil
PCP presente
Manobras imperialistas
Destruição de arsenal sírio avança
Da revolução à guerra civil, da guerra civil à NEP (1)
A NEP (Nova Política Económica – em russo, ‘Novaia Ekonomitcheskaia Politika’, 1921-1928) foi a resposta de Lénine às condições atrozes em que a Rússia soviética emergiu da guerra civil. Para revitalizar a vida económica, em ruínas, o dirigente supremo da nova Rússia restabeleceu a liberdade do comércio interno e a livre circulação dos diversos produtos. A moeda russa foi estabilizada. E entrou-se no difícil mas fundamental campo da industrialização e da electrificação. A NEP, contudo, tinha inimigos. Alguns, seguindo a linha política de Lev Trotsky, partiam do princípio de que se abandonava a estrada do socialismo. Outros, como Staline, trabalhavam para que fosse levada à prática uma política mais revolucionária, a dos planos quinquenais e da colectivização avançando-se, decisivamente, para o socialismo real.
Operação de engano e manipulação<br> da opinião pública
A conferência de imprensa realizada por Paulo Portas e pela ministra das Finanças Maria Luísa Albuquerque, em 3-10-2013, após a 8.ª e 9.ª avaliações da troika, foi uma autêntica repetição da conferência dada por Sócrates e Teixeira dos Santos quando, em 11 de Maio de 2011, assinaram o «Memorando de entendimento» também com a troika: – falaram daquilo que não tinham negociado com a troika, e esconderam aos portugueses tudo aquilo que tinham aceite.