Editorial

VAMOS A ISSO!

«A luta continua»: eis um grito que, ecoando por todo o País, passou a fazer parte do dia-a-dia da vida dos portugueses...
Opinião
Actual

A segunda carta

Em «carta à direcção da CGTP» (Público, 2/4), meia dúzia de «investigadores ligados...
Actual

O coro dos«remodeladores»

Como o PCP previu e preveniu, no quadro do aprofundamento da crise capitalista, o resultado destes muitos anos de contra...
A talhe de foice

Papagueando

Num país que já teve um picareta falante como primeiro-ministro e que hoje tem como titular da pasta das Finanças...
Crónica Internacional

Por uma outra ordem mundial

Nos dias que antecederam a Páscoa realizou-se na África do Sul a 5.ª Cimeira do BRICS, organização que junta...
PCP

Dignidade!

«Quando se perde os bens perde-se muito,
quando se perde a coragem perde-se mais,
mas quando se perde a dignidade perde-se tudo!
»

 

Contaram-me estes dias uma história de dignidade que não resisto a trazer aqui. Maria (chamemos-lhe assim, que esta não é apenas a história desta mulher) está desempregada. Recebe cerca de 250 euros de Subsídio Social de Desemprego, o «subsequente», como é designado por milhares de homens e mulheres que têm nesta prestação social o único meio de sobrevivência, depois de terem já esgotado o período legal do Subsídio de Desemprego, sem terem conseguido encontrar qualquer emprego.

Em Foco

Do levantamento militar à revolução popular

Na madrugada de 25 de Abril de 1974, os heróicos capitães do Movimento das Forças Armadas forçam a rendição do governo de Marcelo Caetano e do presidente Américo Tomás. O povo, que se recusou a ser um mero espectador da sua libertação, saiu massivamente às ruas, não só secundando e apoiando os militares mas assumindo ele próprio a construção do seu futuro. Era a Revolução.

 

PCP

Tomar Partido

O PCP, temo-lo dito e redito, é um partido diferente dos que são todos iguais. A prová-lo está a sua história, a sua natureza, o seu funcionamento, os seus objectivos, o seu projecto e sobretudo os seus militantes: aqueles milhares e milhares de homens, mulheres e jovens que, ao longo de gerações, deram o melhor de si à luta dos trabalhadores e do povo, com uma dedicação e empenho sem paralelo em nenhuma outra força política.

Hoje, numa situação particularmente difícil para os trabalhadores e para o povo, em que tantas e tão grandes ameaças pairam sobre o nosso devir colectivo, é com a mesma generosidade e empenho que milhares e milhares de pessoas se juntam ao Partido, prontos a dar o seu tempo, as suas energias, a sua inteligência e as suas capacidades ao Partido, ou seja, à causa da emancipação dos trabalhadores. 

Combater a exploração

O PCP realizou, segunda-feira, no Parque TIR de Vilar Formoso, uma acção de contacto com os motoristas de transporte de mercadorias, confrontados com dramáticas condições de trabalho.

Defender o direito à mobilidade

Em diversos pontos do País trava-se a luta em defesa de um sistema público de transporte de passageiros, ao serviço dos utentes. O PCP está no seu posto.

Força transformadora

Continuam por todo o País as comemorações do aniversário do PCP, em centenas de iniciativas comemorativas que reúnem milhares de militantes e simpatizantes.

Comemorações continuam

Estreia no sábado, em Moura, e no domingo, em Almada, a adaptação para o teatro do conto infantil de Álvaro Cunhal...

Dados confirmam afundamento

O PCP comentou, através de um comunicado do seu Gabinete de Imprensa, os dados divulgados pelo INE relativos ao défice...

Valorizar os criadores

O PCP assinalou o Dia Mundial do Teatro com a visita de uma delegação, constituída por Jerónimo de Sousa,...
Trabalhadores

Com o pé firme na luta

Com o desemprego elevado e a crescer, com a precariedade a destruir a autonomia e os sonhos, a manifestação nacional da juventude trabalhadora trouxe para as ruas de Lisboa, no dia 27 de Março, a exigência de trabalho e direitos, que só outra política e outro Governo poderão satisfazer, mostrando alegria e confiança assentes na acção e na luta de todos.

Marcha parte no sábado

Arranca no sábado a «Marcha contra o empobrecimento – Mudar de política e de Governo», organizada pela CGTP-IN e que percorrerá o País, terminando em Lisboa, no dia 13, com uma grande manifestação.

Funções na Constituição

No dia do 37.º aniversário da promulgação da Lei fundamental, a CGTP-IN entregou à presidente do parlamento uma petição, com 89 052 assinaturas, «Em defesa das funções sociais do Estado consagradas na Constituição da República».

Negociar com a força da luta

Suspensas as greves na CP, CP Carga, EMEF e Refer, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário quer «transportar a dinâmica da luta para a mesa de negociação».

Centenário

Numa sessão pública, hoje, ao fim da tarde, na sua sede, a CGTP-IN vai apresentar as iniciativas que decidiu promover, no...

Nacionalização da banca

A assinalar os 38 anos da nacionalização da banca e dos seguros, o Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira evocou...
Assembleia da República

Desvergonha compensa crime

A integração no Estado do ex-director da «secreta» Jorge Silva Carvalho é um caso com «contornos de imoralidade e falta de vergonha».

