Editorial

A RESPOSTA DOS TRABALHADORES

Um Orçamento de Estado que sirva os interesses dos trabalhadores, do povo e do País: eis o que deseja a imensa maioria dos...
Opinião
PCP

Construir um Portugal com futuro

Portugal enfrenta uma situação com uma gravidade sem precedentes desde o fascismo, que coloca ao povo português a necessidade de fazer opções quanto ao futuro, baseadas na análise das razões que nos conduziram à actual situação e no rumo capaz de a enfrentar e superar, na afirmação convicta que Portugal tem futuro, de que é possível um País mais desenvolvido e mais justo.

Actual

ESTE Orçamento

Eu não teria tanta imaginação para encontrar formas, cada uma mais catastrófica que a anterior, para caracterizar...
A talhe de foice

Os três magníficos

A avaliar pelas notícias e comentários vindos a público nos últimos dias, os três economistas que vão...
Crónica Internacional

O FMI confessa-se

«No ano passado foram destruídos 30 milhões de postos de trabalho em consequência da crise económica...
Em Foco

Responder aos problemas

Nas suas jornadas Parlamentares realizadas esta segunda e terça-feira, em Santarém, o PCP apresentou propostas concretas no plano da despesa e receita fiscal, a par de um conjunto de medidas contra o despesismo dos dinheiros públicos, orientadas todas elas no sentido de dar corpo a um outro rumo para o País.

Haja justiça fiscal!

Aumentar os impostos «onde isso é justo e indispensável»,  cortando na despesa...
Presidenciais 2011

Valorizar os direitos dos emigrantes

Numa visita a vários países da Europa, Francisco Lopes ouviu as aspirações das comunidades portuguesas e transmitiu-lhes a sua determinação de tudo fazer para que tenham as melhores condições nos países e cidades onde residem.

PCP

Garantir a soberania alimentar

Uma nova Reforma Agrária é essencial para inverter o défice alimentar e assegurar a soberania do País, defendeu Jerónimo de Sousa no dia 9, em várias iniciativas realizadas no Alentejo no âmbito da campanha Portugal a Produzir.

Denunciar injustiças, mobilizar para a luta

Em diversas acções realizadas por todo o País, no dia 8, o PCP contactou com milhares de pessoas, denunciando os novos sacrifícios impostos pelo Governo e afirmando as suas propostas.

Protesto no Porto

O PCP promoveu, no dia 7, uma acção de protesto no Porto, junto à Casa da Música, no...

PCP cresce em Palmela

Por uma célula rumo ao futuro foi o lema da IX Assembleia da Célula dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Palmela,...

São Pedro da Cova

A Comissão de Freguesia de São Pedro da Cova do PCP está a apelar à adesão dos...

Artigo 38.º

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder...
Trabalhadores

Manifestação nacional dia 6

A Frente Comum de Sindicatos vai usar «todos os meios ao nosso dispor» para contrariar as «medidas de austeridade» do Governo. Além da mobilização para a adesão «em força» à greve geral, foi convocada uma grande manifestação nacional para 6 de Novembro, de forma a trazer para a rua a determinação de luta que se avoluma nos diferentes sectores e serviços.

Petição exige acção

Mais de 20 mil assinaturas foram recolhidas pela Interjovem/CGTP-IN, em apoio a uma petição em que se exige que a Assembleia da República ponha termo à precariedade ilegal.

Uma resposta adequada

As medidas do Governo não vão resolver os problemas do País e são consideradas por várias estruturas sindicais como um roubo e uma declaração de guerra aos trabalhadores. Estes vão dar a devida resposta de luta, asseguram.

Protesto dia 27

Dirigentes, delegados sindicais e membros de comissões de trabalhadores vão realizar, dia 27, uma manifestação «contra o roubo dos salários», em Lisboa, na Estação Sul-Sueste.

Expulsos de Pedrouços

Os pescadores do estuário do Tejo vão ser expulsos da doca de Pedrouços, no máximo, até dia 20 de Fevereiro sem que esteja acautelado ou garantido um lugar alternativo, avisou o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul.

Notícias Greve Geral

Plenários na Galp Energia Os sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN, o Sicop e a Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal...

Mais pobreza provocada

«É vergonhoso o que se passa com o abono de família», considerou a CGTP-IN, num comunicado de imprensa de dia 11,...

Na casa-de-banho

O Grupo de Trabalho dos Bombeiros do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração local...
Assembleia da República

Saúde pela hora da morte

O PCP contesta a decisão do Governo de baixar novamente o preço de referência dos medicamentos, considerando que esta medida representará uma brutal transferência de custos para os utentes.

O futuro está sempre nas mãos do povo

O apelo à «união» e ao «compromisso» feito pelos defensores das mais recentes medidas do Governo mais não é do que um toca a reunir para aprofundar e acelerar «o rumo de injustiças e declínio nacional», considerou o deputado comunista e candidato presidencial Francisco Lopes, convicto de que a «necessidade inadiável» que hoje está colocada, essa sim, é a de uma ruptura «patriótica e de esquerda».

Eliminar injustiças

Pedidos de apreciação parlamentar (ratificação) do PCP e BE voltaram a colocar na ordem do dia a carreira dos...

Por mais protecção no desemprego

O Parlamento apreciou sexta-feira da semana passada uma petição dinamizada pela CGTP-IN e subscrita por mais de nove mil pessoas...

Populações estão primeiro

Baixaram por unanimidade à comissão sem votação para debate na especialidade os diplomas do PCP, PEV, PS e PSD...

Criação de tribunais

A bancada comunista expressou as suas dúvidas quanto à proposta de lei que cria um tribunal de «propriedade...
Nacional

Forte resposta dos trabalhadores e da juventude

A JCP saúda todos os jovens trabalhadores que participaram, no dia 29 de Setembro, nas greves e paralisações em cada local de trabalho e, particularmente, nas manifestações que tiveram lugar em Lisboa e no Porto, que juntaram mais de 70 mil pessoas.

«Buzinão» por mobilidade

A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul (CUTMS) vai realizar, hoje, quinta-feira, um «businão» na Ponte 25 de Abril, entre as 7.30 e as 10 horas, contra a «falta de mobilidade».

«Por um século XXI inclusivo»

  A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) vai realizar, no dia 27 de Novembro, no INATEL da Caparica...

Seixal baixa impostos

A Câmara do Seixal aprovou, quinta-feira, uma redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) – de 0,7 para...
Europa

França parada

A greve nacional realizada anteontem em França paralisou os transportes e a generalidade dos sectores. No próximo sábado, os trabalhadores voltam a sair à rua.

Dependência económica

Cerca de 46 por cento dos jovens adultos na UE, com idades entre os 18 e os 34 anos, continuam a viver em casa dos pais, apesar de mais de metade ter um emprego a tempo inteiro ou parcial.

Estudantes saem à rua

Mais de 30 mil jovens em Roma e num total de 300 mil em 80 cidades manifestaram-se, dia 8, contra os cortes...

Ficheiro secreto contra ciganos

A polícia francesa utiliza desde há vários anos um ficheiro secreto e ilegal com dados pessoais de ciganos franceses e...

Orçamentos 2011

Não é apenas por cá que se discute o orçamento para 2011. Há já alguns...
Internacional

Derrota impossível de esconder

Nove anos depois do início da guerra do Afeganistão, o imperialismo procura ocultar o atoleiro em que se tornou a ocupação do território. O recrudescimento da resistência faz disparar as baixas entre as tropas estrangeiras tornando cada vez mais evidente que só a retirada pode pôr fim ao conflito.

Moldavos voltam às urnas

O presidente interino da Moldávia dissolveu o parlamento do país e convocou eleições para o final de Novembro. Mihai Ghimpu tomou esta medida depois de gorada a tentativa de alteração da Constituição.

Desemprego não recua nos EUA

A taxa de desemprego na América do Norte não recuou em Setembro. No total, 95 mil postos de trabalho foram destruídos...

Paquistão reabre fronteira

O governo paquistanês reabriu a passagem de Khyber-Torkham, na fronteira com o Afeganistão. Por este acesso passam cerca de 80...

Credibilidade ferida

Reagindo à atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2010, o PCP considerou, em nota emitida pelo Gabinete de Imprensa...
Temas

A xenofobia não tem função ideológica:é um instrumento de classe

Esta indignação contra a ignomínia é lírica e comovente, mas convém recordar que a xenofobia, brandida pela enésima vez em França, não tem função ideológica: praticada com intensidade em tempos de crise, com uma eficácia particularmente temível nos países colonizadores (a França já o foi e ainda o é de facto), ela caracterizou o fim da Terceira República, em particular a era Daladier-Reynaud, e insere-se plenamente na luta pelo esmagamento dos salários – quer dizer pela manutenção e até mesmo aumento dos lucros tornado possível pela divisão dos assalariados (entre mulheres e homens, estrangeiros e franceses, jovens e velhos, etc.).

Vale sempre a pena resistir e lutar

O Supremo Tribunal de Justiça sentenciou a Cimpor a reintegrar a dirigente sindical Maria de Fátima Messias, no Centro de Produção, em Alhandra, confirmando a ilegalidade do seu despedimento. «É a prova de que vale sempre a pena lutar», considerou a visada.

A respiração do barro

O que na poesia de Vultos Sequeira mais nos toca, por ser rara, é a pureza, a essência chã de uma voz ainda não maculada pela intertextualidade, pela influência de vozes alheias, contemporâneas ou não, que este discurso poético constrói quase como que uma imanência do olhar e do sentir e essa forma lhe bastasse para nos dar a ver a realidade em estado puro, embora o sentido inquieto e indignado, a justeza que esse olhar abarca e procura, lhe percorram o mais sentido corpo dessa artesanal e ancestral modo de dizer poético.

Argumentos
Pontos Cardeais

Derrapagens I

O Estado pagou, até ao final do primeiro trimestre deste ano, 888 milhões de euros em encargos com as parcerias...
TVisto

Os lugares tristes

Eram lugares acanhados e propositadamente sombrios para que a penumbra encobrisse os rostos envergonhados que se abeiravam dos balcões...
Comunicações

O mercado da política

Aqui há duas semanas, houve em Madrid umas eleições «primárias» dentro do PSOE, para designar o...
Aconteceu

Terra vendida aos poderosos

Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization), organização das Nações Unidas, nos últimos três...

«O Suicídio de Deus»

«E se de repente Deus - numa demonstração da sua infinita bondade - viesse à terra anunciar o ser desaparecimento...

1200 correm na Moita

Cerca de 1200 atletas participaram, domingo, na 13.ª Meia e na 10.ª Mini Maratona Ribeirinha da Moita. O atleta Luís...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Campanha Portugal a Produzir...

A semana em resumo

Frases

«Os verdadeiros adversários contemporâneos da República de 1910...