Chantagem e mentiras

O plano de «rescisões amigáveis» na administração pública, com incidência nos assistentes operacionais (os «menos qualificados», diz Passos Coelho), é na prática um despedimento em massa sem justa causa.

Valorização da Escola Pública

As escolas já não aguentam mais cortes, no financiamento, em meios humanos e materiais. Por estar convicto de que é este...

Dramas sem resposta social

A ministra Assunção Cristas reconheceu no Parlamento que a nova lei das rendas foi concebida sobretudo para agilizar os despejos...

Hedionda escravatura

É de 27 milhões o número de seres humanos que vive hoje em condição de escravatura, segundo estimativas das Nações Unidas. O tráfico e a exploração na prostituição gera anualmente 32 mil milhões de dólares, sendo por isso considerada a actividade criminosa mais rentável do mundo, logo a seguir ao tráfico de drogas e de armamento.

Desvirtuar o poder local

A maioria parlamentar PSD/CDS-PP aprovou no passado dia 15, em votação final global, com os votos contra de toda a...

Asfixia paralisante

O PCP voltou a exigir a revogação da Lei dos Compromissos, que define como «instrumento ao serviço da...
Nacional

Alcácer no rumo certo

A CDU apresentou no dia 24 de Março a candidatura à presidência da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, encabeçada por Vítor Proença.

Investir no povo

Na apresentação de Conceição Silva e Paulo Queirós, respectivamente cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal da Trofa, a Coligação deixou uma palavra de confiança e de luta.

Agricultores em Lisboa

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) vai realizar, no dia 17 de Abril, em Lisboa, uma manifestação para reclamar melhores políticas agro-rurais e outro governo capaz de as definir e aplicar.

A força do (mau) exemplo

A Câmara de Beja intimou, faz agora um ano, cerca de uma centena e meia de moradores da Freguesia de Mombeja a proceder a reparações nas suas casas, mas não cuida dos edifícios sob a sua responsabilidade.

Combater a degradação

Uma delegação da CDU, integrada por Carlos Almeida, candidato da CDU à Câmara Municipal de Braga, e Carla Cruz,...

Criar emprego na Maia

Na Maia, a candidata da CDU à Câmara Municipal é Ana Virgínia Pereira, natural de Santo Tirso, professora,...

«Há vida para lá da violência»

Os moradores dos bairros da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e Manteigadas, eleitos no...

Exposição em Lagos

Com o objectivo de romper silêncios em Lagos, o Movimento Democrático de Mulheres inaugurou,...

Audição sobre pescas

A pedido dos armadores de pesca, João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve reunido no dia 28, no Edifício...
Europa

Troika fora do Chipre

Milhares de cipriotas saíram às ruas para repudiar a intervenção da troika e as inéditas medidas de confisco dos depósitos, que colocam a economia da ilha numa situação de ruptura.

Páscoa em luta

Milhares de trabalhadores belgas de vários sectores da região industrial de Liège, manifestaram-se, no sábado de Páscoa, em defesa dos postos de trabalho e contra a austeridade.

Europa do desemprego

O relatório sobre o emprego e a situação social na União Europeia (UE), divulgado, dia 26, pela Comissão...

PCP no Fórum Mundial

A deputada ao Parlamento Europeu Inês Zuber participou, em representação do PCP, nos trabalhos do Fórum Social...
Internacional

Três sondagens, um resultado

Hinterlaces, Ivad e Dataincorp, três empresas de sondagens, acabam de divulgar os resultados das suas medições mais recentes. Todas trazem más notícias para o candidato do fascismo venezuelano.

Palavras de guerra

Reforço do contingente militar e manobras conjuntas dos EUA e Coreia do Sul estão a acossar a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), que perante o que alega serem provocações inaceitáveis à sua soberania, reitera o seu projecto nuclear e responde com promessas de retaliação.

130 em greve em Guantanamo

Continua a aumentar o número de presos que se somam à greve de fome desencadeada há cerca de dois meses na prisão...
Temas

Fatal como o destino…

Ou de como lavar as responsabilidades de PS, PSD e CDS (pelas políticas dos últimos 37 anos), que conduziram Portugal ao desastre…


A 12 de Março, 59 estimáveis cidadãos deste País pronunciaram-se através de um Manifesto pela Democratização do Regime, sobre «A tragédia social, económica e financeira a que vários governos conduziram Portugal» e a pretensão a indiciar o caminho para lhe responder.

 

Argumentos
TVisto

A globalização do medo

Creio que não há muito tempo, embora seja certo que a memória muito nos atraiçoa quanto à velocidade com...
Memória

Grande João, honrado João

Há homens com três metros de altura. João Honrado é um dos que conheci com essa dimensão. Por fora, e...
Aconteceu

Um ano de protestos

Mais de três mil manifestações realizaram-se nas diferentes regiões do País em...

Austeridade faz mal à saúde

Um estudo, publicado na semana passada pela prestigiada revista médica The Lancet, constata que «os suicídios e os surtos...

Mais mortes do que nascimentos

Portugal registou mais mortes do que nascimentos em 2011, revelam as Estatísticas Demográficas do INE, divulgadas dia 27....

Maior banco do mundo é chinês

O Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) tornou-se o maior banco do mundo em 2012, com os activos avaliados em 17,5 biliões de...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 5...

A semana em resumo

Frases

"Dívida pública engorda 1000 milhões de euros em apenas 13 dias."...